Buenas!
Com o aquecimento do mercado de radiocomunicação, empresas tradicionais do segmento veêm com bons olhos a grande oportunidade de lançar novos equipamentos, com recursos e tecnologia de ponta onde notadamente, acreditava-se que não haveria mais o que inovar.
Uma dessas empresas é a President, que há décadas disponibiliza a seus aficionados da marca, equipamentos com qualidade de construção e robustez. E com não poderia deixar de ser, trouxe há pouco mais de três anos, uma releitura de equipamentos que fizeram a festa em muitas estações do nundo - os transceptores Lincoln e Grant. Nesta postagem, irei mencionar sobre o President Lincoln II, um rádio voltado para o público de operadores do serviço de Radioamador destinado à banda de 10 Metros, que vem se tornando bastante inúmero e popular, principalmente aqui no Brasil, onde o índice de ingresso a Classe, vem aumentando ao longo dos meses. Lançado em 2013, o transceptor vem sendo a opção para os operadores mais exigentes.
Após anos de pesquisa e avaliação de projeto, a President finalmente chegou a versão final do produto, que apesar do nome, remetendo ao sucesso do modelo anterior, lançado na década de 90 do século passado, mantém suas características de dimensões reduzidas, sem abrir mão do desempenho que possuia em sua versão anterior.
|
Em sua primeira definição, o President Lincoln já apresentava uma identidade única, que atraiu inúmeros aficionados ao modelo pelo mundo. |
O Lincoln II é, sem dúvida, pequeno. com x x x de dimensões, se assemelha ao CRE 8900 em tamanho, entrado para o roll do segmento de equipamentos "DIN SIZE". Mesmo assim, ainda não consegue superar o tamanho de um Midland 79-290 (já fora de produção) ou de um Maxlog M-8900 (estranhamente, indisponível para vendas), mas isso não impede de ser considerado acessível para instalação em veículos onde o espaço interno da cabine, se tornou um desfio para a sua introdução.
|
Equipamento possui dimensões reduzidas. aqui. comparando o tamanho com o CRE 8900, a esquerda. |
|
Comparação de tamanho, em relação ao CRE 8900 e o Midland 79-290 |
|
Nesta comparação de comprimento, o Midland continua sendo o menor, perdendo apenas para o Maxlog M8900. |
O design mudou, e pouco remete a seu antecessor, descontinuado em 2000. Está agregando novas funções, que até então não estavam disponíveis anteriormente, como por exemplo, a opção Off-set de frequencia, recursos de ajuste do ganho de Microfone (no anterior, se limitava ao toque de um botão, que limitava a intensidade de ganho), recursos de Eco (com direito ajuste de tempo e delay, de forma digital, o que na minha opinião, só são necessários em algumas ocasiões importantes) recursos de VOX (sim, e com direito a ajustes de nivel de sensibilidade e anti-VOX, além do tempo de acionamento, coisas que só temos acesso a grandes equipamentos). Outros recursos estão presentes, como o CTCSS e DCS em modo FM, para uso em repetidoras de 10 Metros (adivinhem se não testei esses recursos? E funcionam perfeitamente!).
Uma atenção especial foi voltada ao display. Com multifunções, permite ao usuário ter acesso total com a informação do equipamento, desde voltagem, índice de ROE em números, TOT, frequencímetro passivo com ajuste de frequência em cinco opções, escolha de iluminação do display (em três cores) ajuste de intensidade de iluminação, ajuste de intensidade de monitoramento da Transmissão (Talkback), Sistema de proteção de Voltagem alta/Baixa, Sistema de proteção de SWR alta, S-Meter digital preciso - não apresenta problemas de AGC nem de imprecisão de indicação de intensidade de sinal, os movimentos são suaves... Ufa! É muito recurso para um equipamento tão pequeno.
Pois bem... O modelo avaliação é a versão 3, a qual sofreu algumas modificações em relação as versões anteriores, as quais apresentavam problemas no uso em SSB, e instabilidade na frequencia. E aqui eu deixo uma breve opinião, com relação a postura que a President tomou a respeito. Ao verificar com seus usuários estes problemas verificados em algumas unidades anteriores. a President prontamente emitiu uma nota, informando aos usuários e técnicos do segmento, a necessidade de efetuar a correção, e disponibilizou a solução para os problemas. Em seguida, efetuou a correção nos equipamentos que se encontravam em estoque e na versão atual, efetuou a correção final. Isso diferencia profundamente a importância da empresa em ter seu produto atendendo as necessidades do usuário final, em contrário a empresas que simplesmente, deixaram mutos usuários de modelos e marcas de equipamentos sem qualquer respaldo ou suporte no pós-venda. Ganhou meu respeito, sem dívida. Parabéns pela atitude da President Group!
AVALIAÇÃO - QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO.
