.quickedit{ display:none;visibility:hidden;}

Translate

sábado, 13 de junho de 2015

IMPRESSÕES - AQUARIO RP-80











Buenas!


Há algum tempo atrás, a Indústria Brasileira teve em seu segmento a produção de equipamentos voltados para a Radiocomunicação. Mas, devido a falta de incentivo do Governo, muitas encerraram as atividades devido a concorrência de equipamentos produzidos lá fora. Empresas como a Delta, Eudgert, Brazan, dentre outras, sucumbiram ou mudaram de atividade diante do avanço e acessibilidade de equipamentos de produção de larga escala, como a Kenwood, Yaesu e Icom. 

Isso se estendeu também para o segmento de Radio do Cidadão, que tinham como representantes, a CCE, a Motoradio e a Bosch - que representava a Blaupunkt por aqui. Em meados da segunda metade da década de 80, simplesmente essas empresas encerraram as atividades no segmento de Radio do Cidadão, devido a pouca procura, diante do avanço da entrada de equipamentos produzidos pela Cobra, RCI e Radio Shack, dentre outras.

E assim, ficamos durante quase três décadas com a referência internacional, sem nenhum equipamento que nos representasse por aqui. Até que em meados de 2010, a Aquário, surgiu para atender o segmento, outrora esquecido, e atualmente em crescente expansão.



AQUÁRIO - UM POUCO DA SUA ESTÓRIA




A Kidasen Indústria e Comércio Ltd. teve inicio em 1978, e tudo começou na garagem de casa, quando o Sr. José Sendeski Neto, fabricou uma antena para colocar em funcionamento sua estação de Radio do Cidadão. O resultado foi tão satisfatório, que logo surgiram pedidos dos amigos para a tal antena, que possuía desempenho fora do normal. E o que era apenas um hobby nos momentos vagos, se tornou um negócio próspero. 

Sr. José Sendeski Neto, fundador da Aquário


A Aquário, a partir de então, tornou-se referência no mercado nacional na produção de antenas para radiocomunicação. E com o passar dos anos, expandiu no segmento de antenas para TV, Telefonia Celular e Internet sem Fio. Com o advento da inclusão da TV Digital, possui em seu segmento não somente antenas DTV, mas também Conversores Digitais, com alto padrão de qualidade.

No segmento de Internet sem Fio, tornou-se referência nacional ao disponibilizar em seu portfólio equipamentos voltados para a distribuição e Provimento de conexão Wi-Fi em prumada e Access Point de Grande distância. Em contante evolução, a Aquário tem em seu público, o compromisso de oferecer produtos com Qualidade e Eficiência.



Entretanto, é no Serviço de Radiocomunicação, na Faixa do Cidadão, que a Aquário trouxe novamente, a disponibilidade de equipamentos que levam a sua marca. Transceptores como o o RP-40 e o RP-80, respectivamente, que a empresa coloca novamente o mercado nacional no segmento.

Nesta postagem, iremos abordar o Transceptor RP-80, com 80 canais e opção de SSB, além de outros recursos, até então disponíveis apenas em equipamentos produzidos lá fora, e oferecidos para os Brasileiros, por um preço acessível, sem abrir mão da qualidade




SOBRE O RÁDIO







O transceptor RP-80, possui as mesmas dimensões de tamanho, comprimento e largura se comparados aos demais transceptores disponíveis no mercado,  com um desenho que remete aos modelos clássicos de transceptores dotados de SSB mais conhecidos. É visualmente semelhante ao AT-5555, o que confunde o usuário final, a ponto dos usuários, acreditarem ser o mesmo equipamento. A explicação é a seguinte... O AT-5555 e seus similares (Hannover, Maas, KP-O) são fabricados pela Qixiang  Eletronics, Science & Tecnology Co., enquanto o Aquário RP-80 e seus similares ( Voyager BR9000, Quad5, M8800) são produzidos pela Xiamen-Maxlog Eletronics Ltd. ambas empresas são da China, o layout é parecido, e compartilham o mesmo processador, porém, com recursos diferentes. Outro fato que muitos acreditam é que o Aquário é uma versão "barateada" do AT-5555, o que não é verdade. Se fôssemos pensar desta forma, então o Superstar SS-9000 seria o "primo pobre" do Superstar SS 158 EGTL DX, por possuir componentes e tecnologia agregada inferiores, sob um mesmo layout. Em suma, Aquário e Hannover, são equipamentos diferentes, cada um com seus recursos, excedentes e carências distintas.

