BUENAS!
Hoje em dia, a facilidade em se adquirir um transceptor HF ficou muito mais ao alcance de todos, com inúmeras opções, preços e facilidades de pagamento. Não obstante, ainda continua sendo uma realidade um pouco distante para alguns, pelo poder aquisitivo em baixa de alguns interessados, as prioridades familiares em primeiro plano, e outros aspectos.
Entretanto, sempre existiu as opções alternativas, como equipamentos construídos de forma artesanal, seja por pequenos fabricantes independentes, em suas pequenas bancadas, ou seja em propósito de mutirão. Neste caso não podemos esquecer dos inúmeros kits didáticos da Hearthkit, e tampouco dos conhecidos kits Ararinha e Maritaca e seus colaboradores, que constantemente atualizam este ou aquele circuito ou etapa, para manter o conceito atualizado, diante da constante atualização de componentes, substituindo componentes já defasados ou fora de fabricação.
Diante dessa visão, o mercado internacional do segmento viu uma categoria que há anos, estava sendo esquecida eu deixada de lado - pelo menos, por conta da Hearthkit, que há algum tempo, deu indícios de retomada,porém que não foi concretizada até o momento.
Um dos inúmeros transceptores "Ararinha" construídos por aqui de forma independente. São endêmicos, ou seja, nunca haverá um igual ao outro. |
Aqui, um exemplar de transceptor CW/DSB Maritaca |
E por conta disso, trouxe à tona a comercialização de kits para confecção e construção de transceptores de HF, com tecnologia mais aprimorada e recursos mais avançados, proporcionado ao interessado, montar seu próprio rádio, seguindo minunciosamente os manuais e passo-a-passo sugerido pelo Fabricante.
MONTAGENS MAIS SOFISTICADAS
Boa parte desses kits "Faça você Mesmo" são de origem chinesa, e é bem provável que você de depare com componentes miniaturados com tecnologia SMD. Ou seja, é bem provável que o usuário necessite de uma estação de solda e retrabalho mais eficiente - não que o uso de tradicionais ferros de solda seja proibido, mas o acabamento e a fluidez do resultado final serão bem diferentes, em comparação ao uso da ferramenta apropriada.
Os kits são compostos de sintonizadores VFO DDS, com displays LCD e processadores mais eficazes, contribuindo com a sintonização das frequências. Os kit são fornecidos quase que em sua totalidade, desmontados, o que torna o hobby mais interessante, deixando apenas as etapas mais críticas, prontas para as conexões.
Mas isso não quer dizer, meus caros, que os kits são perfeitos, basta soldar, e pronto... É aí que está a diversão - o entusiasta airá colocar em prática , o seu intelecto e habilidade peculiar. Senão não tem graça.
E o mais interessante, é ver o resultado final de sua obra, pois como acontece com os nossos "ararinhas", cada construtor terá em seu projeto, sua marca registrada, seu detalhe, o que diferencia um kit de outro.
Aqui, um exemplar confeccionado no Brasil. Olha o S-Meter do Motorádio FAM-21 |
Existem muitos fóruns abordando o segmento, e muitos construtores divulgando seus projetos, que merecem suas honras.
Abaixo, alguns links para quem achou interessante:
Quem possuir mais informação a respeito, é só entrar em contato conosco, teremos o prazer em divulgar por aqui.
Mas, se você acredita que ainda não está familiarizado em encarar nesse momento um projeto de construção, existem as opções já prontas, com qualidade industrial, como os Transceptores HF da Xiegu, ou os kits de transceptores SDR portáteis.
Em sua totalidade, esses transceptores são do tipo QRP apenas com opções SSB/CW . Acima, um Xiegu X1M |
O Xiegu X108G é mas destinado para uso em expedições, devido a sua robustez. |
Qualquer semelhança em aspectos visuais comparados a um IC7000 é...Semelhança mesmo. |
Aqui, um kit montado de transceptor HF SDR. Assim comos os kits SSB 6.1, ele vem totalmente desmontado. |
A qualidade de visualização no display TFT é excelente. |
Notem que o acabamento da construção, conta com o esmero do construtor. |
Para que achou legal os kits, e vai se enveredar nesse segmento, segue aqui o LINK para pesquisa de preço.
73 a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários sempre serão Bem-Vindos, entretanto, todos passam por um criterio de conduta. Assim sendo, seja racional ao efetuar comentários, e de preferência, deixe o seu nome e prefixo (caso possua)