A President não mediu esforços em disponibilizar um equipamento com qualidade na sua montagem. E isso se percebe no Lincoln II, há coerência na junção das tampas, com o painel frontal. A distribuição dos botões é bem definida, comandos de toque em sua grande maioria, ficam ao lado esquerdo, Comando de ajuste variável, no centro inferior e lado direito. Os botões tem pegada suave, não escorregam entre os dedos, e transmitem segurança no ajuste. O seletor de canais, de dupla função, não possuem folgas, é rígido na medida ideal e preciso. O dissipador traseiro é grande, de boa qualidade e bastante eficiente - o equipamento não demonstrou aquecimento demasiado, mesmo usando em um regime severo. O suporte é robusto, e vem com proteção de EVA para evitar marcas nas tampas do transceptor.
PTT - é relativamente de tamanho médio, se comparado a equipamentos clássicos, como o Cobra 148 GTL, e grande se compara ao de um Anytone AT-5555. De superfície lisa, se assemelha ao de um Alinco. possui na parte superior os comandos de UP/DOWN, emborrachados, de boa serigrafia. Utiliza capsula de eletreto, e o conector possui 6 pinos. Seu cabo espiralado é resistente a tensões e intempéries. Atenção especial para quem pretende colocar Microfone Preamplificado: o pino 6 possui tensão de 9VDC, e no microfone original, um circuito composto de diodo Zener e resistores. Verifiquem o manual para esclarecer as condições de instalação.
A President também disponibilizou para os radios Lincoln II e Grant II, o acessório PTT sem fio President Liberty, que permite maior liberdade de uso para o usuário final. Simples e funcional, porém, não possui Ganho preamplificado - mas vale pela praticidade.
SERIGRAFIA E ILUMINAÇÃO DO PAINEL/DISPLAY - Possui a tonalidade de um branco intenso, sem borrões, descrição das funções do painel, e preta nos botões de toque, de fácil leitura até mesmo em ambientes pouco iluminados. Isso vale para os botões de toque e de ajuste variável, que possuem retro iluminação bem definida.
FUNCIONALIDADE DOS BOTÕES - Leva-se um tempo até se acostumar com todas as funções disponíveis do transceptor, mas não é um grande segredo a ser desvendado. Os botões de toque agregam duas funções, em sua maioria. um leve toque disponibiliza as funções principais, e um toque de pressão de dois segundos, disponibiliza as funções secundárias. Não há a necessidade de acessar sub funções, pressionando o botão Menu, com em alguns modelos. Isso define praticidade na operação para muitos usuários que ficam confusos em acessar submenus. O tempo de opção de escolha é mais extenso, o que permite ao usuário inicial, se familiarizar com a operacionalidade do transceptor.
PAINEL TRASEIRO - quem acredita que o painel traseiro resume apenas as entradas do canbo de força DC, e saída de Auto Falante externo, terão uma surpresa. Além do grande dissipador, o President Lincoln II possui entradas para a chave de manipulação de CW - eficiente e funcional - entrada para o microfone para o uso com VOX, onde se faz necessário, o uso de um plug de 2,5mm ou de um adaptador ( testei com um microfone dinâmico, excelente!) e entrada para o cabo de dados Mini-USB.
Esse transceptor, até onde sei, não é programável via PC, porém, acredita-se que seja para prováveis atualizações de Software ou, para ajustes com programa proprietário, que, logicamente, a President não disponibiliza para o usuário final, como de exemplo, para os usuários da Anytone. Acho até coerente, pois todas as funcionalidades, já estão disponíveis.
AVALIAÇÃO - RECEPÇÃO
Realmente, estou muito surpreso. Não tive acesso as primeiras unidades do President Lincoln II, desde o seu lançamento, para fazer comparações com os problemas iniciais que apresentou em algumas unidades, mas, se comparando a outros equipamentos os quais pude ter acesso, a qualidade de recepção deste Lincoln II é surpreendente, dentro de sua aplicação. Não existem estalos, a recepção de estações distantes é nítida, e de estações locais não emitem aquele som "rachado" como em alguns modelos no mercado. O ajuste do AGC ficou excelente. Opções de filtragem, como o NB/ANL e o Hi-Cut, funcionam perfeitamente. Os batimentos laterias são reduzidos, e interferências vindas de motores externos são quase imperceptíveis. O alto falante interno é pequeno, mas não impediu que eu pudesse obter reportagens nítidas.
O ajuste de RF de Ganho é comprometido com a função, não possui carência ou excesso de ajuste. Poucas foram as vezes que precisei reajustar, para ouvir esta ou aquela estação. Muito bom.
AVALIAÇÃO - TRANSMISSÃO
Essa é a melhor parte...Confesso que fiquei um pouco tenso, com receio de me decepcionar com o desempenho do rádio, acreditava que poderia se equiparar a alguns transceptores que já havia testado anteriormente, e fiquei pensando: "seria mais um tiro no pé?"
Ledo engano! Surpreendente, a capacidade do rádio. Em todas as reportagens de outras estações, obtive a mesma resposta na qualidade de áudio. Intenso, nítido, forte. Acentuado para o Médio-Agudo, ideal para contatos DX. Não racha, não distorce. Isso, operando com seus 50W PEP de potência (estranhamente, no manual ele vem descrito com potência máxima de 31W PEP em SSB).