Visualmente, o RP-80 mantêm as características dos modelos anteriores. A diferença é notada no desempenho.


  Com relação à serigrafia do RP-80, ela é nítida, aliada ao painel de instrumentos retro-iluminado em tom azulado - que muitos adotaram o termo de "Dama da Noite" - e que facilita muito na identificação da função dos botões à noite. De igual sorte, a iluminação do Display de LCD, onde se concentram a maioria das informações, possui iluminação na cor Âmbar, e não possui borrões, não causam ofuscamento ou perda de visualização, em quaisquer posições em que o equipamento seja instalado, seja em veículos, seja em estações fixas terrestres.


Tela LCD mais escura, brilho mais intenso: Melhor visibilidade.




IMPRESSÕES DE USABILIDADE - A disponibilização dos comandos principais, é de fácil acesso, e seus botões rotativos e giratórios possuem boa pegada - mesmo não possuindo revestimento emborrachado - não apresentando folgas, tampouco a sensação que sairão nas mãos. São precisos e confiáveis. O seletor de canais, possui intercalação curta e suave, e sugerem uma operação de seleção sem exigir muito esforço.


Botões e teclas: Melhor acabamento




ACABAMENTO - Os encaixes entre as tampas e a orientação destas ao painel frontal, possuem bom acabamento, e a tampas, em especial, possuem textura mais sólida, áspera. Não possuem rebarbas, ou desalinhamento em relação ao conjunto geral.

Alumínio do Chassi e Dissipador é mais eficiente.




No ato da montagem do suporte, não tivemos problemas com a fixação do suporte de apoio e inclinação, e no kit que vem no equipamento, possui uma solução inteligente: dois pequenos calços aderentes de EVA, que devem ser fixados ao suporte - e não ao rádio - para garantir a perfeita fixação, sem marcar as tampas inferiores e superiores, constatação muito comum em equipamentos que sofreram instalação inadequada.

BOTÕES DE TOQUE - Em alguns modelos, nota-se uma "folga" de espaçamento nas teclas de funções extras, quase parecendo com brinquedos importados, o que demonstram total descompromisso com a questão acabamento e conformidade de encaixe. Se instalado em vaiculos, eles simplesmente chacoalham, devido a trepidação, o que ocasiona, em alguns casos, acionamento indevido desta funções. No RP-80, encontrei harmonia nesta questão, não há espaçamentos que ocasionem esses movimentos involuntários, tampouco a necessidade de confirmação de se pressionar teclas seguidamente, até que a função desejada seja selecionada.




POSIÇÃO DE CONEXÃO DO PTT - Como é um equipamento voltado principalmente para o uso em veículos, a posição do conector do Microfone se encontra orientado ao lado esquerdo do rádio, para facilitar o acesso caso seja instalado em consoles localizados no teto do veículo - neste caso, os caminhões, precisamente. Já em veículos de pequeno porte, como carros de passeio, essa orientação fica comprometida, principalmente em carros onde o painel possui disponibilidade  bastante reduzida. 


Em sua última atualização, o Microfone Dinâmico foi substituído pela versão de Eletreto - mais eficiente em contatos distantes.

MICROFONE - Uma atenção na avaliação deste exemplar... O desenho se mantêm fiel as versões anteriores, que é de pequenas dimensões, empunhadura que se encaixa à palma da mão, com acionamento do lado esquerdo, e a disponibilização das teclas UP/DOWN e ASQ ( Auto Squelch - disponível nos modos AM e FM). De boa construção e material, é resistente a impactos. Como atualização,  o acessório vem disponibilizado com cápsula de Eletreto (nas versões anteriores, possuía Capsula dinâmica), e a explicação para essa mudança foi racional: microfones de Eletreto tendem a priorizar uma tonalidade de áudio aguda, e essa tonalidade é fundamental para proporcionar clareza nos contatos distantes (DX), enquanto os Microfones dinâmicos, acentuam para os tons mais graves, abafados, mais voltado para contatos próximos. Em testes realizados, não houve comprometimento com a presença de sons parasitas no ambiente, que também não foram notados durante as transmissões. 


MANUAL DO USUÁRIO - Em comparação a outros manuais, o manual do Aquário RP-80 está bem claro, com linguagem acessível ao usuário, com ilustrações de orientação, não somente referente ao equipamento, mas também na correta instalação da antena. Entretanto, senti falta de um Feedback sobre a informação de sintomas e soluções de correção, coisas do tipo: O rádio não liga; verifique as conexões, o porta fusíveis, se o cabo de força está corretamente encaixado. É fundamental, principalmente para os usuários que encaram o procedimento do "faça você mesmo".



