.quickedit{ display:none;visibility:hidden;}

Translate

domingo, 22 de fevereiro de 2015

NOTICIAS DE ÚLTIMA HORA - ISS REALIZA TRANSMISSÕES SSTV NESTE FIM DE SEMANA







BUENAS!


Para os fãs de SSTV, e também aficionados que acompanham as atividades da Estação Espacial Internacional (ISS), haverá atividade de transmissões SSTV pelos astronautas russos hoje (Domingo), até as 21:30 UTC de segunda feira, dia 23.

As atividades haviam sido suspensas por conta de procedimentos de manutenção na parte externa da Estação espacial, o que acarretou o cancelamento das transmissões.

Para os amigos que desejam efetuar as recepções da ISS, sintonizem seus equipamentos na frequencia de 145.800 MHz, FM. Para a perfeita decodificação dos sinais, utilizem o programa MMSSTV (caso não possuam, clique aqui para efetuar o download do aplicativo). 

Para acompanhar o status da estação, duas sugestões: utilizem o programa Orbitron, ou se desejarem efetuar o acompanhamento on line, entrem neste link.

Boas recepções, e 73 a todos! 

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PRIMEIROS EXEMPLARES DO ANYTONE AT-6666 CHEGAM NO BRASIL








Por PU2TBR - Roberto



Buenas!


É fato que nosso país vem passando por turbulências em sua política econômica - turbulências estas que não foram causadas por nós, e sim pela péssima gestão que temos, mas que não é o caso de se comentar aqui - e com isso, alguns setores se encontram em leve estagnação, e dentre elas, a entrada de equipamentos e novidades vindas do outro lado do mundo.

O que ainda nos serve de "tabua de salvação", é, sem dúvida, a boa vontade e oportunismo dos importadores independentes. NOTA: não sou favorável ao contrabando, já que ele alimenta outros setores escusos, mas o grande problema é que alguns empresários do setor, apenas visam o lucro obtido com apenas um segmente, e quando ele dá certo, acredita que vai se perpetuar por décadas. Infelizmente, essa não é a realidade do mercado atual, e quando uma tendência é superada por uma novidade, o empresário do segmento tem duas alternativas: ou de adapta e aceita a evolução, ou sucumbe a ela. 

Vou citar duas empresas brasileiras que atendem ao segmento Radio do Cidadão no Brasil, e que não entenderam a idéia de se inovar: Millenium e Aquario, que comercializam os Transceptores Hannover BR-9000 e RP-80, respectivamente. enquanto representantes nos países Europeus já lançaram em seu portfólio o a nova plataforma produzida pela Qixiang - o AT-6666 - eles ainda insistem com a já defasada base do AT-5555 e do M-8800 (lembrando: o Aquario RP-80 NÃO É baseado no AT-5555, e sim, no Xiamem-Maxlog M-8800... Há muita desinformação a respeito, e alguns "coleguinhas" daqui vendem o peixe errado) , e acompanham a queda da procura pelo seu produto, o que força, em alguns casos, a sua redução de preço final para acabar com o estoque.

Por conta disso, vendedores informais encontraram meios de trazer o equipamento para o país, mas a forma como eles entram aqui é a mais sombria que se possa imaginar... De momento, já foram vistos exemplares do AT-6666 sendo comercializados em encontros de Radioamadores e Radio do Cidadão aqui em São Paulo, mas nada impede que os irmãos Safadi os comercializem em breve no Paraguai sob a marca Voyager (ou Voyage, como queiram). Isso é fato corriqueiro, mas não esperem que a versão paraguaia tenha a mesma qualidade que a comercializada na Europa e Asia.


Isso é o resultado do desinteresse dos empresários brasileiros do segmento, que não se inovam, aliados a sua sede de lucro imediato, mas que no fim das contas, pouco se importam se o seu produto, com a sua marca. terá êxito de aceitação ou não. O importante é vender, não é mesmo?

Assim que tivermos um exemplar desses em mãos, faremos nossa avaliação e daremos nossas impressões a respeito.

73 a todos!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

OS MENORES HF's QRP SSB/CW DO MUNDO? CONHEÇA OS RÁDIOS CHINESES QUE ESTÃO DISPONIVEIS NO MERCADO ATUAL









BUENAS!


