Buenas!
Como muitos transceptores não sobrevivem somente com o que são fornecidos, é natural que os fabricantes destes lancem mão de acessórios que agreguem recursos extras ou funcionalidades que facilitem a vida do aficionado.
Não obstante, ainda existem empresas independentes que produzem acessórios para esse fim, com compatibilidade com as principais marcas existentes no mercado. Poderíamos citar como exemplo, a MFJ, Collins, Diamond, Comet, entre tantas outras. Normalmente, são acessórios que até mesmo as fabricantes oficias possuem em seu leque, mas em contrapartida, podem possuir características distintas e/ou inovadoras, coisas que as fabricantes oficiais não fizeram - ou não pensaram em fazer.
Vendo por esse ângulo, fizemos algumas avaliações em alguns acessórios, que se não são tão funcionais, são inovadores em características de uso. Um bom exemplo, é este PTT Wireless da empresa chinesa ZOXN - que se refere ao acessório, como sendo um "Repetidor de Microfone sem fio", e que mais adiante vamos justificar essa proposta.
A EMPRESA
Não me perguntem sobre a tradição da Empresa ZOXN (nome fantasia para a Quanzhou Zhongxun Eletcronics Co. Ltd.), pois o que sabemos, é que foi fundada em 1989, está localizada na cidade de Fujian, na China, e - pasmem - produz e fabrica transceptores VHF/Dual Band das principais marcas do mercado (Icom, Yaesu e Kenwood), além de algumas aberrações que levam o bom nome das Grandes Marcas - e você, ainda levantando polemicas sobre a origem de seu IC2200H, não é... Hi, hi.
Entretanto, essa mesma empresa produz equipamentos sobre a sua marca, que pode ser verificado na
Website da Empresa - o mais interessante, é que só encontrei uma mochila de estampa camuflada sob a marca ZOXN, que nada mais é do que uma Power Supply com bateria, carregador e antena. Não encontrei nada mais a respeito, nem mesmo o tal acessório em seu leque de produtos. É bem provável que trata-se de uma empresa de representação ou algo do gênero. Enfim, melhor não questionar sobre o assunto, é como achar uma agulha em um palheiro. Vamos ao que interessa.
O ACESSÓRIO
Muitos irão achar que se trata de mais um Gadget de funcionalidade limitada, que mais cedo ou tarde, irá ser esquecido dentro de alguma gaveta da mesa da sala de rádio do operador - como acontece com os Headset's de Baofengs, por exemplo. Mas essa impressão acaba por terra, ao se manusear e entender o acessório.
Trata-se de um conjunto composto de uma unidade transmissora/receptora ativa com botão PTT, equipada com conexões para um singelo Headset/fones de Ouvido, com controle de volume de Recepção e recurso de Monitor de RX, uma Lanterna de LED (tradição Chinesa) com desenho, ergonomia e empunhadura similar a de um PTT, com a vantagem de não possuir um cabo espiralado para a conexão ao transceptor. OK, mas... E como diabos existe essa conexão.
|
O kit de uso é completo; No ato da compra, é necessário informar em qual marca de equipamento irá usar, o padrão, pois é enviado com apenas um cabo. |
Simples... Ao conjunto soma-se um módulo que vai conectado ao transceptor, e que fará essa conexão através de rádio-frequencia, auto-alimentado pelas conexões do transceptor em questão (e a maioria, possui essa alimentação de 5VDC, suficientes para colocar o módulo em funcionamento). No módulo, estão as conexões entre Rádio/Módulo, entrada para o Alto-Falante do transceptor (para concluir a função de Recepção a unidade Sem Fio) conexão para a antena (lembrando, o conjunto opera através de Rádio-frequencia) e mais uma tecla CODE, que agrega outras funções que serão mencionadas mais adiante. Somando-se a isso, dois LEDS de operação, um para informa que o equipamento está ligado, e outro, para informar que está em uso.