INOVAÇÕES INTERNAS



Em sua terceira atualização, o Aquário RP-80 está bem mais preciso e comprometido para o papel que foi designado; promover contatos, se "fazer ouvir" e recepcionar contatos, com clareza e fidelidade. Inúmeras foram as queixas de usuários de versões anteriores, com relação a instabilidade de frequência, baixa qualidade de áudio, aquecimento excessivo além do normal, e imprecisão da leitura de sinais recebidos.



A Primeira versão do RP-80, foi muito criticada no meio , devido a certa imprecisão da frequência e ausência de uma boa Filtragem de Recepção....




...tanto que a PCB 9000 - Versão 6, não ficou muito tempo no mercado...




....e foi substituida pela PCB M8000 - mais estável, com relação a recepção. Mas a Aquário, por sua vez, achou que não era o suficiente para os usuários, e foi mais além...




 PCB M8000 ficou até o primeiro  semestre de 2012, e tão logo, foi substituida por uma PCB mais "afinada". 


A Empresa acolheu essas queixas, e a resposta foi o emprego da PCB M8800, do mesmo fornecedor, com o circuito de TCXO. O intuito deste circuito é manter a frequência de Transmissão estável, em qualquer condição de temperatura que o transceptor se encontre. Em resumo: não existe mais a necessidade de ficar aguardando o rádio "esquentar", para poder usá-lo. Esse procedimento é uma tortura para muitos transceptores dedicados ao uso da Faixa do Cidadão, e esse problema existe até mesmo em equipamentos produzidos atualmente.

Em sua atual configuração, O RP-80 vem equipado com a PCB M8800, da Maxlog que além de todas as correções exigidas...



...adotou o circuito TCXO, que mantêm a frequência de transmissão/recepção estabilizadas, independente da temperatura de operação.





TESTES DE DESEMPENHO

Efetuamos os devidos testes neste equipamento, o qual submetemos a variações de temperatura, em ambiente fechado e a uma temperatura de 15ºC, com o equipamento desligado. Posteriormente, submetemos o mesmo transceptor em temperatura ambiente, de 26ºC, a seguidos contatos intercalados, entre transmissões em Modos Digitais e Fonia (gostaria de mencionar que, além de escrever muito, também gosto de falar na mesma intensidade). O resultado foi muito bom, é claro que um câmbio de 6 minutos, não é recomendado a ninguém, mas como se tratava de um teste de fogo... O rádio aguentou e respondeu muito bem, superou minhas expectativas. O TCXO cumpriu fielmente a sua função. Depois de 30 minutos de descanso, uma nova bateria. O resultado foi o mesmo, Sem nenhuma variação.

Outro fator positivo, foi com relação ao aquecimento demasiado nas versões anteriores. em uso normal, a temperatura não passou dos 22, 23 Graus, respectivamente. É claro que, durante o "teste de Fogo", cheguei a temer que o transceptor não iria aguentar o tranco, mas decerto, me enganei. Com um intervalo de pouco menos de 15 minutos, o radio voltou a sua temperatura de trabalho. Isso se deve a área de dissipação de calor do chassi, que agora é composto de alumínio de boa qualidade, ao contrário das versões anteriores - que possuíam uma liga de latão nas laterais, que, consequentemente, não efetuavam um efeito exotérmico eficiente.






POTÊNCIA/MODULAÇÃO


Apesar de possuir características voltadas ao uso do Radio do Cidadão, o RP-80 atual é o que poderíamos denominar, de um "lobo em pele de cordeiro". O rádio foi "amansado" para atender a nossa Legislação, no requisito potência. Com seus 10W RMS em AM e FM, e 25W PEP de SSB, ele pode saltar para 20W RMS em AM, 40W em FM e soberbos 50-60W PEP em SSB, com folga e sem prejudicar seu desempenho -  e sem e necessidade de "upgrades" ou "palitações", em seu estado natural.

Obtivemos em nossos testes, níveis de modulação em 87%, onde o usuário final fecha contatos distantes, sem muito esforço. Contatos fechados na Europa, com antena vertical, sem nenhum suporte auxiliar de RF,  no período da tarde, tivemos reportagem sinal de 7-9dB, em modalidade SSB/Fonia, com RST de 585 em alguns contatos. O feito se repetiu na Américas do Norte e Central, dado alguns contatos em que a intensidade de sinal foi deficiente, devido a propagação, mas a qualidade de áudio se manteve fiel.

