.quickedit{ display:none;visibility:hidden;}

Translate

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

UPDATE NEWS - PRESIDENT ELECTRONICS E SEUS NOVOS TRANSCEPTORES











BUENAS!


Um certo suspense pareia sobre Collier Center Way, em Naples, Florida, e provavelmente terá um desfecho hoje, Sexta-Feira (26), segundo informações da própria Empresa.

É lá onde se localiza o escritório executivo da President Electronics Group, e é por onde sairá a ordem de divulgação para os novos transceptores CB da Empresa - entre eles, o já conceituado President Mckinley , Johnson II JohnnyIII, com uma nova releitura de design, funcionalidades e recursos.


Depois do sucesso conturbado do lançamento do transceptor HF President Lincoln II (que gerou um certo desconforto momentâneo e um severo puxão de orelhas na fábrica), e que consideravelmente, ficou muito além das expectativas, a President decidiu apostar em novos modelos, baseado na tradição de adotar em seus produtos, nomes de presidentes dos EUA.


É certo que tamanho suspense, não é por acaso. Os rádios da President fizeram muito sucesso no passado, e ainda fazem, em encontros de radio aficionados, e equipam inúmeras estações até hoje. 

Durabilidade, estabilidade e qualidade são alguns dos adjetivos mais apropriados para resumir esse sucesso todo, destoando até mesmo a tradicional Cobra, que ultimamente, não tem demonstrado muito interesse no segmento CB Radio (e não é segredo para ninguém, que a President e Unidem sempre caminharam juntas, gozando do doce sabor do sucesso).

Algumas imagens foram  divulgadas pela empresa em sua página do Facebook, o que demonstra que estão investindo pesado em suas releituras de transceptores.




PRESIDENT JOHNNY III USA





Este talvez seja o primeiro da lista a ser apresentado, seguindo pelos demais, conforme divulgação da Presidente em sua Página do Facebook. O pequeno tranceiver AM da President traz algumas novidades, como a inclusão de Roger Beep, função Hi-Cut e Tela de LCD multi funções. O pequeno ainda dispõe de recursos de VOX e Auto Squelch System (ASC), um recurso patenteado pela empresa.

Outra novidade é o sistema de alimentação 12/24V, que dispensa o uso de inversores, caso seja utilizado em caminhões com voltagem de 24VDC.




PRESIDENT JOHNSON II USA


Outro representante da marca, o President Johnson II, recebeu os beneficios  da tela LCD, com multi-funções, recurso de VOX, medidor de SWR, e auto-falante frontal, além dos recursos de coloração do display, como seu irmão menor, Johnny III.

De proporções DIN SIZE, e conector frontal, proporciona a instalação em consoles centrais. Além do Roger Beep, evidente.



PRESIDENT MCKINLEY.






"A LENDA" volta em grande estilo, e para ele, reservo um comentário mais extenso...
Conhecido como um "promotor de contatos" no passado, sua qualidade de áudio e recepção se faziam por merecer. Nesta nova releitura, foi agraciado com recursos de VOX, acesso a frequencias WX, Talkback, Display Multi funções, Três opções de cores no display, ASC e Alto Falante frontal.




Não sei não... Mas tá estranho esse display, não acham? Pegadinha da President?


Com relação ao display, agrega separadamente as escalas de Ganho do Microfone, Potencia de RF, e Ganho de RF, de forma independente, conforme as imagens do transceptor. Não obstante, o respectivo S-Meter gradual.


Analisando bem a tela, parece uma Etiqueta no display, que pode sofrer mudanças no Layout. Mera suspeita.




Um pouco acima, denota um conjunto de caracteres, que ao meu ver, poder agregar um frequencímetro e as opções escolhidas no Menu. SE assemelha - e muito - com o display do President Lincoln, em funcionalidade.

A julgar pelas imagens, acredito que sejam "mulas", não sendo, exatamente, seu Layout definitivo. Afinal, a President fez a mesma coisa, quando divulgou imagens prévias do President Lincoln II, e no final, o layout das teclas e botões foi outro um pouco diferente.


 Tenho dúvidas em dizer se ele terá recursos de Eco e Delay, como seu irmão HF, resta esperar o lançamento, e minha provável aquisição por um exemplar deste.... Afinal, é um President!


E quem não quer? Hein?

73 a todos!


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

UPDATE NEWS - MODULO DE DSP PORTATIL FDS-02 (FUNTRONICS)




BUENAS!

"Cansado dos ruídos quando utiliza seu HF SSB ou CW com suas plataformas de QRP caseiras ou comerciais? Cansado das interferências nos Pile-ups ao atender uma chamada durante um concurso CW? Adquira um módulo de filtro externa de áudio FDS-02 da Funtronics . Os QSO's irão ficar muito mais claros com este pequeno módulo de áudio DSP externo".

É com essa chamada que a empresa Elekitsorparts apresenta um de seus inúmeros produtos voltados a Radiocomunicação amadora, para soluções em Recepção.

 O FDS-02 é um filtro digital de áudio que é projetado para eliminar e filtrar os ruídos indesejáveis ​​e interferências em em QSO's em modo  SSB ou CW,  usando os algoritmos de software chamado DSP. Ao contrário da unidade de filtro único nos filtros analógicos, o trabalho de filtro DSP em uma forma diferente de um chip DSP alimentado pelos algoritmos de suporte lógico que o torna mais flexível, e o mais importante é o filtro DSP integra muitas unidades de filtro que têm diferentes larguras de banda e diferentes frequências centrais com base em um espectro de áudio amostrados.





Suas dimensões reduzidas proporcionam adequa-lo em estações fixas, em expedições DX, ou o que a imaginação do operador puder imaginar.

Cada módulo FDS-02 possui 52 conjuntos de filtros CW a bordo com a frequência central em uma etapa de 50Hz e um conjunto de filtro de SSB com 100Hz na etapa de 200Hz a 900Hz e 200Hz na etapa de 1100Hz a 2700Hz. Além disso, cada módulo DSP oferece uma função de NR ajustável em 8 níveis de Redução de Ruído, e o usuário ativa e desativa as funções pressionando um botão no painel frontal. Ou seja,você pode ativar tanto a filtragem e as funções NR simultaneamente, e desativá-las totalmente.