Pesquisando pela Internet, a procura de novidades do gênero, sempre dou uma olhada nas novidades ou curiosidades que vem da China, principalmente. Desde clones quadribanda, até os Handhelds multimodos, multitarefas e multi-trecos - e a originalidade vai até extremos, como o HT Dual Bander, com Telefone Celular Dual Chip, Bluetooth, Radio FM, Browser para redes Sociais, Sistema Operacional Android, Rádio FM, câmera digital e, logicamente, lanterninha embutida... TUDO NUMA BADAROSCA SÓ!

É claro que nem todos esses equipamentos possuem a qualidade como primazia, apenas servem para atiçar nossa curiosidade e para demonstrar até onde chega a originalidade dos Chineses... Mas não devemos menosprezar essa capacidade: até alguns anos atrás, do segmento de Radio do Cidadão, tinhamos a disposição apenas marcas como Uniden, Cobra, Midland e President como grandes referencias em equipamentos. com o avanço e acesso a tecnologias de ponta, os Chineses deram um salto e apresentaram ao mundo equipamentos de ponta e avanço, como os Anytones, Baofengs, Quanshengs e Xiamen's. Não satisfeitos, decolaram com lançamentos de equipamentos para uso no segmento de Radioamador, com Wouxuns  e TYT's.


 As "grandes" (Yaesu/Icom/Kenwood/Alinco)simplesmente não deram bola, acreditando que com a baixa qualidade destes equipamentos, não afetaria o mercado que se manteve consolidado, o qual detinham a hegemonia. Simplesmente, se enganaram a respeito disso, e viram suas marcas serem ofuscadas por equipamentos de preço convidativo, que agregavam recursos que até então, só eram especialidade deles, os "Grandes".


Assim, viram seus lucros despencarem com a crescente procura dos equipamentos chineses, e com o pouco aperfeiçoamento aplicado ao longo dos anos, no primeiro decênio de 2000, e sem novidades significativas, abriu uma brecha para que equipamentos para uso de VHF/UHF fabricados por pequenas empresas na China tomassem espaço nos lares do mundo inteiro. O Tigre Asiático, mostrou seu poder.

Não obstante, ainda existia o segmento dos equipamentos de HF aos quais, ainda os mantinham com uma boa fatia do Mercado. Mas esse segmento, provavelmente, também está sendo aproveitado.


E uma das empresas que aproveitam esse nicho é a chinesa Xiegu, que fabrica e comercializa equipamentos de HF QRP (operam com potência baixa).

De dimensões reduzidas, equipamentos como o X-108, agregam recursos encontrados em equipamentos de renome que, devido ao seu preço exorbitante, se tornam inalcançáveis para o consumidor final.

Os modelos em questão, são fornecidos com o mínimo de opcionais, o que sugere, ao operador, agregar opcionais vendidos separadamente, como um TXCO, um amplificador Linear, ou uma interface para uso no HRDL, ou no PC com um programa proprietário, para uso em SDR.

Custando cerca de 30% mais barato que os concorrentes de renome, estes equipamentos QRP tem atraído inúmeros entusiastas praticantes da modalidade de baixa potência, a fim de avaliar suas peculiaridades.

Alguns modelos são simples e rudimentares, entretanto, existem modelos para todos os gostos - e bolsos - alguns incluido Tela sensível ao toque, Band Scope, Duplo VFO.



Segue abaixo alguns modelos, disponiveis em forma de kits para desenvolvedores, e em opções para pronto uso:





XIEGU X108














Notem que não deveria deixar de haver um plágio com o PTT da Icom... E este, é totalmente operacional com as funções do transceptor.










Um pequeno exemplar de QRP CW da Youkits, que opera com bateria recarregável interna ao equipamento.








Este outro modelo da YouKits, faz seis bandas de HF, dedicado para uso em base.






Alguns modelos, agregam apenas as funções básicas de uso.






Este modelo, agrega funções específicas para uso Híbrido (SDR)




O veterano Chines X-1M, possui suporte para o uso no Aplicativo Ham Radio DeLuxe.



Também disponibilizado em forma de Kits para desenvolvedores, alguns transceptores HF permitem ao usuário final efetuar montagens ao seu gosto.