TAMANHO DE UM HANDHELD, PESO DE UM MAÇO DE CIGARROS.
|
O tamanho é equivalente a um Baofeng UV5R; seu peso e empunhadura também se assemelham ao HT |
O ZX-777 é robusto, em questão de tamanho, mas é leve em peso, pouco mais de 100 Gramas (com a bateria inserida). Possui um eficiente sistema de clip de cinto, firme e rotativo, e caso o usuário deseje, pode-se inserir ao conjunto o discreto cordão de empunhadura, existentes em HT's,
|
Um único botão na parte superior, permite ligar/desligar o aparelho, e a tradicional "lanterninha" chinesa |
O PTT é discreto, não chama a tenção com teclas coloridas ou gigantes, exceto uma pequena antena que "surge" no alto do PTT - e que faz parte do invólucro, é fixa e a princípio, engana um observador menos atento, acreditando tratar-se de um HT de frequência unica.As teclas existentes, aliás, possuem boa ergonomia e de toque simples, na medida certa. O acabamento é bom, e o material empregado é resistente.
|
Material plástico de boa qualidade; Na foto acima, os controles de PTT e volume da Recepção. |
|
Conexões laterais permitem o uso de um PTT padrão Kenwood |
As entradas laterais na parte direita do PTT - para Fones de Ouvido/MIC e para o Carregador DC IN 5V - são protegidas por um invólucro emborrachado, com a indicação de cada função. Na lateral esquerda, encontra-se as Teclas PTT e ajuste de volume de recepção. Acima, temos uma pequena tecla Azul - responsável em ligar/desligar a unidade, e mantendo pressionada, acionamos e desativamos a lanterna de LED, e a antena de 200 MHz. Na parte inferior, a trava da tampa de acesso a bateria de NI-Ion de 3.7V x 700mAh. E na parte frontal, um LED Bicolor de indicação de TX/RX/ Carga. E só.
|
Unidade PTT poderia ter uma bateria com autonomia maior. |
A base, por sua vez, é tão leve quanto o PTT, e no conjunto vem com um suporte para que seja fixado da forma que o usuário deseje. Possui uma pequena antena, que se assemelha a um Roteador Ethernet Wireless, além das conexões RJ45 e P2.
|
Na parte traseira, conexões para o Cabo - que vai para o transceptor, P2 para o Speaker Out, e Antenna SMA de 240 MHz. Tecla CODE, para parear outras unidades PTT (no máximo, 4) |
COLOCANDO O CONJUNTO EM USO -
Um Pequeno Suplício
Depois das apresentações, vamos colocar esse acessório em uso. Como o proprietário efetuou a compra, e solicitou que fosse enviado o cabo de conexão entre o módulo-transceptor no padrão Kenwood (o fabricante oferece para opção, além da conexão RJ-45 padrão Kenwood, as opções do mesmo tipo de conector para Icom, Yaesu e Motorola, mas SOMENTE UMA OPÇÃO das que deseje optar - ou seja, se você desejar conectar o acessório em outro equipamento, eles lhe dão duas opções: Ou compra TODOS os cabos de conexão ou FODA-SE, nobre usuário final)...Bem, como eu tenho um TM261-A, e que trabalha com essa conexão, "não terei problemas"... Pois é.
Descobri o motivo do qual o PTT de meu transceptor não possuía todas as funcionalidades - há alguns anos atrás, tive um surto de raio em minha estação, onde na ocasião meu TM261A estava conectado a antena, e uma centelha danificou alguns equipamentos, entre eles, o PTT do rádio. Como a maioria das funções que eu usada, estavam disponíveis no transceptor, não dei importância pelo fato da iluminação do PTT ter apagado - só me dei por conta ao perceber que a tensão de 5VDC não estava funcionando na entrada do Microfone do rádio - lembrando, que para que o acessório funcione, é necessário a existência desta tensão no pino 2 do conector RJ-45. O que fazer?