Este recurso é bastante útil caso você precise monitorar as diferenças com e sem um efeito DSP. Todas as principais operações estão nos 2 botões no painel frontal com um simples toque, ou mantendo pressionando, ou por toques rápidos. 

Há um terceiro botão na lateral do módulo, que permite a gravação do sinal de áudio e a entrada do sistema de Menu do acessório.

O módulo DSP oferece ainda um recurso de gravação de sinal de áudio que permite gravar o QSO em CW ou SSB do seu transceptor sem um efeito DSP por um tempo de até 512 segundos, em um total de 11 canais, 46,5s por canal, ou proporcionalmente, seja em voz ou sinais SSB. O usuário ainda é capaz de reproduzir os áudios originais gravados, ou simplesmente abrir a função NR e filtro enquanto os repete.




A fim de fazer todas as configurações visível, o FDS-02 possui um display de 1.3" OLED.
Com isso, as configurações de filtro CW ou SSB podem ser muito simples. Além disso, todo o espectro de áudio também é apresentado visualmente na parte inferior da tela.


Esta pequena tela conta um alto contraste no visor, e isso faz com que a unidade seja operada com facilidade, mesmo sob o sol.






ALIMENTAÇÃO

Este pequeno módulo DSP possui um consumo médio de 150 mA, que é fornecido por apenas duas pilhas de 1.5V tamanho AA, o que permite, segundo o fabricante, uma autonomia de 10 Horas.

Com o tamanho minúsculo, efeitos DSP poderosos, este módulo de filtro DSP FADS-02 deve ser um acessório útil para os amantes QRP de rádio amador, entusiastas CW.

Nota: Devido às restrições de embarque aéreo, sem baterias estão incluídas no pacote, você precisa preparar o-los por si mesmo. 2 baterias de tamanho AA são utilizados neste módulo.




CARACTERÍSTICAS

  • Pequena em tamanho, apenas 2,5 "x1.3", poderiam ser integrados em um alto-falante ativo existente
  • 52 conjuntos de filtros Q, e frequência central ajustável
  • Filtro de SSB flexível,capaz de reduzir a 200Hz na etapa de 100Hz e Aumentar o corte de até 2700Hz na etapa 200Hz
  • Baixo consumo de energia, único no desenho atual de 150mA
  • Utiliza baterias de tamanho AA como fonte de alimentação, de fácil acesso
  • Display OLED, faz com que cada configuração seja bastante visível
  • Recursos de gravação de áudio,  de até 512 segundos em 11 canais



ESPECIFICAÇÕES

Tensão de alimentação: DC 3V por 2 pilhas de tamanho AA
Típico atual: 150 mA @ 3V DC
Tipo de filtro: Áudio DSP em multi-toque FIR <CW 256 taps, SSB 2 × 128 taps
Tamanho do módulo: 5 mm x 33 mm (cerca de 2,5 x 1,3 polegadas)
Display OLED: 1.3 ", com 128 × 64 pontos
Peso: 29g sem Baterias <0.0639341 libras>
Rejeição final: ≥ -55dB
Ondulação banda passante: <0.1 dB
Impedância de entrada: 40K Ohms
Impedância de saída: 32 Ohms
Tipo de saída: Single-ended
Máxima AF Tensão de entrada: 5.0V pk-pk
Mínimo AF Tensão de entrada: 0.3uV pk-pk
Máxima AF Tensão de saída: 3.3V pk-pk
Atraso de processamento: ≤ 10 ms


Caso se interesse - e com certeza, irão se interessar! - é só dar uma pesquisada no site do Distribuidor, clicando AQUI.

73 a todos, e até a próxima!


terça-feira, 23 de agosto de 2016

IMPRESSÕES: AQUARIO RP-40




Buenas!


É compreensivo que sempre que surge alguma novidade sobre equipamentos de uso do serviço de Radio do Cidadão (PX no Brasil, e CB nos demais países do mundo), eu faço alguma postagem a seu respeito, seja para expor suas características, sua virtudes e pontos negativos. É uma forma de explanar para aqueles que estão atualizando o Shack - ou começando a montar um, mas ainda não sabem por onde começam - sobre características deste ou aquele equipamento, para então efetuar a escolha certa, ou coerente para a aplicação desejada.


Porém, pode até parecer uma injustiça, mas boa barte dos equipamentos aqui apresentados, possuem recursos com mais opções de uso, como SSB, maior range de frequências, Eco, Roger Beep... Dias atrás, me perguntaram:"Porque não faz postagens sobre transceptores de 11 Metros somente com AM, é algum preconceito com os operadores de Amplitude Modulada e apenas 40 Canais?"


Bem, não é bem assim... Quando comecei a me interessar por Radiocomunicação, em meados de 1994, o pouco dinheiro que sobrava no fim do mês me proporcionou ter um Cobra 22 Plus, Uma Fonte DC da Yoshitani de 3A, e uma antena de automóvel de 1/4 de Onda. Não tinha acesso a informação sobre o assunto, diferente do que é hoje, onde até vendedor de coleira se torna "Expert" no assunto. Na época, comecei nos 11 Metros (não existiam Radioamadores na Região, e quando descobri sobre eles, achava que eles tinham o mesmo nível de conhecimento que um Físico, Juiz, ou alguém graduado a Nivel Superior), e quem possuía um equipamento com SSB e mais de 40 canais, era o "descolado" da turma. E eu fiquei por muito tempo nos 40 canais AM, pois lá participávamos de inúmeras Rodadas - chegava ao ponto dos 40 canais não serem o suficiente para todos - algo como uma média de 15 estações num raio de 10Km² - fiz muitos colegas e amigos, os quais ainda os mantenho nos dias atuais, um estreito laço de coleguismo. Foi uma escola de aprendizado, e jamais desmereceria o segmento.


