.quickedit{ display:none;visibility:hidden;}

Translate

quarta-feira, 6 de maio de 2015

IMPRESSÕES - COBRA 148 GTL INTL










Buenas!



Promessa é dívida, como diziam meus avós, e apesar de muita conversa e pouca ação por parte de formadores de opinião, chegou o momento esperado...

Estamos ainda na primeira quinzena de Maio, e como combinado para a segunda quinzena, decidi antecipar a postagem pelo grande número de pessoas, que nos enviam e-mails para obterem as informações antecipadas. Como existiam dois pontos pendentes - e foram esclarecidos a tempo - com informações pertinentes ao transceptor, tomei por decisão própria, antecipar a publicação. Peço desculpas pelo entreveiro, mas a informação é prioridade no BLOG.

Fizemos uma análise em cima do "desconhecido" Cobra 148 GTL INTL - que apesar do nome já conhecido por muitos operadores de CB , ficou aquela dúvida no ar...

Seria mesmo um legítimo Cobra?

A Resposta é... SIM!

A Cobra Eletronics reconhece a autenticidade deste transceptor, e informa que o mesmo foi projetado para atender um público específico - no caso, a América Latina. A informação é sólida, portanto, quem dizia que o rádio era uma cópia pirateada, se enganou. Até eu mesmo, tive minhas dúvidas a respeito... até o momento de analisar um exemplar.

Entretanto, parece que esse equipamento vai repetir o mesmo feito do Cobra 148 GTL EX/EX+ (que até então, continha mais essência dos modelos exportação da Ranger),  em matéria de desempenho e funcionalidade - e ao contrário do fracassado Cobra 148GTL "New Model" - que, nem de longe, remetia a qualidade dos transceptores até então produzidos pela marca Cobra. Entretanto, esse transceptor vem com algumas novidades a mais, em comparação ao seu antecessor. 



MAS DE ONDE SURGIU ESSE RÁDIO?



A primeira vista, seu design é muito similar ao clássico  Cobra 148 GTL em sua última reestilização, em meados de 1999/2000, com seu conector do Microfone frontal e botões cromados. olhando mais atentamente, percebemos que o rádio possui a disponibilização da chave de modos AM/SSB/FM novamente na opção de botão rotativo seletivo, como nos modelos mais antigos (no modelo Oficial, a chave de mudança de modo está disponibilizada no conjunto superior de chaves deslizantes

FM? Sim, o 148 INTL possui a opção FM, e é onde acaba a semelhança - a Cobra, oficialmente, nunca lançou o clássico 148 GTL com FM - salvo os 148 GTL DX ( que ainda teimo em acreditar que realmente, foram fabricados pela então Dynascan - grupo antecessor a atual Cobra Eletronics Co.), e chega a ser uma novidade para nós.

Ao se ligar o rádio , percebemos que há um atraso de inicialização do display, em comparação a iluminação do S-Meter, seguido de um breve Beep de inicialização. Este beep continua ativo ao se selecionar outras funções do rádio, com por exemplo, ativação do filtrros NB/ANL, seleção da opção CB/PA, Iluminação do equipamento (BRT/DIM), Controle de tonalidade (TONE) seleção de Modo de Operação e no Seletor de Canais. não há a possibilidade de desativá-lo, portanto, em ambientes silenciosos, pode ser um inconveniente. O uso de fones de ouvido são recomendados.


FUNCIONALIDADE DOS BOTÕES - Simplesmente, não há muitas novidades nas funções do transceptor - o que faz dele, um sinônimo de simplicidade e eficiência. Mas vamos dar uma atenção especial ao botão de seletor de canais, que agrega tripla função.

Além de selecionar os canais ascendentes e descendentes, ele também faz a função salto de frequência, ao se pressionar rapidamente o seletor. Com isso, ele efetua saltos de cinco canais, para cima ou para baixo, dependendo da ação efetuada no seletor por ultimo. Se o usuário girou o seletor para definir algum canal ascendente - do 15 para o 16, por exemplo - ele efetuará o salta para os próximos 5 canais acima. O efeito reverso. se dá o mesmo segmento.