Bem... Não estava com muita disposição para efetuar o reparo naquele momento - e se algum leitor puder me passar a dica para reparo desse problema, irei agradecer de antemão - e coloquei o então enfermo TM261 de lado, e vamos efetuar os testes em outro Transceptor... No meu caso, ainda tinha o VR-D588UV para concluir minhas impressões, mas a pinagem não "bate". Bem, vamos ver no manual a configuração de pinagem.
CADÊ A INFORMAÇÃO???? Simplesmente, não existe no Manual.
Fiquei naquele dilema, arrumar o TM261, ou colocar a massa cinzenta para funcionar? Optei pela segunda alternativa, para então compartilhar a informação por aqui...Mas que eu deixe bem claro, tal informação ter sido suprimida pelo fabricante, é uma total carência de bom senso ao consumidor final!
Verificando a pinagem do cabo que veio no conjunto, e assimilando suas características, cheguei a conclusão que são apenas quatro fios que efetuam a conexão do conjunto - +5VDC, PTT (ou TX), GND (Terra), MIC e GND MIC. O restante, não é usado, por não possuir as funções UP/DOWN no acessório.
O padrão é o mesmo dos conectores RJ-45 de alguns modelos da Kenwood, que segue a seguinte orientação:
1 - Não conectado
2 - +5VDC
3 - GND (terra)
4 - PTT (TX)
5 - GND MIC
6 - MIC
7 - Não conectado
8 - Não Conectado
Ou simplesmente, sigam a imagem abaixo:
Pois bem...
Depois de alguns minutos climpando cabos e testando a conectividade, finalmente o procedimento foi um sucesso, sem avarias ou danos. Bastou ligar o equipamento, para que a luz de indicação POWER acendesse no módulo. Bastou apenas efetuar a conexão do cabo P2 estéreo (que vem no kit) entre o módulo e a saida SPK do transceptor, ajustar o volume do transceptor para depois, ligar o PTT. Efetuado os testes de comando de TX e RX, vamos partir para o passo seguinte.
EFICÁCIA, DESEMPENHO E ANÁLISE DE USO
É evidente que os primeiros testes foram efetuados da estação fixa, em doses homeopáticas. Para tanto, usei um Baofeng UV-5R "ressuscitado" como base de verificação de qualidade de recepção e equalização da dosagem de volume de saída da recepção do rádio.
|
No detalhe, a clássica "lanterninha" Quebra um ganho em locais de escuridão absoluta. |
A pouco mais de 20 metros de distancia da base, a qualidade é a mesma como se estivesse usando um PTT com fio. Natural.
Decidi aumentar o desafio, fui até a saída de minha casa, já com uma distancia de 50 metros... As características não se alteraram.
Vamos adiante... fui até a esquina da rua, já dentro de seus 65 metros, com os obstáculos de concreto e alvenaria nos limitando. Nas avaliações, Nenhuma diferença. Começou a ficar interessante.
Determinamos mais um parâmetro de distância, uns 250 Metros da base - em meus testes com o BC905W da Uniden (que opera com outra tecnologia, DECT 6.0 em 1.9 GHz), essa distância já limitava o seu uso, demonstrando "engasgos" na comunicação - e no ZX-777, demonstrou-se inalterado. Muito legal.
Mais um teste. Dobramos a distância, sempre monitorando através do HT Baofeng, e chegamos aos 500 Metros sem que o acessório apresentasse ineficácia de contato.
Finalmente, decidi extrapolar o teste, me distanciando cada vez mais da base, a fim de saber qual seria a real distancia de alcance do PTT com a base. Chegamos a pouco mais de 700 Metros de distância entre os dois pontos, mantendo a qualidade de recepção/transmissão, dentro de uma região edificada. Acima disso, começou a apresentar chiados no RX/TX, o que tornou impossível uma comunicação coerente e decente.
Estamos falando de uma base, com uma pequena antena de aproximadamente 15 centímetros de comprimento, instalada dentro da residencia, que emite uma potência de 300mW (o PTT, irradia seus 500mW de potência) a uma distância de mais de meio Quilômetro entre um ponto e outro. Simplesmente, incrível o desempenho apresentado. Superou minhas expectativas.