Enfim... quando tive acesso a equipamentos com mais recursos, é salutar dizer que novidades atraem os inexperientes, faz parte da natureza do Homem... Mas nem por isso, abandonei o AM, tampouco os 40 canais.

Com base nesse relato, e percebendo que em tempos de propagação em baixa, acaba atraito muitos adeptos ao retorno do uso dos 40 canais AM, e vendo na minha estante de transceptores, percebi que faltava um exemplar comercializado por aqui, o que me inspirou para adquiri-lo, e por consequência, publicar minhas impressões sobre ele. E nada mais era do que o Aquário RP-40, um transceptor  de CB com "40 canais", de dimensões pequenas, que provavelmente muitos por aqui possuem - ou possuíram  - em suas estações.




DE VOLTA AOS TEMPOS DOS "RÁDIOS PEQUENOS"



O RP-40 é o produto de entrada no segmento de transceptores da linha Radius da Empresa paranaense Aquário, que já existe há anos envolvida no segmente de Radiocomunicação, produzindo antenas e acessórios para o segmento, e percebeu que a oferta de rádios CB estava carente e abandonada no Brasil desde a primeira metade da década de 1980 (os últimos fabricantes que produziam equipamentos por aqui, foram a Motorádio com seu FAM-63 com 60 canais em AM e a CCE com seu CB-8000, com a oferta de um transceptor com SSB), refém do então Cobra 148 GTL e outros modelos que dificilmente existiam no mercado nacional.




O RP-40 manteve esse posto de transceptor nacional de fácil aquisição até a chegada do Hannover BR-9000 em 2008 (isso, porque ela ainda tentou entrar no segmento CB40 AM com o BR-32, mas foi um fracasso a partir do momento em que o rádio não conseguiu a Homologação de uso pela ANATEL), mas logo depois a Aquario surgiu com o RP-80, e enquanto a Millenium manteve a aposta em seu modelo baseado no Anytone AT-5555, a Aquário inovou em 2015 com o lançamento do RP-90... E talvez, não acabe por aí.


Enquanto isso... O RP-40 firmou seu espaço dentro de seu segmento, não possuindo nenhum outro representante brasileiro por aqui. E continua firme e forte.










SOBRE O RÁDIO



O Aquário RP-40 se resume a simplicidade e praticidade em se usar um transceptor AM. Possui poucos botões, abreviando o seu manuseio. Na parte frontal, apenas o botão ON/OFF/VOLUME, o botão SQUELCH, o seletor de canais, e as teclas CH9/19 e CB/PA. Apenas achei sem justificativa, a disposição do Seletor de canais - abaixo do display, ao lado direito (poderia ter ficado no lugar onde se encontra o botão ON/OFF), o que , a primeiro uso, confunde o usuário. Seu display LCD conta com indicador de Sinal/RF Transmitido, além das informações do Canal selecionado, e as opções de CB/PA. Ao lado esquerdo, o conector de 4 pinos, padrão Cobra.



Com relação ao Display, de coloração azulada - as informações do S-Meter se mantêm ocultas, quando o botão SQUELCH é ajustado para silenciar a recepção; não sei se é o ajuste do S-Meter no modo TX, mas ele não muda sua intensidade quando em uma frequência mais baixa ou mais alta - isso não ocorria nos clássicos 19DX com indicador de barra de Leds, que oscilavam quando se transmitia, mostrando picos de modulação positiva.




QUALQUER SEMELHANÇA, É MERA COINCIDÊNCIA - Só Que Não!


Comparar o Aquário PR-40 com o Cobra 19DX IV não é uma atitude infeliz, pois os dois equipamentos compartilham da mesma plataforma - o que muda, relativamente, é o Layout do painel, e a disponibilidade dos botões, e até algumas funções "extras". Isso explica o fato de que as dimensões de ambos - comprimento, espessura, diâmetro - são iguais.

Dimensões do Aquario RP-40 são as mesma dos pequenos Cobra- aqui, comparando com um 19 DX LTD




 Há anos, a plataforma do Cobra 19DX passou a ser de domínio público. Por conta disso, muitos irão encontrar outros transceptores de variadas marcas e modelos, alguns, até copiando o design frontal do 19 DX IV - mas a Aquário, tomou outro caminho, solicitando um desenho diferenciado para o seu produto, a fim de não confundir seus consumidores finais.




Seu PTT é pequeno, e muito se assemelha aos PTT's da linha President - mas é de dimensão menor. Composto de uma cápsula de Eletreto, garante qualidade de transmissão permitida ao seu propósito.

Semelhanças com Microfone PTT da Presiudent são grandes 





Mas nada impede do usuário incrementar a estação, com um microfone amplificado, Aí, as possibilidades de aumento da qualidade de áudio superam as expectativas,




O transceptor irradia potência nominal de 8 Watts (no manual, informa que possui potência de 4 Watts, respectivamente... E o equipamento não foi alterando), algo que já tinha me impressionado, quando do momento em que testei meu Hannover BR 32 - inimaginável que, nos dias de hoje, o singelo 2SC2078 seria capaz de superar a barreira dos 4 Watts. Mas cumpre bem o papel, sem os tenebrosos Upgrades que vemos por aí.

Etiqueta de Identificação denuncia seu DNA - base do Cobra 19 DX Ultra III



A qualidade de recepção é boa, é como voltar ao tempo e ouvir estações próximas e distantes, e saber diferenciar ambas. Os filtros ANL são sempre ativos, não se faz necessário acionar teclas para obter qualidade e eliminação de estalos ou ruídos. Entretanto, a resposta do seletor de canais com o display parece não ter sincronismo, mas isso é resultado do Processador do rádio, que substituiu o velho módulo PLL.

O Manual do usuário é bom, possui muitas informações relevantes e até algumas curiosas, como por exemplo, a forma correta de se usar o transceptor em transmissões - como, por exemplo, dizer que é errado passar condições falsas de operação policial, nos canais 9 e 19. 