A terceira opção, se dá ao se manter pressionado por dois segundos o seletor. Porém, essa função só estará habilitada n momento em que for feito o mod para a liberação das bandas, o que faremos mais adiante. É, de certa forma, muito mais prático, o que extingue por completo a necessidade de desativar funções importantes em outras chaves do transceptor, como era feito nos jurássicos "chucrutes".

E por falar em botões... Os desse rádio não apresentam fragilidade no manuseio, diferente de alguns equipamentos que andaram aparecendo por aqui. A qualidade é boa, e posso dizer que se compara aos de equipamentos de renome no segmento Rádio do Cidadão.

A serigrafia está impecável, não se percebe borrões ou desalinhamento nas identificações - estou me convencendo que se trata de um legítimo Cobra - não há rebarbas nos cantos e no acabamento das tampas - aliás, a textura das tampas me fizeram voltar ao tempo em que a Cobra se preocupava com o conceito qualidade e tradição. Esses tempos voltaram.

MANUAL - Por mais incrível que possa parecer, o manual do usuário deste equipamento veio em dois idiomas - Português e Espanhol. E mais interessante: o português está impecável, sem erros de ortografia ou gramática, ao contrário dos terríveis manuais do Hannover BR-9000. Se a intenção era impressionar o usuário, parece que até aqui conseguiram algum efeito.


Uma atenção especial a página 18 do Manual... Seção V, referente a Manutenção e Ajuste.
Para bom entendedor, "UPGRADES" não garantem eficiência no equipamento, OK?



POR DENTRO - Para quem trabalha na área de reparos, vem o primeiro susto: cadê o PLL RCI8719? Onde estão as bobinas, resistores, capacitores, fios? Esqueçam. Simplesmente, foram extintos - com a realidade do SMD e placas de Circuito Impresso Dual Layer, essas necessidades foram excluídas deste projeto. Novos componentes foram adicionados, em escala reduzida, diante da realidade de atualização do mercado de componentes.

Em contrapartida, o emprego de blindagem em etapas críticas não foi poupada, o que garante estabilidade no conjunto. Não há rebarbas e tampouco restos de solda nesta unidade avaliada, carência de pasta térmica dos Mosfet's de Saída. O chassi dele é todo em alumínio, o que em alguns modelos vindos da China, esse material ficou limitado apenas na parte traseira - as laterais eram compostas de latão,o que não proporciona uma dissipação eficiente. Todas essas observações denotam as intenções dos fabricantes de terem seus equipamentos e produtos bem aceitos no mercado, o que reflete no esmero do Controle de Qualidade. Curiosamente, encontrei um selo Holográfico da Cobra fixado na parte interna do rádio, que nos modelos da marca, evidencia sua autenticidade... Seria mais uma tentativa de demonstrar que se trata de um legítimo Cobra?

Pois bem... Minhas expectativas foram para  ponto inicial de minhas suspeitas, ao me confrontar com conectores conhecidos, em equipamentos programáveis pelo PC... E nesse caso, ele estava lá, sorridente. Mas nesta avaliação o fabricante deixou rastros do DNA do rádio, que iremos esclarecer mais adiante.





ALMA AMERICANA , CORAÇÃO CHINÊS



Vejam estes três equipamentos... O que eles têm em comum?













Simplesmente, compartilham a mesma PCB, com a mesma disposição de componentes, o mesmo layout, mas os recursos são diferenciados. O AT-5555N, o AT-6666 e o President Lincoln II, por exemplo, possuem display LCD, CTCSS e recursos de VOX (apenas para o President Lincoln II), enquanto o 148 GTL INTL, possui recursos analógicos - mas isso é definido com a inclusão e remoção de componentes para a definição dos recursos que o equipamento irá possuir, e para o propósito que irá atender.