Não apresentou aquecimento exagerado, e também não apresentou desvio de frequência, muito comum em equipamentos do seu porte. Passei uma longa tarde, efetuando contatos locais, e distantes. Realmente, o pequeno é parrudo!
CONSTRUÇÃO
O equipamento é bem construído e utiliza arquitetura SMD, segmento que já está bastante familiarizado no mercado de radiocomunicação há anos. Sua base vem de projetos de ponta da empresa Qixiang Electron Science & Tecnology Co. , entretanto, passou pelas rigorosas exigências de qualidade da President Group para sua aceitação e definição ao mercado. é uma visão mais coerente do que o consumidor deseja - equipamentos robustos, confiáveis, duráveis. Uma boa lição a ser seguida pelos demais fabricantes, que não se abre mão da qualidade, com economia de produção. Pensem bem nisso, ao se adquirir equipamentos onde nem sabemos onde fica a fábrica (alás, alguém já viu a fábrica da Voyager?)
MULTIUSO
O President Lincoln II sempre foi, um transceptor destinado ao uso para a Banda de 10 Metros de uso exclusivo para o serviço de Radioamador, isso não é segredo para ninguém. Entretanto, e levando em consideração que em cada país, existe sua Legislação própria, o range de frequências pode mudar. Isso acontece em países Europeus, onde cada nação adotou por exemplo, o uso específico para o espectro. Bem como é de conhecimento geral, a primeira versão do President Lincoln permitia a alteração do equipamento para uso na faixa de 11 Metros (CB), e assim, tornou-se a coqueluche da época. E isso não seria diferente para o President Lincoln II, afinal, o Brasil não é o centro do universo nas telecomunicações - e se fosse, tem muito o que aprender.
No Lincoln anterior, se fazia necessário um jumper para acesso a banda de 11 Metros, no seu precessor, o recurso é o contrário. Acessando a parte inferior do transceptor, com a tampa devidamente removida, localize o ponto na PCB identificado como EXP. Vai encontrar devidamente soldado um fio branco. Opte por cortar este fio ou dessoldá-lo, para ter acesso ao range de 25.615 a 30.105 MHz. Lembrando que a Legislação vigente no Brasil, não permite o uso de equipamentos que operem com potência acima do permitido - 10W RMS em AM/FM, e 25W PEP em SSB, e frequência de 26.965 a 27.860 MHz.
HOMOLOGAÇÃO
NÃO, este equipamento não é homologado na Brasil, pois nenhuma empresa representa ele por aqui.
Bem, como a minha intenção não é usar ele para a banda de 11 Metros, a minha intenção é providenciar sua certificação e homologação para o meu uso, por uma razão muito simples... Como ele possui uma Certificação de Conformidade de uso internacional, através de uma entidade idônea e reconhecida, a possibilidade de solicitar sua regularização de uso no Brasil é mais tranquila, porém, não a mais fácil.
Agora, a provocação.... Alguém consegue o mesmo com um Voyager 158EGTL DX ou similares? Pois é, a diferença é esta, entre a legalidade e a CLANDESTINIDADE.
ONDE COMPRAR?
Como não existem representantes disponibilizando a venda deste equipamento no Brasil - fica um alerta para as empreses do segmento - este exemplar foi adquirido nos EUA (pelo Ebay), importado e com as taxas tributárias devidamente pagas. o preço é média, é de uns US$ 350,00. Mas se avaliarem o custo-benefício, verão que é uma boa aquisição.
ESPECIFICAÇÕES
GERAL
Modos de Modulação: AM/FM/SSB/ CW
Range de Frequencia: De 28.000 MHz a 29.700 MHz
(25.615 MHz a 30.105 MHz Exportação)
Impedância: 50 Ω
Tensão de Alimenção: 13,2 VDC
Tamanho - em mm: 170 (largura) x 52 (altura) x 250 ( Profundidade)
Peso: 1.4 Kg
TRANSMISSÃO
Tolerância de frequencia: +/- 300Hz
Potência de transmissão: 12W AM/ 28W FM/ 31W (PEP) SSB/ 12W CW
Emissão de Harmônicos: Inferior a -50dBc
Resposta de Frequencia: 300Hz a 3KHz em AM/FM/SSB
Potência de de emissão em canal adjacente: Inferior a 20µW
Sensibilidade do microfone: 3 mV
Consumo: 6A ( com modulação)
Distorção máxima de sinal modulado: 2%
RECEPÇÃO
Sensibilidade máxima a 20dB sinad 0,7 µV - 110dBm (AM)
0,35 µV - 116dBm (FM)
0,28µV - 118 dBm (SSB/CW)
Resposta de Freqüência: 300Hz a 3KHz (AM/FM/SSB)
Sensibilidade de canal adjacente: 60dB
Potencia de Áudio Maximo: 3W
Sensibilidade do silenciador: min. 0,2 µV - 120 dBm / maximo 1 mV - 47 dBm
Taxa de Rejeição: 60 dB
Taxa de IF: 70 dB
Consumo: 400mA nominal / 800mA max.
Fabricante: Qixiang Electron Science & Tecnology Co., sob
supervisão dA PRESIDENT ELECTRONICS GROUP.
73 a todos e até a próxima!