PROS:

  • Acabamento simples, mas com qualidade robusta;
  • Boa qualidade de áudio de Transmissão/Recepção;
  • Boa visualização do Display;
  • Simplicidade e eficácia de operação.

CONTRAS:

  • Disposição dos botões é confusa



CONCLUSÃO:

Uma escolha legal para quem quer montar uma estação de baixo custo, sem abrir mão da qualidade. 



ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • CÓDIGO DO PRODUTO                  RP-40
  • POTÊNCIA                                        TRANSMISSÃO DE 4 WATTS
  • TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO      +13,8 V
  • IMPEDÂNCIA                                   50OHMS
  • CONECTOR                                       UHF FÊMEA
  • FAIXAS DE FREQUÊNCIAS           26,96 A 27,4 MHZ (leia postagem)
  • CONTROLE DE FREQUÊNCIA      SINTETIZADOR (PLL)
  • TEMPERATURA DE OPERAÇÃO   -30°C ATÉ +50°C
  • TOLERÂNCIA DE FREQUÊNCIA      0,005%
  • MICROFONE                                       MICROFONE DE ELETRETO DE 4 TERMINAIS
  • TENSÃO DE ALIMENTAÇÃO       13,8 VDC NOMINAL (CARCAÇA ATERRADA)
  • CONSUMO DE CORRENTE
    TRANSMISSÃO: AM, 1,5 A (MÁXIMO). RECEPÇÃO: 1,0 A (MÁXIMO) SQUELCHED, 115 MA
  • SEMICONDUTORES                     22 TRANSISTORES, 17 DIODOS, 3 CIRCUITOS                                                                        INTEGRADOS, 3 LEDS

  • POTÊNCIA DE SAÍDA                   4 WATTS
  • MODULAÇÃO                               AM CLASSE B
  • IMPEDÂNCIA DE SAÍDA:           50 OHMS DESBALANCEADO
  • FREQUÊNCIA                               26,955 A 27,405MHZ
  • PROTEÇÃO DE SAÍDA                  TRANSISTORES DA SAÍDA DE ENERGIA                                                                                PROTEGIDOS CONTRA DESCASAMENTO ATÉ                                                                    20:1 RECEPTOR

  • SENSIBILIDADE                             MENOR QUE 1 MICRO V PARA 10 DB (S+N) /N
  • SELETIVIDADE                               6 DB TIPICAMENTE
  • REJEIÇÃO DE CANAL ADJACENTE        50 DB TIPICAMENTE
  • FREQUÊNCIA INTERMEDIÁRIA:               DUPLA CONVERSÃO: PRIMEIRO 10,695 MHZ / SEGUNDO 455 KHZ
  • CONTROLE DE GANHO AUTOMÁTICO(AGC):                 VARIAÇÃO MENOR QUE                                                                                                               10 DB NA SAÍDA DE                                                                                                                      ÁUDIO PARA ENTRADAS ENTRE 10 ATÉ 50,000 MICRO V
  • SQUELCH AJUSTÁVEL                        PATAMAR MENOR QUE 1MICRO V
  • POTÊNCIA DE SAÍDADE ÁUDIO:            3 WATTS
  • RESPOSTA DE FREQUÊNCIA               300 ¿ 3000 HZ
  • DISTORÇÃO                             MENOS QUE 10% EM 3 WATTS EM 1000 HZ
  • ALTO FALANTE EMBUTIDO              16 OHMS (REDONDO).
  • SAÍDA ALTO FALANTE EXTERNO       8 OHMS
  • PESO DO PRODUTO                           725G
  • DIMENSÕES DO PRODUTO                  115X45X195MM














240 CANAIS ?!?!


Sim, você leu direito... Parece brincadeira, mas o RP-40 permite isso. Vale lembrar, que operar equipamentos fora do espectro de frequência que sua Licença permite - e no caso, estamos falando do Serviço de Radio do Cidadão aqui no Brasil, que permite o Range de 26.96 a 27.86 Mhz - é ILEGAL, e compete ao operador irregular, responder por Sanções previstas em Lei.




Como dito anteriormente, ele compartilha a base da PCB com outros equipamentos produzidos pelo mundo - sim, seu DNA é Chinês - e como tal, dá a flexibilidade de atender as mais diferentes legislações de Radio Cidadão que existem em outros países.

E no caso do RP-40, funciona da seguinte forma: os três primeiros Modos - 1 2 e 3 - São destinados ao uso CB em páises como EUA, parte da Europa e Brasil (para o Modo 1), Polônia (Modo 2) e para a Nova Zelândia (modo 3).



Os demais Modos (4, 5, 6, 7 e 8), seguem a sequencia da maioria dos radios Exportação com as bandas C, E, A, B e F, nessa mesma ordem.


COMO ACESSAR - Com o rádio desligado, pressione e segure a tecla CH9/19 e, então, ligue o transceptor.

Com esse procedimento, irá aparecer no display a seguinte informação:



- Com o seletor de canais, escolha a opção desejada. Desligue o transceptor e ligue novamente. A principio, nada ira mudar no Display, mas a opção escolhida já permite acesso as frequências extras. 




Abaixo, segue a sequencia de frequências para cada seleção:


  • Modo 1:  De 26.965 a 27.405 MHz EUA/EU, BRZ1
  • Modo 2:  De 26.960 a 27.400 MHz CEPT
  • Modo 3:  De 26.330 a 26.770 MHz UK NZL
  • Modo 4:  De 26.515 a 26.995 MHz
  • Modo 5:  De 27.415 a 27.855 MHz BRZ2
  • Modo 6:  De 26.615 a 26.055 MHz
  • Modo 7:  De 26.065 a 26.505 MHz
  • Modo 8:  De 27.865 a 28.305 MHz

NOTAS: 


  • Em alguns modelos, a informação de números pode variar, adotando letras (A,B,C,D...);
  • Varia de versão de firmware em alguns modelos do RP-40, o procedimento pode ser apenas mantendo pressionada a tecla CH9/19 para se ter acesso as frequências extras, sem a necessidade de desligar o transceptor;
  • As informações em verde, designam o uso da Banda do Cidadão no Brasil;
  • É possível que seja necessário um ajuste de VCO do transceptor, pois a potência e a precisão da frequência nas opções extras podem variar. Consulte seu técnico sobre isso, não tente palitar o rádio por conta própria. As consequências podem ser desagradáveis. Mas levem em técnicos idôneos, não em qualquer "p.x.j.f  da Vida", pois o transceptor usa tecnologia SMD, tão logo, não é qualquer "Mão de Torno" (Sloth Hands) que sabe manusear essa Tecnologia, OK?