Com relação a questão potência, o que diferencia um equipamento de outro é justamente a estrutura do Tanque Final equipado com Mosfet's  - nos modelos que possuem um nível de transmissão de pico de 60W PEP em SSB, foram aplicados os MOSFET's FQN13N10, e estruturas dissipadoras capazes de efetuar sua função com eficiência, enquanto os modelos de potência mais simplória, operam com os conhecidos IRF520N, que proporcionam, não mais que 40W PEP, sem a necessidade de "palitagem", e com dissipadores mais simples, porém com a eficiência aplicada para o fim.


Vista interna da PCB Cobra 148 GTL INTL


Vista interna do CRT Superstar 6900 - Versão européia do AT-6666.
Notem que as mudanças são sutis no Layout, e evidentes no Tanque Final.





Vista interna da PCB do Anytone AT-5555N


Vista interna da PCB President Lincoln II




Vista interna do Anytone AT-6666.
Se comparado ao sei "irmão" francês, não há blindagem nos MOSFET'S do Tanque Final.


Mas tudo isso que está sendo informado, é ruim? Afinal, equipamentos chineses são tão ruins assim? O conceito da estrutura montada em SMD é definitiva?

Não, muito pelo contrário, a China, como um todo, está analisando o mercado e adotando medidas de melhorias em seus produtos... Lembrem-se que o Japão passou por esse processo de aceitação de seus produtos no mercado Ocidental, e hoje acompanhamos os resultados...

 E sobre o conceito da estrutura de superficie SMD, acreditem,é a realidade... Projetos novos tendem a custar caro, demandar tempo, testes e pesquisas, visando sua eficiência e resultados satisfatórios. E o projeto do Cobra 148 GTL, por exemplo, é antigo, já beirando seus 40 anos de vida.. E muitos de seus componentes do projeto original, deixaram de ser fabricados e fornecidos, o que já davam sinais de descontinuidade e preocupação não somente por parte da Cobra, mas das demais empresas do segmento,  em manter  um projeto eficiente - mas longevo e possivelmente, sob o risco de desabastecimento de componentes no mercado.

 Se avaliarmos que a maioria dos equipamentos novos que estão no mercado, tiveram origem em meados de 2002/2003, isso nos dá a ideia de que, anos antes, já se buscava nas mesas de projetos, novas leituras de PCB's equipadas com componentes e semicondutores mais atualizados. Com o fim da produção dos Transistores Bipolares da Mitsubishi, por exemplo, em meados de 1998 - o mercado até agora só se manteve ativo graças ao grande estoque de componentes de reposição, mas que atualmente, se veêm diante da pirataria e falsificação -  e se fazia necessário encontrar alternativas mais eficientes e atualizadas no mercado. E eis que os Mosfet's IRF e FQN entraram em cena.


Por conta disso, e no caso do Cobra 148 GTL INTL, e outros modelos de transceptores voltados ao segmento Rádio do Cidadão, atualizaram o layout da etapa do Tanque Final e operam com esses MOSFET'S FQN13N10, os quais entregam potência média de 25W PEP, em SSB. São capazes de entregar um rendimento maior, mas houve uma visão de limitação de seu uso, por parte dos engenheiros, e por uma questão de Lógica e Física - sua área de dissipação é insuficiente em eficiência de dissipação de calor, ao contrário de um Anytone AT-6666. Assim, quem quiser se aventurar em abrir a potência desse equipamento, vá em frente e seja feliz, mas, a eficiência e os resultados poderão não ser os desejados, e o tempo de vida útil de certos semicondutores será reduzido - lembrando, que esses Mosfet's da Fairchild não são fáceis de encontrar em nosso mercado de reposição. Como sempre digo - vamos combinar, né... Querem uma potência de RF, optem por um Amplificador Linear - caso tenha autorização para operá-los - ou uma boa e eficiente antena já resolve o caso.


IMPRESSÕES DE USABILIDADE

ÁUDIO - No quesito qualidade de Áudio, realmente alguns usuários tendem a questionar sua eficiência, e isso eu percebi também. Apesar de possuir um bom microfone (cápsula dinâmica), não entrega uma boa eficiência. Em reportagens de nível de áudio, percebemos que alguns colegas um pouco mais distantes apontaram uma qualidade de áudio transmitido muito baixa, o que, a principio, nos trouxe preocupação com relação a eficiência do transceptor. Entretanto, ao se adicionar um Microfone Pre-Amplificado - no caso, utilizei um Shure 526T serie II - os resultados são muito melhores.