Nos contatos Nacionais, dentro da Zona de Contato, muitos colegas custaram a acreditar que se tratava de um RP-80... Bem, quem tinha WhatsApp, fiz questão de enviar um breve vídeo demonstrando o evento, e ficaram surpresos, e tão logo vieram os questionamentos... " Esse RP-80 é 'palitado'? "Me passa o nome do técnico que fez esse trabalho" (risos).






RECEPÇÃO

Saber ouvir é a melhor forma de se identificar a qualidade de um equipamento, e não foi diferente o teste com o RP-80 desta postagem. Aliás, é uma característica em todas as outras versões do modelo. Sua capacidade em ouvir sinais débeis é muito boa, chegando a bater de frente até mesmo com transceptores voltados ao Serviço de Radioamador. aliás, inumeros Radioamadores que tiveram a oportunidade de operar esse rádio, teceram boas avaliações com relação a sua recepção, seja com o seu alto-falante interno, seja com o uso de fones de ouvido. Porém, ele possui a tendência de "rachar o áudio" em recepções de estações muito próximas, devido a sensibilidade do AGC. Mas isso é prontamente resolvido com o ajuste de Ganho do RF - afinal, a função está no equipamento para ser usada, justamente com esse propósito.


PRÓS

Em comparação a versões anteriores, o RP-80 atual possui controle de potência funcional tanto em AM/FM, quanto em SSB, onde proporciona ao usuário , um regulagem mais precisa, em contatos longos/distantes, com a dosagem de potência necessária. Outra vantagem, é que o Modo FM não está travado - opção que, no Hannover BR-9000, em sua ultima versão, se encontra bloqueada. NOTA DO BLOG: adoraria saber o porquê dessa decisão da Millenium optar por esse bloqueio do Modo FM em seu equipamento, já que o modo é permitido para uso, segundo a nossa - confusa - Legislação. 



CONTRAS

O que faltou no RP-80 foi, sem dúvida, a presença de controle de ganho do Microfone - fundamental para uma dosagem de áudio para algumas ocasiões. O recurso poderia ser incluído no lugar das funções de Eco, que são usadas com menos frequência. Mas o emprego de um microfone Preamplificado com ajuste de ganho contorna essa carência.



CONCLUSÃO

A Aquário acertou em cheio nesta atualização de hardware, com o advento do recurso de TCXO, inexistente em outros equipamentos comercializados por aqui, exceto nos transceptores de uso no Serviço de Radioamador.Ouviu a opinião de seus clientes, e prontamente aplicou no equipamento, em seu último releasing. Essa é uma visão de empresa que se atenta as tendências de preferências de seus clientes, e procura o sucesso e êxito nos resultados. O suporte ao cliente é eficiente e eficaz. Esses pontos são fundamentais para a decisão na opção de compra de um equipamento. E no caso, a opção de aquisição do atual RP-80 é recomendável, para os mais exigentes, e para os novatos no segmento.

Realmente, a Aquário está mostrando com qual finalidade veio, e aguardamos as próximas novidades que virão em breve. E vamos aguardar ansiosos.





ESPECIFICAÇÕES GERAIS


Cobertura de frequência:                             De 26,965 a 27,855Mhz - Expansível para 25.615 - 30.105                                                                      MHz selecionável ​​a partir do painel frontal ou                                                                                          Programação via PC


Modos de Operação:                                   AM, FM, USB, LSB, CW

Impedância da Antena :                               50 Ohm, não balanceada
Controle de Freqüência:                               Sintetizador Digital Phase-Lock Loop (PLL)
Freqüência Precisão:                                    Melhor que 10 ppm 0-40 ° C após 15 min. aquecimento
Alimentação:                                                12 -13,8 V DC, terra negativo
Consumo de corrente:                                   9A Máx.
Dimensões:                                                   6 x 2 x 9,5 em (W x H x D)
Peso:                                                             2,9Kg

ESPECIFICAÇÕES DO TRANSMISSOR

Potência de saída:                                          AM - 10W RMS / 25W PEP                                                                                                                       FM -25W
                                                                        SSB - 25-40W PEP