Depois não digam que eu não avisei.... LoL!


É fato que "acima dos 40 Canais CB", a preferência é o uso em SSB, mas não existe na nossa Legislação nada que impeça o uso em Amplitude Modulada (ou existe?).

Quanto a isso, tenho certeza que não, sem contestações.


73 a Todos!






segunda-feira, 22 de agosto de 2016

NOTICIAS DO OUTRO LADO DO MUNDO - BAOFENG UV-5X3









Buenas!

E a Epopeia Baofeng não acabou! Com o término das Olimpíadas Rio 2016, tudo volta ao normal ao Brasil, ou não...

E para dar continuidade às polêmicas preferencias dos usuários de HT's Chineses (nada contra quem usa, desde que use com coerência e racionalidade)encontrei algumas "novidades"...

Há poucos dias atrás, o site BAOFENG TECH divulgou imagens do que seria mais uma "variante" do já conhecido UV5-R.


Visualmente, nada de extraordinário ou inovador - apenas o Logo  BTECH diferencia dos demais





Trata-se do modelo UV-5X3 que, segundo o portal, é um Handheld Transceiver Tri-Banda - além do range de 144MHz e 430MHz, ele também opera em 220MHz (1,25M).

A divulgação causou certa euforia para alguns, mas grande desconfiança para outros. No site, não divulga maiores detalhes, mas deixa evidente que o radio poderá ser vendido com duas opções de antena Dual - uma, adotando os 144/430, e outra, adotando apenas a banda de 220 MHz. Tampouco há videos demonstrando o seu funcionamento real que comprove sua eficácia, o que aumenta ainda mais o clima de "suspense".











Além dos acessórios triviais, o kit conta com mais uma antena - provavelmente, para acesso a Opção 220 MHz






O que temos diante de nossos olhos, a principio, é um Baofeng o qual foi rodado do Software UV5R VIP, que permite alterar o banco de informação do Display. Tirei até umas fotos do meu UV5R demonstrando que essa possibilidade é viável.











Até um video no Youtube bem-humorado sugere essa "atualização", em um UV5RA, mas que também não comprova, se o transceptor portatil transmite e recebe algo nesse Range de Frequencia:








PORQUE É TÃO DIFÍCIL DE ACREDITAR?

Bom, primeiramente, vamos esclarecer alguns fatos... Como sempre digo, sempre somos incrédulos diante das primeiras impressões até que possamos comprovar a veracidade dos fatos. Uma das razões, é pelo fato do UV5R e suas inúmeras variantes, já serem um projeto que foi explorado aos extremos, com configurações de potência diversos, possibilidade de alterar seu range de frequência (não muito, mas o suficiente para se ouvir a tal frequência de aviação de Táxi Aéreo lá pelas bandas de 128 MHz em FM, e tem gente que jura de pés juntos, que "ouve" o tráfego das Torres de Comando dos Aeroportos...), principalmente, alguns "espertos" vendedores de sites de compras pela Internet prometendo esses "milagres" no UV5R.





E por outro lado, a Pofung possui outros produtos em seu - vasto - leque de opções, que permitem acesso a Banda de 220 MHz, como por exemplo, algumas versões do UV3R, o UV6R entre outros - mas, é claro, tal range não está descriminado em suas especificações, uma "regra" já conhecida por muitos.


Bem, ficaremos aqui aguardando maiores novidades a respeito...

E você? Vai reservar o seu UV5X3?

73 a todos!

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

IMPRESSÕES - MICROFONE PTT WIRELESS ZOXN ZX-777












Buenas!


Como muitos transceptores não sobrevivem somente com o que são fornecidos, é natural que os fabricantes destes lancem mão de acessórios que agreguem recursos extras ou funcionalidades que facilitem a vida do aficionado.

Não obstante, ainda existem empresas independentes que produzem acessórios para esse fim, com compatibilidade com as principais marcas existentes no mercado. Poderíamos citar como exemplo, a MFJ, Collins, Diamond, Comet, entre tantas outras. Normalmente, são acessórios que até mesmo as fabricantes oficias possuem em seu leque, mas em contrapartida, podem possuir características distintas e/ou inovadoras, coisas que as fabricantes oficiais não fizeram - ou não pensaram em fazer.

Vendo por esse ângulo, fizemos algumas avaliações em alguns acessórios, que se não são tão funcionais, são inovadores em características de uso. Um bom exemplo, é este PTT Wireless da empresa chinesa ZOXN - que se refere ao acessório, como sendo um "Repetidor de Microfone sem fio", e que mais adiante vamos justificar essa proposta.


A EMPRESA

Não me perguntem sobre a tradição da Empresa ZOXN (nome fantasia para a Quanzhou Zhongxun Eletcronics Co. Ltd.), pois o que sabemos, é que foi fundada em 1989, está localizada na cidade de Fujian, na China, e - pasmem - produz e fabrica transceptores VHF/Dual Band das principais marcas do mercado (Icom, Yaesu e Kenwood), além de algumas aberrações que levam o bom nome das Grandes Marcas - e você, ainda levantando polemicas sobre a origem de seu IC2200H, não é... Hi, hi.

Entretanto, essa mesma empresa produz equipamentos sobre a sua marca, que pode ser verificado na Website da Empresa - o mais interessante, é que só encontrei uma mochila de estampa camuflada sob a marca ZOXN, que nada mais é do que uma Power Supply com bateria, carregador e antena. Não encontrei nada mais a respeito, nem mesmo o tal acessório em seu leque de produtos. É bem provável que trata-se de uma empresa de representação ou algo do gênero. Enfim, melhor não questionar sobre o assunto, é como achar uma agulha em um palheiro. Vamos ao que interessa.