Ele vem ajustado com eficiência de 60% de modulação - o que pode ser corrigido com um simples ajuste interno, ou a adição de um microfone Preamplificado - o que eu particularmente, recomendo, depois de efetuar a troca do PTT original pelo Microfone de Mesa, por exemplo.  NOTA: alguns "técnicos" se atrevem a remover o circuito limitador, o que consideramos um prática desnecessária , e esquecem de respeitar um nível de modulação dos 80%... É lamentável que alguns profissionais façam isso é dão a essa heresia feita no equipamento, a chula denominação de "perfumaria de desempenho". Pode se conseguir resultados satisfatórios utilizando um Microfone HG M75, da Cobra, por exemplo. O fato é que essa redução se deve a finalidade do transceptor em ser utilizado, especialmente, em veículos, o que minimiza o ruido do motor.

RECEPÇÃO - Um fato interessante é a suavidade e os filtros existentes no 148 GTL INTL - são tão eficientes quanto nos lendários Cobra 2000 GTL e 148 DX. Não há estalos, e quando eles existem, simplesmente são atenuados com o acionamento do ANL. O recurso de ajuste de Tonalidade da recepção também contribui para a melhor qualidade de recepção, e ao contrário do modelo oficial, possui três níveis de ajuste. Há diferenciação entre recepções próximas e distantes, devido a seletividade que o equipamento possui. Ou seja, estações muito próximas, tentem a "Rachar" o áudio de recepção. Esse problema foi notado em outros equipamentos, como as versões iniciais do Hannover BR-9000. Existe um técnico aqui em São Paulo, que identificou esse problema, e já encontrou a solução definitiva para tal. Eu disse, São Paulo... não confundam a localização.

O equipamento pecou apenas na questão do alto-falante interno, poderia ser melhor.... Mas com o uso de bons fones de ouvido, ou um bom Speaker externo, o problema foi sanado.


POTÊNCIA - Um fato bastante interessante, é que o Cobra 148GTL INTL manteve sua potência estável, na unidade avaliada. 10 W RMS em AM/FM, e os 25W PEP em SSB. O rádio não possui ajuste de potência, É aquilo mesmo, e ponto final. Porém, com a adição do Microfone Pre Amplificado, vi a potência saltar a níveis de 35, 40Watts de pico, na amplitude da modulação por voz - nada de assovios.



ESTABILIDADE - Foram 12 horas ininterruptas com o equipamento em funcionamento, com transmissões de 5 minutos, e intervalo de repouso de 7 minutos, alternando entre os modos AM, FM e SSB, tanto em fonia quanto em modos digitais. Percebi que houve uma variação de frequência nos minutos inicias, o qual se estabilizou depois de um certo tempo, e a uma certa temperatura. Apesar desse inconveniente na transmissão  - uma variação de 5Hz - fiquei satisfeito com os resultados,  mas esperava algo mais. Em um VOYAGE BR9200 e a versão mais nova do RP-80, da Aquário, esses inconvenientes são prontamente corrigidos pelo circuito TCXO atuante - que nesse rádio, realmente não encontrei. Mais uma vez, vi a possibilidade de um Cobra legítimo, ser descartada. Entretanto, o equipamento não aqueceu em demasia, e não sofreu com o aquecimento operacional na questão transmissão - se manteve fiel a potencia nominal.


400 CANAIS, COMO ASSIM?!?!


Originalmente, o 148 GTL INTL foi disponibilizado para o mercado local com a configuração de 80 canais, o qual atende o range de 26.965 a 27.855 MHz - o que é autorizado pela ANATEL, para o uso do Serviço de Rádio do Cidadão (seria interessante se a empresa que produz esse equipamento, entrasse encontato com representantes aqu no Brasil para a sua definitiva homologação, o que acredito, irá ocorrer em breve), mas oficialmente, e até a publicação deste post, esse rádio não é HOMOLOGADO, assim como Os Voyagers, MegaStars e Superstars. 

