Buenas!
De uns tempos pra cá, adotei em meu hobby o uso de Modos Digitais de transmissão e recepção - já que a Fonia está um pouco desgastada, talvez motivada pelo pouco empenho em abordar algum tema que atraísse a atenção do pessoal daqui da Região ( e é claro, dos demais que conseguem me escutar neste buraco sem fundo).
De antemão, e não contente em experimentar apenas um único modo, saí instalando inúmeros programas voltados a este segmento - cada um com sua peculiaridade e qualidades, e é claro que me entusiasmei com o conceito.
Não somente para as bandas de amador, descobri - um pouco tardiamente, isso é fato - que este conceito existe também a disposição, na Faixa do Cidadão.... Sim, no próprio. Isso aumenta - e muito - as variações de comunicação dentro da banda que, para muitos, é a porta de entrada para o Radioamadorismo, e para os contatos distantes (DX).
É certo que irei abordar o assunto de forma simples, porém detalhada, e de linguagem que possa ser acessível a todos, assim os leitores podem se interessar no conceito, e ingressarem nessa forma _ não tão nova - de comunicação via rádio.
As próximas postagens, irei abordar questões simples, como por exemplo, quais as principais modalidades que são mais usadas no momento, os programas adequados, as interfaces empregadas, as frequências que são utilizadas para as modalidades, enfim, tudo aquilo que pesquisei e espero ser útil aos amigos.
73 a todos!