O ACESSÓRIO

Muitos irão achar que se trata de mais um Gadget de funcionalidade limitada, que mais cedo ou tarde, irá ser esquecido dentro de alguma gaveta da mesa da sala de rádio do operador - como acontece com os Headset's de Baofengs, por exemplo. Mas essa impressão acaba por terra, ao se manusear e entender o acessório.

Trata-se de um conjunto composto de uma unidade transmissora/receptora ativa com botão PTT, equipada com conexões para um singelo Headset/fones de Ouvido, com controle de volume de Recepção e recurso de Monitor de RX, uma Lanterna de LED (tradição Chinesa) com desenho, ergonomia e empunhadura similar a de um PTT, com a vantagem de não possuir um cabo espiralado para a conexão ao transceptor. OK, mas... E como diabos existe essa conexão.

O kit de uso é completo; No ato da compra, é necessário informar em qual marca de equipamento irá usar, o padrão, pois é enviado com apenas um cabo.


Simples... Ao conjunto soma-se um módulo que vai conectado ao transceptor, e que fará essa conexão através de rádio-frequencia, auto-alimentado pelas conexões do transceptor em questão (e a maioria, possui essa alimentação de 5VDC, suficientes para colocar o módulo em funcionamento). No módulo, estão as conexões entre Rádio/Módulo, entrada para o Alto-Falante do transceptor (para concluir a função de Recepção a unidade Sem Fio) conexão para a antena (lembrando, o conjunto opera através de Rádio-frequencia) e mais uma tecla CODE, que agrega outras funções que serão mencionadas mais adiante. Somando-se a isso, dois LEDS de operação, um para informa que o equipamento está ligado, e outro, para informar que está em uso.






TAMANHO DE UM HANDHELD, PESO DE UM MAÇO DE CIGARROS.



O tamanho é equivalente a um Baofeng UV5R; seu peso e empunhadura também se assemelham ao HT





O ZX-777 é robusto, em questão de tamanho, mas é leve em peso, pouco mais de 100 Gramas (com a bateria inserida). Possui um eficiente sistema de clip de cinto, firme e rotativo, e caso o usuário deseje, pode-se inserir ao conjunto o discreto cordão de empunhadura, existentes em HT's,

Um único botão na parte superior, permite ligar/desligar o aparelho, e a tradicional "lanterninha" chinesa


O PTT é discreto, não chama a tenção com teclas coloridas ou gigantes, exceto uma pequena antena que "surge" no alto do PTT - e que faz parte do invólucro, é fixa e a princípio, engana um observador menos atento, acreditando tratar-se de um HT de frequência unica.As teclas existentes, aliás, possuem boa ergonomia e de toque simples, na medida certa. O acabamento é bom, e o material empregado é resistente.

Material plástico de boa qualidade; Na foto acima, os controles de PTT e volume da Recepção.



Conexões laterais permitem o uso de um PTT padrão Kenwood









As entradas laterais na parte direita do PTT - para Fones de Ouvido/MIC e para o Carregador DC IN 5V - são protegidas por um invólucro emborrachado, com a indicação de cada função. Na lateral esquerda, encontra-se as Teclas PTT e ajuste de volume de recepção. Acima, temos uma pequena tecla Azul - responsável em ligar/desligar a unidade, e mantendo pressionada, acionamos e desativamos a lanterna de LED, e a antena de 200 MHz. Na parte inferior, a trava da tampa de acesso a bateria de NI-Ion de 3.7V x 700mAh. E na parte frontal, um LED Bicolor de indicação de TX/RX/ Carga. E só.

Unidade PTT poderia ter uma bateria com autonomia maior.




A base, por sua vez, é tão leve quanto o PTT, e no conjunto vem com um suporte para que seja fixado da forma que o usuário deseje. Possui uma pequena antena, que se assemelha a um Roteador Ethernet Wireless, além das conexões RJ45 e P2.





Na parte traseira, conexões para o Cabo - que vai para o transceptor, P2 para o Speaker Out, e Antenna SMA de 240 MHz.
Tecla CODE, para parear outras unidades PTT (no máximo, 4)





COLOCANDO O CONJUNTO EM USO - Um Pequeno Suplício






Depois das apresentações, vamos colocar esse acessório em uso. Como o proprietário efetuou a compra, e solicitou que fosse enviado o cabo de conexão entre o módulo-transceptor no padrão Kenwood (o fabricante oferece para opção, além da conexão RJ-45 padrão Kenwood, as opções do mesmo tipo de conector para Icom, Yaesu e Motorola, mas SOMENTE UMA OPÇÃO das que deseje optar - ou seja, se você desejar conectar o acessório em outro equipamento, eles lhe dão duas opções: Ou compra TODOS os cabos de conexão ou FODA-SE, nobre usuário final)...Bem, como eu tenho um TM261-A, e que trabalha com essa conexão, "não terei problemas"... Pois é.

Descobri o motivo do qual o PTT de meu transceptor não possuía todas as funcionalidades - há alguns anos atrás, tive um surto de raio em minha estação, onde na ocasião meu TM261A estava conectado a antena, e uma centelha danificou alguns equipamentos, entre eles, o PTT do rádio. Como a maioria das funções que eu usada, estavam disponíveis no transceptor, não dei importância pelo fato da iluminação do PTT ter apagado - só me dei por conta ao perceber que a tensão de 5VDC não estava funcionando na entrada do Microfone do rádio - lembrando, que para que o acessório funcione, é necessário a existência desta tensão no pino 2 do conector RJ-45. O que fazer?