Entretanto, o Fabricante que concebeu esta PCB permitiu que fossem efetuadas modificações para atender os diversos mercados e Legislações pelo mundo, garantindo a sua usabilidade e eficiência.

Duas opções, permitem que o transceptor opere em modo EXPORT, com o range de frequência de 25.615 MHz a 30.105MHz, distribuídos em 400 canais, divididos em 10 bandas - de A a J, e no modo 10 METER, onde o equipamento irá operar no range de frequência de 28.000 Mhz, a 29.600 MHZ, em cinco bandas, com terminação e saltos de 10Hz.

Esses recursos, estão disponíveis no video.






Após efetuado o procedimento, pressione por 2 segundos o seletor de canais. Neste momento,o display, irá piscar a banda correspondente ao banco de frequências - no caso, irá piscar a banda A, que é correspondente ao range do canal 1 ao canal 80 da Banda do Cidadão, regulamentada no Brasil.


O resultado de uma tabela aplicável, dever ser respeitada através deste gráfico abaixo:



INFO GRAMA DA DISPOSIÇÃO DAS FREQUÊNCIAS, APÓS O PROCEDIMENTO
Caso necessitem da tabela completa, com a descrição das frequências, clique AQUI.




Acompanhe AQUI, os resultados deste mod efetuado exclusivamente em SP, onde obtivemos a ação do equipamento em uma nova configuração de Range de Freqüência - é claro, é provável que alguém apareça posteriormente a essa postagem, reivindicando ser o "pai da criança bonita"... Mas... Explicado com minucias, somente aqui.


Foi verificado também, que o rádio não apresentou depreciação ou perda de potência na transição de frequências, o que é muito bom. Manteve os 10W em AM/FM e 25W em SSB, o que, levando em consideração em alguns equipamentos, existe um déficit entre a frequência inicial e a final do curso de abrangência de frequência, quando efetuados os procedimentos de expansão de frequência através de métodos paliativos - (OU O TERMO PEJORATIVO "CHUCRUTE")


Uma "terceira Opção", está disponível, MAS APENAS PARA AJUSTES DE FÁBRICA, que é a programação via Software - assim como o AT-5555.


A programação visa, em especial, o ajuste de parâmetros como limite de Tensões de Voltagem minima e máximas de Operação, limites de ativação da proteção de ROE (SWR) excessivo, funcionalidades do botão Voicelock ( assume as funções de Ajuste fino, ou Ajuste de transmissão, ou simplesmente o RIT - as funções de TX e RX, unificadas, também conhecidas como "Queixo Quebrado"), e os parametros de TX, RX, e até um estranho recurso de CTCSS (o Cobra 148 GTL INTL não possui esse recurso, porém, está disponível em um slot para a adição de uma unidade lógica de CTCSS).


Entretanto, existe um procedimento, bastante complexo, para efetuar o acesso a este procedimento. Em breve, estarei disponibilizando. Seguem abaixo, imagens do software e a programação em andamento :

Tela de Inicialização, apesar de ser um Software voltado para a área técnica.
Para alguns sabichões, ela não se aplica.




A interface é muito semelhante a do Anytone.





Por se tratar de um transceptor de comandos analógicos, o Software possui poucos recursos. Apenas o essencial.



As únicas indicações de que está efetuando o procedimento de programação são o Status na tela, e no display - aparece a informação "PC"







Em suma, o fabricante deste rádio é chinês, SOB SUPERVISÃO DA COBRA, a PCB é do mesmo projeto de outros equipamentos da Qixiang, e tem a essência da Qixiang correndo em seus circuitos.