Não paramos por aí... Próximo teste, em campo aberto. Instalei o conjunto em meu carro, e me direcionei até uma cidade próxima, a fim de encontrar outro ambiente , com outras características, para concluir minha análise do conjunto.
Com tudo pronto, vamos aos testes. Efetuei alguns contatos com uma repetidora localizada na região da Cantareira, a fim de encontrar algum colega Radioamador que pudesse constatar minha tese de eficiência do conjunto. Bem, por sorte, no momento estavam em contato os colegas Pedro Niccolini (PY2DEL) por São Caetano do Sul, o Sr. Delcio Pagliari (PU2WTT) na região do Parque Antárctica e o amigo Driss Ghali (PU2ZSP), pela Zona Sul de São Paulo. Ambos puderam constatar a eficácia do acessório, e pareciam satisfeitos com o resultado. Enfim, nos testes em campo aberto, conseguimos a marca de pouco mais de 800 Metros de distância, entre a estação instalada no automóvel e a unidade sem fio. Conclusão: Aprovado nos testes de distancia.
Mas...Nem tudo são flores... No quesito autonomia de energia, sua bateria possui um tempo de uso de aproximadamente 3 horas em uso moderado - e diminui para 2 horas, caso o usuário seja um palestrante em potencial. Poderia ser substituída por uma de autonomia maior, e que não passasse a impressão de que poderia estufar e perder a eficácia de armazenamento; entretanto, o tempo de recarga é de, no máximo, 30 minutos - ou ser operado com um carregador conectado, mas aí, a característica de PTT sem fio iria por água abaixo.
PECULIARIDADES, EXTRAS e "PUXÃO DE ORELHAS"
Bem meus caros, dentro da proposta que o acessório oferece, está além das expectativas. Mas, o que ele pode fazer "além disso"?
Além de oferecer essa comodidade e liberdade do "cordão umbilical" espiralado, o ZOXN ZX-777 permite outro recurso bacana, que é a possibilidade de aceitar mais três unidades sem fio para a conexão com a base principal, proporcionando uma espécie de "mini repetidora de microfones", como havia mencionado inicialmente ao post. Isso permite que, dentro de um raio de quase 1 KM, quatro usuários comuniquem-se entre si e através do transceptor conectado ao conjunto, proporcionando uma comunicação entre grupos, por exemplo.
Mas... O acessório se limita apenas ao uso em equipamentos de uso da banda de 2 Metros/ 70 cm?
Bem, o ZOXN ZX-777 opera na frequência de 200 MHZ, com canalização de 80 frequências, que operam em caráter randômico - ou seja, mudam aleatoriamente - em modulação FM, com desvio de 2,5 KHz. Com esses parâmetros, é específico para equipamentos que operem em Freqüência Modulada.
Mas, como estava muito disposto a estender os testes, vamos colocar ele para funcionar em um equipamento não-especificado ao propósito. Neste caso, um transceptor de HF com opção de operação em modo SSB seria interessante... Mais um desfio a ser superado.
Na ocasião, só tinha disponíveis no momento dois transceptores de uso para o Serviço de Rádio do Cidadão - um Cobra 148 GTL e um Aquário PR-90. O primeiro, não possui pinagem com tensão de 5VDC - e para obter isso, precisaria confeccionar uma pequena interface que suprisse essa falta.
Restou essa tarefa para o Aquário RP-90, que por sorte, possui uma conexão traseira no padrão RJ-45 que faz a função de PTT, para quem deseje instalar o rádio em veículos de forma embutida (como abordei com exclusividade em um post anterior, sobre as característica do transceptor), e que possui em sua pinagem, os 13,8VDC em questão.
|
Sem problemas em efetuar a confecção do cabo para o RP-90. Aliás, ele possui uma conexão própria para isso. ALÔ, AQUARIO... TRAGA ESSE ACESSÓRIO PARA ESSE RÁDIO! |
N.B: O ZOXN ZX-777 possui uma tolerância de tensão minima de 4.5VDC e máxima de 16VDC para operação. Caso algum amigo aqui venha adquirir o acessório, e efetue as modificações para o uso em outros transceptores, devem respeitar esses valores de tolerância. Não me responsabilizo por danos efetuados por conta de falta de conhecimento ou a não observância destes detalhes, é por conta e risco de cada um.
