Por Sérgio Solon Santos
Nas principais cidades brasileiras algumas rádios costumam operar na ilegalidade. A concessão é dada, por exemplo, para uma cidade do interior. É comum políticos e até líderes religiosos darem um “jeitinho” para levar a programação até as cidades maiores.
Antes sintonizada nos 96.5FM de São Paulo, a Rádio Vida FM deixou de ser sintonizada pelos paulistanos desde 28 de fevereiro. Essa era até então a rádio gospel mais ouvida da maior cidade do país. Por ser uma emissora de São José dos Campos (SP), a rádio 96,5 não poderia ter seu transmissor na Serra de Itapeti, Mogi das Cruzes (SP), o que não é permitido pelas regras da Anatel.
Problemas que o dinheiro pôde superar. A Rádio Vida em São Paulo, agora com o nome de SUPER VIDA, pode ser sintonizada pelos 92,5FM.
A Rádio Vida não foi a única que foi bloqueada pela Polícia Federal. A operação cortou o sinal de outras 15 emissoras, entre elas algumas rádios evangélicas como a Rede Aleluia.
O motivo é exatamente o mesmo: com concessões para o interior, essas emissoras funcionavam na capital paulista infringindo as regras da Anatel.
As rádios bloqueadas são: Alpha (FM 101,7) e Rock (FM 89,1) de Osasco, Nativa (FM 95,3) e Mix (FM 106,3) de Diadema, Energia 97 (FM 97,7) e Rede Aleluia de rádio (FM 99,5) de Santo André, Sulamérica Trânsito (FM 92,1) de Mogi das Cruzes, Tupi (FM 104,1) de Guarulhos, Terra (FM 97,3) de Atibaia, FM 98,1 de Itatiba, Bandeirantes (FM 90,9) de Itanhaém, Expressão (FM 106,9) e Scalla (FM 102,1) do Arujá, 106 Love (FM 105,7) e Tropical (FM 107,9) de Itapecerica da Serra.
“Rádio Rodinha” é aliado do PT em Brasília
Quem parece ser especialista em adotar esse tipo de estratégia é Paulo Masci de Abreu (foto acima). O sócio do hotel que contrataria José Dirceu é também conhecido pela prática de transformar pequenas rádios do interior em emissoras milionárias, com direito a antenas instaladas a revelia em plena Avenida Paulista.
Masci é dono da Rede Mundial de Comunicações. São dele, por exemplo, a antiga Tupi FM, uma das emissoras de maior audiência na capital paulista, especializada em música sertaneja, e a Kiss FM, que toca rock clássico.
A rede CBS (Comunicações Brasil Sat), também de sua propriedade, possui ainda as rádios Mundial, Terra FM, Melodia e Scalla FM.
O empresário é irmão de José Masci de Abreu, ex-deputado e presidente nacional do PTN, que integrou a coligação da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2010.
Fonte: Site Radio de Verdade