Assim como a President, a Cobra Eletronics supervisionou o desenvolvimento deste projeto para seu transceptor, a fim de garantir que o usuário final teria em mãos, equipamentos sob a sua marca, mantendo a mesma qualidade e reputação de anos. Pode até ser frustrante para alguns, mas é bom lembrar que, num mercado em constante evolução, alguns projetos de bons equipamentos foram abandonados por conta da escassez ou extinção de disponibilidade de componentes de reposição, como mencionado acima, e que houve uma atualização para o mercado de equipamentos CB/Exportação. E infelizmente, para alguns, o emprego de tecnologia SMD veio para ficar em definitivo, e tecem críticas a respeito, com relação a sua durabilidade, disponibilidade e eficiência. Vejam, há muito tempo, equipamentos de uso Comercial ou Amador, já adotavam esse segmento, e nem por isso, deixaram de ser menos eficientes. E continuam sendo produzidos. E isso é uma realidade que muitos irão torcer o nariz, é fato mas, se a mão de obra especializada em reparos não se aperfeiçoar - e isso já foi avisado há mais de dez anos -  simplesmente ficará limitado a uma pequena dúzia de profissionais... E francamente, tivemos tempo para que muitos se especializarem. E por outro lado, é interessante para as empresas do segmento, adotarem projetos e layouts mais atualizados, assim poupam com relação ao custo de projetos independentes.


Concluindo, é uma opção para quem deseja obter um equipamento com os recursos básicos e necessários, continua sendo fácil de manejar e operar, ideal para instalações móveis, e principalmente, para os usuários que não se acostumou - ainda - com a utilização de menus e submenus, existentes em equipamentos mais sofisticados. Seu preço, em média, é acessivel para o segmento que aborda: nas lojas especializadas na Rua Santa Efigênia, em São Paulo, preço em média é de R$680,00 - com pouco menos que isso, compra-se um bom Aquario RP-80, que é Homologado, e possui recursos mais avançados. porém, o gosto é um regalo da vida.


AGRADECIMENTOS: Glenys Reyes, Gerente de Vendas e Programas Internacionais da Cobra Eletronics Co., e por Christine, da Equipe de Suporte ao Cliente Cobra, pelas preciosas informações prestadas referente a autenticidade do transceptor.








Bem... Acham que acabou?




Nãããõoo... Ainda temos o momento "Crise de Pelanca Alheia", ou achavam que essa postagem iria passar batida?






UMA PEQUENA ESTÓRIA - VALE PARA AQUELES QUE ACREDITAM QUE DETÊM O CONHECIMENTO, E MERCANTILIZAM  A FIM DE GANHAR ALGUNS TROCADOS:

Antes de mais nada, vamos recapitular...



  • Não sou técnico em rádios;
  • Não comercializo rádios, tampouco efetuo "perfumaria de desempenho ilusório";
  • Assim como muitos leitores, me dou ao prazer de avaliar equipamentos, e deles verificar seus pós e contras; Todo e qualquer procedimento efetuado aqui, visa o objetivo didático, ficando a critério daquele que deseja efetuar, ter um mínimo de noção daquilo que vai fazer. Assim como procedimentos incorretos, ficam a cargo de seu executor.


- Certo dia, estava eu em uma Rede social, quando um amigo me chamou para uma conversa formal; em um dado momento, ele tocou no assunto "Cobra 148 GTL INTL", e comentou que um certo "técnico de renome e Diploma", havia feito esse mod, e a ele aplicou o nome de "chucrute", e que só ele possuía esta informação, colhida da própria "Fabricante" (realmente, existem muitos mentirosos no mundo, tentando passar conversa mole... E esse daí, vê um Fusca queimando óleo passando na rua e corre na delegacia dizendo que viu BIGAS EM CHAMAS SENDO PUXADAS POR ELEFANTES COR-DE-ROSA)...

 Fui verificar a veracidade dessa informação, em um visualizador de Videos na Internet (Youtube), e realmente constava lá. O que fiquei mais surpreso foi, com a resposta que o autor do vídeo, deu a um espectador deste, que gostaria de efetuar o mesmo procedimento no equipamento que possuía - um solene NÃO, acompanhado de algo como "espere sentado". Informação, desde que dada a doses homeopáticas, não faz mal a ninguém... agora, ser estúpido e arrogante a esse ponto, desculpe... É um pouco de prepotência mesmo. Não obstante, ainda lançou um desafio aos técnicos daqui do Brasil:

-"Desafio a qualquer técnico do País inteiro, a decifrar esse 'chucrute', e até agora não apareceu nenhum"...