O único trabalho que tive, por conta disso, foi efetuar a identificação da função da pinagem da conexão RJ-45 do Aquário RP-90 para então efetuar a clipagem do Cabo e colocar o ZX-777 para funcionar no PX (alguns irão achar uma heresia, mas em tempos de Propagação em baixa, todas as análises e testes são bem-vindos), e ver os resultados.
Bem, em algumas reportagens, minha desconfiança se tornou uma certeza: devido ao fato de não possuir uma amplificação aceitável para o uso em SSB, os contatos foram claros, mas sem muita intensidade, e muitos denotaram a característica de tonalidade aguda que o PTT sem fio possui (seu microfone é de eletreto), por outro lado, essa tonalidade é satisfatória para que deseja contatos DX, mas que precisam estar próximos ao transceptor caso necessitem efetuar alguma correção de sintonia, no caso de operação em SSB.
Resumindo... Em SSB, deixa a desejar.
PRÓS:
- BOA ERGONOMIA, EMPUNHADURA E ACABAMENTO;
- EFICIÊNCIA E QUALIDADE DE SINAL EM MEDIA DISTÂNCIA DA BASE;
- CONECTIVIDADE COM OUTRAS UNIDADES PTT SEM FIO;
- POSSIBILIDADE DE USO EM INÚMEROS TRANSCEPTORES;
- BOA RECEPÇÃO.
CONTRAS:
- MANUAL PRECÁRIO, MUITO LIMITADO OU SEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES;
- AUTONOMIA DE BATERIA É MEDIA, PODERIA SER MELHOR.
- APLICAÇÃO É LIMITADA PARA USO EM AM E FM; EM SSB, QUALIDADE CAI PRECARIAMENTE.
CONCLUSÃO
Altamente recomendável para aqueles que desejam ter a liberdade de se locomover dentro do perímetro de sua estação, seja ela móvel ou fixa, sem perder o contato de chamados. Indiscutivelmente funcional para choferes e motoristas, que necessitem efetuar uma verificação fora do veículo, e que a limitação do cordão espiralado do PTT ocasionam esse contratempo.
ONDE ENCONTRAR?
- Dois locais distintos - Ebay e Aliexpress.
- Revendedor no Brasil? Esqueça. Seu preço é estimado em R$350,00 - R$450,00 lá fora, não contando encargos alfandegários. Já encontrei vendedores por aqui pedindo a singela quantia de R$600,00... Resta saber se a necessidade é tão grande assim - mas, se colocarmos em questão o custo/benefício... É outra estória. Recomendo.
ESPECIFICAÇÕES
Tipo: Repetidor de Microfone PTT Sem Fio
Modelo: ZOXN ZX-777
Freqüência de Operação: Base /Microfone: 245-247 MHz
Modulação: FM
Canais: 80
Estabilidade de Freqüência: +/- 2.5 ppm
Bateria: 3.7V, 700mAh (Li-Ion)
Potência de RF: 300mW (Base) 500mW (Microfone)
Alimentação: 5-16VDC (base) 3.7VDC (Microfone)
Dimensões (mm): Base: 133 (Diam.) Microfone: 111(Diam.)
88 (Alt.) 64(Alt.)
27 (Esp.) 45(Esp.)
Conexões: Base: 1x SMA Fêmea Microfone: 1x PTT Jack Kenwood
1x P2 Fêmea Stereo 1x 5VDC mini Jack
1x RJ45 PTT/Radio
Peso: Base: 124 Gr. Microfone: 106Gr.
Fabricante: Fugian Quanzhou Zhongxun Electronic Technology Co. Ltd. (ZOXN)