Boa parte destes equipamentos estão a disposição em sites dos fabricantes, em representantes do segmento,  no AliExpress e até mesmo no Ebay.


bom, eu gostei do conceito... e você?


73 a todos!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

NOTÍCIAS DO OUTRO LADO DO MUNDO - YAESU/VERTEX






Buenas!


Por enquanto parece apenas uma especulação, mas a seguinte informação colhida em sites especializados japoneses é de que a produção do Yaesu FT897D e seus derivados (897DM  - 897DS) será encerrada em breve, sem uma previsão de um provável sucessor. Tal informação veio do blog japonês CQ Ohm.


FIM DE UM CICLO?


Lançado em 1994, o Yaesu FT897 foi uma resposta da empresa perante ao sucesso de seu rival compatriota, o Icom IC706MK2G (descontinuado em 2009), no segmento de transceptores All Mode portáteis de desempenho médio. São equipamentos voltados para uso em modos móveis, para o uso em Camping e Expedições DX, principalmente. 

Robustos e resistentes, são a melhor opção para estas modalidades, onde o operador se submete ao desafio de efetuar seus contatos, nas mais diversas situações climáticas.

Ao contrario do modelo da Icom, o FT 897 tinha o diferencial de possuir DSP "de fábrica", além de recursos extras de dulcificação e melhorias de áudio (disponíveis em seus Sub-Menus).

Entretanto, essa informação sobre o fim de sua fabricação não está 100% garantida, já que no Site do Fabricante, não há qualquer menção sobre o anuncio do fim da linha - até porque as vendas continuam muito bem, Obrigado. com relação aos modelos FT857 e FT817, nenhuma novidade. 


Porém... nunca é impossível de tal acontecimento se concretizar, afinal... Surpresas são imprevisíveis, e é melhor nos prepararmos para algo do tipo.

Caso surgir novidades a respeito, estarei informado em tempo hábil.

73 a Todos!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

CUBESAT AESP-14 SERÁ LANÇADO DA ESTAÇÃO ESPACIAL NA PRÓXIMA SEMANA








Buenas!


O cubesat AESP-14, primeiro satélite de pequeno porte 100% desenvolvido no país, será lançado ao espaço a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na próxima quinta-feira (5). A missão do nanossatélite é validar subsistemas produzidos por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP).


Para cumprir sua tarefa, 30 minutos após o lançamento será ativado um modem a bordo, que transmitirá informações de cientistas brasileiros na frequência de rádio amador e os dez primeiros rádio amadores que captarem a transmissão receberão certificado de participação.


O modem tem potência de 500 mW operando na frequência de 437.600 MHz. O cubesat transmitirá informações com uma taxa de 9600 bps padrão G3RUH na modulação GFSK. Para a comunidade radioamadora, receber os frames de telemetria e decodificá-los, o documento básico está disponível no site do projeto AESP-14. Sua colocação em órbita será feita por meio do dispositivo japonês JEM Small Satellite Orbital Deployer (J-SSOD), um lançador desenvolvido para satélites de pequeno porte.

O experimento radioamadorístico do AESP-14 foi elaborado pelo professor e radioamador Douglas Santos (PY2DGS) e pelos radioamadores do Clube de Radioamadores de Americana (Cram) Adinei Brochi (PY2ADN), William Schauff (PY2GN), Hamilton Horta (PY2NI), Junior Zappia (PU2LAA), João Ferreira (PY2JF), Demilson Quintão (PY2UEP) e Edson Pereira (PY2SDR).


O experimento do Cram consiste na transmissão de 100 sequências aleatórias (strings MD5) armazenadas na memória do satélite. Elas serão usadas em um conteste entre as estações radioamadoras receptoras e também como uma espécie de álbum de figurinhas online.


As imagens do álbum serão escolhidas de forma que sejam relevantes para as áreas de ensino do projeto STEM Brasil (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), um projeto desenvolvido entre radioamadores e instituições de ensino.


A Agência Espacial Brasileira (AEB) investiu R$ 250 mil no desenvolvimento do satélite, cabendo ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o aporte de R$ 150 mil em bolsas para pesquisas. A AEB ainda financiou US$ 555 mil para os lançamentos do AESP-14, do Serpens e NanossatC-Br1, este já no espaço desde 2014.

Flag Counter