Bem... Não estava com muita disposição para efetuar o reparo naquele momento - e se algum leitor puder me passar a dica para reparo desse problema, irei agradecer de antemão - e coloquei o então enfermo TM261  de lado, e vamos efetuar os testes em outro Transceptor... No meu caso, ainda tinha o VR-D588UV para concluir minhas impressões, mas a pinagem não "bate". Bem, vamos ver no manual a configuração de pinagem.



CADÊ A INFORMAÇÃO???? Simplesmente, não existe no Manual.


Fiquei naquele dilema, arrumar o TM261, ou colocar a massa cinzenta para funcionar? Optei pela segunda alternativa, para então compartilhar a informação por aqui...Mas que eu deixe bem claro, tal informação ter sido suprimida pelo fabricante, é uma total carência de bom senso ao consumidor final!

Verificando a pinagem do cabo que veio no conjunto, e assimilando suas características, cheguei a conclusão que são apenas quatro fios que efetuam a conexão do conjunto - +5VDC, PTT (ou TX), GND (Terra), MIC e GND MIC. O restante, não é usado, por não possuir as funções UP/DOWN no acessório.

O padrão é o mesmo dos conectores RJ-45 de alguns modelos da Kenwood, que segue a seguinte orientação:



1 - Não conectado
2 - +5VDC
3 - GND (terra)
4 - PTT (TX)
5 - GND MIC
6 - MIC
7 - Não conectado
8 - Não Conectado


Ou simplesmente, sigam a imagem abaixo:



Pois bem... 

Depois de alguns minutos climpando cabos e testando a conectividade, finalmente o procedimento foi um sucesso, sem avarias ou danos. Bastou ligar o equipamento, para que a luz de indicação POWER acendesse no módulo. Bastou apenas efetuar a conexão do cabo P2 estéreo (que vem no kit) entre o módulo e a saida SPK do transceptor, ajustar o volume do transceptor para depois, ligar o PTT. Efetuado os testes de comando de TX e RX, vamos partir para o passo seguinte.






EFICÁCIA, DESEMPENHO E ANÁLISE DE USO


É evidente que os primeiros testes foram efetuados da estação fixa, em doses homeopáticas. Para tanto, usei um Baofeng UV-5R "ressuscitado" como base de verificação de qualidade de recepção e equalização da dosagem de volume de saída da recepção do rádio.

No detalhe, a clássica "lanterninha"
Quebra um ganho em locais de escuridão absoluta.


A pouco mais de 20 metros de distancia da base, a qualidade é a mesma como se estivesse usando um PTT com fio. Natural. 

Decidi aumentar o desafio, fui até a saída de minha casa, já com uma distancia de 50 metros... As características não se alteraram.

Vamos adiante... fui até a esquina da rua, já dentro de seus 65 metros, com os obstáculos de concreto e alvenaria nos limitando. Nas avaliações, Nenhuma diferença. Começou a ficar interessante.

Determinamos mais um parâmetro de distância, uns 250 Metros da base - em meus testes com o BC905W da Uniden (que opera com outra tecnologia, DECT 6.0 em 1.9 GHz), essa distância já limitava o seu uso, demonstrando "engasgos" na comunicação - e no ZX-777, demonstrou-se inalterado. Muito legal.

Mais um teste. Dobramos a distância, sempre monitorando através do HT Baofeng, e chegamos aos 500 Metros sem que o acessório apresentasse ineficácia de contato.

Finalmente, decidi extrapolar o teste, me distanciando cada vez mais da base, a fim de saber qual seria a real distancia de alcance do PTT com a base. Chegamos a pouco mais de 700 Metros de distância entre os dois pontos, mantendo a qualidade de recepção/transmissão, dentro de uma região edificada. Acima disso, começou a apresentar chiados no RX/TX, o que tornou impossível uma comunicação coerente e decente.

Estamos falando de uma base, com uma pequena antena de aproximadamente 15 centímetros de comprimento, instalada dentro da residencia, que emite uma potência de 300mW (o PTT, irradia seus 500mW de potência) a uma distância de mais de meio Quilômetro entre um ponto e outro. Simplesmente, incrível o desempenho apresentado. Superou minhas expectativas.


Não paramos por aí... Próximo teste, em campo aberto. Instalei o conjunto em meu carro, e me direcionei até uma cidade próxima, a fim de encontrar outro ambiente , com outras características, para concluir minha análise do conjunto.



Com tudo pronto, vamos aos testes. Efetuei alguns contatos com uma repetidora localizada na região da Cantareira, a fim de encontrar algum colega Radioamador que pudesse constatar minha tese de eficiência do conjunto. Bem, por sorte, no momento estavam em contato os colegas Pedro Niccolini (PY2DEL) por São Caetano do Sul, o Sr. Delcio Pagliari (PU2WTT) na região do Parque Antárctica e o amigo Driss Ghali (PU2ZSP), pela Zona Sul de São Paulo. Ambos puderam constatar a eficácia do acessório, e pareciam satisfeitos com o resultado. Enfim, nos testes em campo aberto, conseguimos a marca de pouco mais de 800 Metros de distância, entre a estação instalada no automóvel e a unidade sem fio. Conclusão: Aprovado nos testes de distancia.

Mas...Nem tudo são flores... No quesito autonomia de energia, sua bateria possui um tempo de uso de aproximadamente 3 horas em uso moderado - e diminui para 2 horas, caso o usuário seja um palestrante em potencial. Poderia ser substituída por uma de autonomia maior, e que não passasse a impressão de que poderia estufar e perder a eficácia de armazenamento; entretanto, o tempo de recarga é de, no máximo, 30 minutos - ou ser operado com um carregador conectado, mas aí, a característica de PTT sem fio iria por água abaixo.



PECULIARIDADES,  EXTRAS e "PUXÃO DE ORELHAS"


Bem meus caros, dentro da proposta que o acessório oferece, está além das expectativas. Mas, o que ele pode fazer "além disso"?

Além de oferecer essa comodidade e liberdade do "cordão umbilical" espiralado, o ZOXN ZX-777 permite outro recurso bacana, que é a possibilidade de aceitar mais três unidades sem fio para a conexão com a base principal, proporcionando uma espécie de "mini repetidora de microfones", como havia mencionado inicialmente ao post. Isso permite que, dentro de um raio de quase 1 KM, quatro usuários comuniquem-se entre si e através do transceptor conectado ao conjunto, proporcionando uma comunicação entre grupos, por exemplo.