Seria cômico caso não fosse HILÁRIO...



Foi quando tive a idéia de "Gênio", em encarar esse tal de "desafio"... Tivesse ficado quieto no meu canto , não estaria batendo palmas pra doido dançar...




Bom, o resultado está aí... Claro que não me prendi aos 10 minutos dedicados ao colega, o que acabou rendendo essa postagem, e ainda serviu como um sutil CALE A BOCA, IMBECIL, para um reles oportunista desclassificado, que infelizmente, a cada dia, vai caminhando para o desespero. O pior, que que não toma vergonha na cara. Lamentável ter que expor tamanho deficit de  caráter. Mas só assim. E mesmo assim, não vai aprender.








CONCLUSÃO:

NÃO É NECESSÁRIO UM MONTE DE EFEITOS ESPECIAIS, VIDEOS PERFORMÁTICOS, PARA SE COMPARTILHAR INFORMAÇÃO. BASTA UM BOM TEXTO!



73 a todos, e até a próxima postagem... E a um provável próximo DESAFIO! E por favor, hein... Que se coloque algo mais construtivo, mais substancial.... Nossos leitores querem novidades, e não descobertas do Jardim da Infância.

LOL!


12 comentários:

  1. Parabéns pelo admiravel estudo sobre o equipto, sou um fanatico do modelo em questao

    ResponderExcluir
  2. Onde consigo este software? Quero quebrar o queixo do INTL e unificar a sintonia, mas até agora ainda não consegui informações úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi a versão Beta do Software, que veio com pequenos Bugs, porém a funcionalidade é questionável. Infelizmente, por motivos éticos, foi-me solicitado a não divulgação e distribuição do Software, seguindo as mesmas orientações da Aquario - uma pena, mas um mal necessário.

      Excluir
  3. você tem o esquema do cobra 148 gtl intl, estou tentando instalar um frequwncimetro nele, ok - contato - guilhermept7zx@gmail.com, agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Devido ao boicote de informação de equipamentos vindos da China, pouco temos informação sobre esquemas eletricos, softwares e afins. 73's

      Excluir
  4. Beto, o link da tabela de frequência está inativo... Teria como vc me enviar ou disponibilizar novamente pra download? cidwanderley@gmail.com. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, graças a sua informação Cidinho, o link está mesmo indisponivel. Já efetuei a correção, e o arquivo foi redirecionado para outro local, disponivel para Download. Valeu pelo toque, 73's

      Excluir
  5. Beto, Você tem o esquema de ligação do frequencímetro Texas Ranger FC-390 no Cobra 148 GTL INTL? Jorge (jorgepsgo@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Jorge. Vou verificar em meus esquemas, e lhe envio por e-mail. 73's

      Excluir
  6. Olá Beto! Entao, todos os modelos de 148 que dispoe do ptt frontal sao INTL com 80 canais? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não especificadamente... Apesar de serem semelhantes, existem diferenças:

      - Os primeiros 148 GTL com conector frontal, são uma releitura de design, sem perder - em tese - as características de uso do 148 GTL Clássico, com conector lateral. Só que ele perderem muito a qualidade de transmissão.

      - O 148 GTL INTL possui FM, os 80 canais, não é possível "quebrar o queixo", e possui um dissipador na traseira. Já o modelo 148 GTL, não tem nada disso.

      Portanto, muito cuidado na hora de comprar esses rádios em Mercado Livre, OLX, dentre outros... Peça imagens reais do produto, e verifique se é o mesmo rádio que está adquirindo.

      Apesar de ambos serem rádios genuínos da Cobra, somente o Cobra 148 GTL É HOMOLOGADO. o 148 GTL INTL, não possui até o momento desta resposta, nenhuma solicitação de Homologação junto a ANATEL.

      Excluir

Comentários sempre serão Bem-Vindos, entretanto, todos passam por um criterio de conduta. Assim sendo, seja racional ao efetuar comentários, e de preferência, deixe o seu nome e prefixo (caso possua)

Flag Counter