Passos de sintonia:                                         5Hz / 100Hz / 1 KHz / 10 KHz
Transistores finais:                                          IRF520 MOSFET (x2)
Emissões espúrias:                                         Mais de 50 dB abaixo do pico de potência de saída
Supressão de Portadora:                                 Mais de 40 dB abaixo do pico de potência de saída
Sideband indesejada:                                     Mais de 50 dB abaixo de saída de pico (1 tom kHz)
FM Desvio:                                                    +/- máximo 5 kHz
Resposta de Áudio:                                        Mais de 30 dB abaixo do pico de produção
Resposta de Freqüência:                                400-2800 Hz
Impedância do microfone:,                            600-1 K ohms

ESPECIFICAÇÕES DO RECEPTOR

Tipo de circuito:                                             Dual-Conversão Super-heteródino

Freqüências intermediárias:                            1ª IF / SSB / CW SE ... 10,695 MHz 2 SE ... 455 kHz

Sensibilidade:                                                SSB ... 0,25 V a 10 dB S + N / N CW ... 0,25 V a 10 dB                                                                           S + N / N
                                                                       AM ... 1.0 V at10dBS + N / N
                                                                        FM ... 0.3 V at12dBSINAD

Seletividade:                                                 SSB ... 4.2 kHz (-6 dB) / 8,5 kHz (-60 dB)
                                                                      CW ... 4.2 kHz (-6 dB) / 8,5 kHz (-60 dB)
                                                                      AM / FM ... 6.0 kHz (-6 dB) / 18 kHz (-60 dB)

Faixa do clarificador:                                 Cobertura total do rádio em passos de 1 Hz / 10 Hz / 1kHz                                                                     / 10kHz

Rejeição adjacente Canal:                           Melhor do que 70 dB
Se a rejeição:                                               Melhor do que 85 dB para todas as freqüências
Resposta de Freqüência:                             250-3000 Hz
Áudio Potência de saída:                            2 watts mínimo em 10% THD com uma carga de 8 ohm
Impedância de saída de áudio:                    8 ohms



Fabricante:                                                 XIAMEN-MAXLOG ELETRONICS CO., sob supervisão                                                                      da KIDASEN IND. E COM DE ANTENAS LTD.
                                                                   



73 a todos, e até a próxima!






15 comentários:

  1. Roberto,Parabéns por mais uma vez esmiuçar,em detalhes os equipamentos para que possamos compreender e aprender principalmente como utilizar os mesmos.
    Lendo a matéria,me fez regressar no tempo quando mencionou a Bosch" me fez recordar do velho Blaupunkt 23 canais Am,fez sucesso no painel do meu zé do caixão. A questão abordada adiante,sobre o lado do conector do ptt,onde você informa a utilização não tão viável aos veículos sedãs. Não devemos nos esquecer que na terra do tio *san*por volta de 1964 os Impalas já saiam de fábrica com um transceptor e antena instalado e pronto para uso pelo comprador,e mais 99% da frota de veículos americana,é dotada de cambio automático até hoje,e de grandes dimensões tanto internas como externas,talvez essa a prioridade em serem os conectores do ptt,do lado esquerdo.
    Imagino eu,se naquela época de 70 a 85 aqui no Brasil,a Dynascan (Cobra),tivesse investido mais em tecnologia,quem sabe até hoje teríamos em linha de produção o velho fusca do 11 metros o Genuíno TRANSCEPTOR destinado a Radio Faixa do Cidadão GTL148 ,sem a,nem b,nem c, Apenas ele...O que me faz imaginar,que a *Cobra* ainda é a única montadora oficial,que não precisou criar nenhum "frankenstein" Ou seja,chassi de um,placa de outro,tecnologia de outro,e logo marcas de lojas que só existem no Paraguai.

    Mais uma vez Parabéns pelo blog,que não se enquadra na concepção do blog do zé das couves.
    E sim pautado com a verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, equipamentos tradicionais tendem a sair do mercado, dando espaço para novas tecnologias, ou novos concorrentes com conceitos inovadores e atuais.

      E nem a Cobra escapou disso, um exemplo é o seu Cobra 148 GTL INTL, que de Cobra, só remete as funções e layout que ainda mantêm, para os tradicionalistas. Mas por dentro, é 100% projetado e constituído pela Qixiang. Ou seja, a estória do tal "American Spirit" acabou já faz muito tempo.

      Excluir
  2. Roberto, parabéns pela belíssima explanação sobre o equipamento que, agora eu sei, é tão bom quanto qualquer um dos não homologados, inclusive com FM. Já ouvi dizerem que no Hannover tal desabilitação deve-se ao fato de que ele estaria sem condições de passar nos testes e, com isso, foi aconselhado agirem dessa forma. Acompanho há algum tempo este BLOG e a qualidade é excelente. Mais uma vez, Parabéns! Valdemir/Salvador-BA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a sua presença ao Blog Valdemir! Suas informações estão corretas, até mesmo porque a concepção e regularização do Hannover foi bem diferente se comparado a dos equipamentos da Aquario. 73's.