Mas... O acessório se limita apenas ao uso em equipamentos de uso da banda de 2 Metros/ 70 cm?

Bem, o ZOXN ZX-777 opera na frequência de 200 MHZ, com canalização de 80 frequências, que operam em caráter randômico - ou seja, mudam aleatoriamente - em modulação FM, com desvio de 2,5 KHz. Com esses parâmetros, é específico para equipamentos que operem em Freqüência Modulada.

Mas, como estava muito disposto a estender os testes, vamos colocar ele para funcionar em um equipamento não-especificado ao propósito. Neste caso, um transceptor de HF com opção de operação em modo SSB seria interessante... Mais um desfio a ser superado.


Na ocasião, só tinha disponíveis no momento dois transceptores de uso para o Serviço de Rádio do Cidadão - um Cobra 148 GTL e um Aquário PR-90. O primeiro, não possui pinagem com tensão de 5VDC - e para obter isso, precisaria confeccionar uma pequena interface que suprisse essa falta.

Restou essa tarefa para o Aquário RP-90, que por sorte, possui uma conexão traseira no padrão RJ-45 que faz a função de PTT, para quem deseje instalar o rádio em veículos de forma embutida (como abordei com exclusividade em um post anterior, sobre as característica do transceptor), e que possui em sua pinagem, os 13,8VDC em questão.

Sem problemas em efetuar a confecção do cabo para o RP-90. Aliás, ele possui uma conexão própria para isso.
ALÔ, AQUARIO... TRAGA ESSE ACESSÓRIO PARA ESSE RÁDIO!



N.B: O ZOXN ZX-777 possui uma tolerância de tensão minima de 4.5VDC e máxima de 16VDC para operação. Caso algum amigo aqui venha adquirir o acessório, e efetue as modificações para o uso em outros transceptores, devem respeitar esses valores de tolerância. Não me responsabilizo por danos efetuados por conta de falta de conhecimento ou a não observância destes detalhes, é por conta e risco de cada um.

O único trabalho que tive, por conta disso, foi efetuar a identificação da função da pinagem da conexão RJ-45 do Aquário RP-90 para então efetuar a clipagem do Cabo e colocar o ZX-777 para funcionar no PX (alguns irão achar uma heresia, mas em tempos de Propagação em baixa, todas as análises e testes são bem-vindos), e ver os resultados.

Bem, em algumas reportagens, minha desconfiança se tornou uma certeza: devido ao fato de não possuir uma amplificação aceitável para o uso em SSB, os contatos foram claros, mas sem muita intensidade, e muitos denotaram a característica de tonalidade aguda que o PTT sem fio possui (seu microfone é de eletreto), por outro lado, essa tonalidade é satisfatória para que deseja contatos DX, mas que precisam estar próximos ao transceptor caso necessitem efetuar alguma correção de sintonia, no caso de operação em SSB.
Resumindo... Em SSB, deixa a desejar.




PRÓS:

  • BOA ERGONOMIA, EMPUNHADURA E ACABAMENTO;
  • EFICIÊNCIA E QUALIDADE DE SINAL EM MEDIA DISTÂNCIA DA BASE;
  • CONECTIVIDADE COM OUTRAS UNIDADES PTT SEM FIO;
  • POSSIBILIDADE DE USO EM INÚMEROS TRANSCEPTORES;
  • BOA RECEPÇÃO.

CONTRAS:

  • MANUAL PRECÁRIO, MUITO LIMITADO OU SEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES;
  • AUTONOMIA DE BATERIA É MEDIA, PODERIA SER MELHOR.
  • APLICAÇÃO É LIMITADA PARA USO EM AM E FM; EM SSB, QUALIDADE CAI PRECARIAMENTE.



CONCLUSÃO



Altamente recomendável para aqueles que desejam ter a liberdade de se locomover dentro do perímetro de sua estação, seja ela móvel ou fixa, sem perder o contato de chamados. Indiscutivelmente funcional para choferes e motoristas, que necessitem efetuar uma verificação fora do veículo, e que a limitação do cordão espiralado do PTT ocasionam esse contratempo.


ONDE ENCONTRAR?

  • Dois locais distintos - Ebay e Aliexpress. 
  • Revendedor no Brasil? Esqueça. Seu preço é estimado em R$350,00 - R$450,00 lá fora, não contando encargos alfandegários. Já encontrei vendedores por aqui pedindo a singela quantia de R$600,00... Resta saber se a necessidade é tão grande assim - mas, se colocarmos em questão o custo/benefício... É outra estória. Recomendo.





ESPECIFICAÇÕES



Tipo:                                         Repetidor de Microfone PTT Sem Fio

Modelo:                                    ZOXN ZX-777

Freqüência de Operação:         Base /Microfone: 245-247 MHz

Modulação:                              FM

Canais:                                     80

Estabilidade de Freqüência:    +/- 2.5 ppm

Bateria:                                    3.7V, 700mAh  (Li-Ion) 

Potência de RF:                       300mW (Base)            500mW (Microfone)

Alimentação:                           5-16VDC (base)         3.7VDC (Microfone)

Dimensões (mm):                   Base: 133 (Diam.)             Microfone: 111(Diam.)
                                                            88 (Alt.)                                      64(Alt.)
                                                            27 (Esp.)                                     45(Esp.)

Conexões:                                Base:  1x SMA Fêmea      Microfone:  1x PTT Jack Kenwood
                                                            1x P2 Fêmea Stereo                  1x 5VDC mini Jack
                                                            1x RJ45 PTT/Radio                   

Peso:                                       Base: 124 Gr.                    Microfone: 106Gr.

Fabricante:                              Fugian Quanzhou Zhongxun Electronic Technology Co. Ltd. (ZOXN)
                     
  •              





Flag Counter