      Excluir
  3. Quando a Aquário lançou o RP-80 todo mundo criticou dizendo que era uma porcaria e que melhor era compra um Hannover, etc. Você diz que essa versão atual com novo hardware corrigiu todos os problemas das versões anteriores, isso quer dizer que agora vale a pena mesmo comprar o RP-80? E aí vem a pergunta que não quer calar: Se eu decidir comprar o rádio, como saberei que estarei recebendo a versão atual e não uma das antigas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Luiz, se comparado a primeira versão, a Aquario se superou, para entregar um transceptor que atendesse às necessidades do usuário final. O RP-80 melhorou bastante, por conta disso. As únicas possibilidades de saber se a versão são as seguintes - 1. Externamente: o RP-80 possui as descrições MICROFONE ELETRETO marcados na lateral do rádio, abaixo do conector do PTT, e no proprio Microfone. 2.- Internamente: Removento a tama inferior, e verificando o impresso diretamente na PCB.

      Excluir
  4. Como proceder com à expansão da frequência a partir do painel frontal?

    ResponderExcluir
  5. Esdras, bom dia.

    Desligue o rádio. Mantenha pressionado a tecla DW, ligue o equipamento. Irá surgir na tela a inscrição " B r ", gire o seletor de canais até surgir a informação " A l l " no display, pressione novamente a tecla " DW". A opção de 271 canais estará habilitada. Para o procedimento de uso padrão, basta efetuar. Procedimento inverso. 73's.

    ResponderExcluir
  6. Roberto, bom dia. Muito obrigado pela informação. 73.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Como posso saber a versão do meu RP80? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como está descrito na matéria, é somente verificando na parte interna do rádio, removendo a tampa inferior (a que contêm o alto falante) e olhando na PCB, a identificação impressa nela. Pode ser 9000, M8000 ou M8800.

      Excluir
  8. Amigo, acompanho seu blog com assiduidade. Aprecio as matérias que são publicadas. Na minha região não tem muito QAP local no rádio e, por enquanto, estou modulando com uma ringo 5/8 que não está se mostrando muito eficiente em DX. Recentemente comprei um RP-80 e a ainda estou me adaptando com o equipamento. Como não tenho muito com quem conversar por aqui (litoral sul/RS) te pergunto a respeito de um ruído leve, meio arrastado tipo mal contato de rádio velho que meu RP-80 apresenta quando aperto o PTT, em qualquer banda. O que pode ser, pois temo ter que enviá-lo para conserto e ficar um mês sem o equipamento. Pode ser uma questão de ajuste ou outra coisa, qual a tua opinião?

    ResponderExcluir
  9. Cardozo, agradeço pela preferência em acompanhar o Blog.Com relação ao problema de "rasposidade" no RP-80, descrito no comentário, acredito que trata-se de alguma sujeira ou impureza na chave comutadora do PTT. Assim sendo, partiremos para os procedimentos de eliminação de problemas. Uma limpeza adequada, por exemplo, com uso de alcool isopropilico ou benzina, em forma de aerosol ou simplesmente, usando uma seringa com um destes produtos, e jateando na respectiva chave, e neste procedimento, acionando simultaneamente a chave do PTT, pode resolver esse problema. Isso ocorre devido a oxidação dos contatos. Se mesmo assim, o problema persistir, tente efetuar um teste com outro PTT - os modelos da Voyager, por exemplo, possuem a mesma pinagem e conexão do RP-80. Se mesmo assim, a rasposidade permanecer, a sugestão final é a condução do transceptor a um técnico competente. 73's

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Roberto , você sabe me informar se este rádio sobe acima da frequência 28305? E como faço para subir?Grato, Erich, BHZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas opções - através do botão CLARIFIER, girando para o sentido horário, até a frequência desejada - neste caso, é necessário configurar o clarificador para a opção RIT.

      A outra opção, é através do cabo de programação e Software, que permite que você expanda o banco de canais para 60, por banco. Lembrando, tais práticas são por conta do usuário final. 73's.

      Excluir

Comentários sempre serão Bem-Vindos, entretanto, todos passam por um criterio de conduta. Assim sendo, seja racional ao efetuar comentários, e de preferência, deixe o seu nome e prefixo (caso possua)

Flag Counter