.quickedit{ display:none;visibility:hidden;}

Translate

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

IMPRESSÕES - RADIO CRE 8900





Por PX2 Y7684 - PU2TBR


Buenas!

Essa postagem, eu enrolei muito tempo para subir - já estava pronta, desde Outubro de 2013, seria simultânea com a postagem do Microfone Wireless Bearcat da Uniden, mas, fui adiando pois coincidiu com o "convite gentil" de um Mal-Humorado para retirar-me de publicações de um outro blog que contribuía - e nem teve a gentileza e manter a autoria da postagem... Que deselegante - e assim acabou ficando durante meses no Rascunho, até me decidir se iria postar algo para informação e alegria de muitos,ou se seria mais uma promoção de imagem para "terceiros". Pois bem, como o Blog não vive de recursos do tipo "Ctrl +C, Ctrl+V,  acho que agora a coisa sai, e lá vamos nós!

Nunca gostei do mês de Outubro,ainda mais o deste ano (2013) é como se fosse o mês apenas dedicado a todas as teorias da "Lei de Murphy", parece que nada dá certo, ou se dá, é de forma traumática, ou deixa sequelas...Temperamentos azedos, incompatibilidade de pontos de vista, exigências desnecessárias. Mas, picuinhas à parte, vamos para o que interessa - análise de equipamentos. Afinal, esse é o propósito da coisa, com o intuito de disseminar a informação - sem pedir nada em troca. Isso é Hobby, não modo de vida ou sobrevivência.

Há algum tempo atrás, postei a respeito de uma provável - e bem recebida - atualização dos equipamentos vindos do exterior, em especial no que se diz respeito a Faixa do Cidadão - não é segredo, gosto muito da faixa, apesar de contratempos que surgem por lá - seja rodadas as quais o assunto central, todo o santo dia, é a respeito de testes de áudio, ou se apenas um encontro informal de amigos (assuntos estes, que mais me agradam, pois não há uma mecanização dos QSO's). E como existe sempre uma novidade e outra, no segmento de equipamentos para o uso do serviço de Radioamador, nada mais justo que a Faixa do Cidadão ser agraciada de igual teor - ou pelo menos, que chegue perto disso, mesmo que com equipamentos modelo Exportação (acho uma grande perda de tempo, questões sobre esse ou aquele rádio, porque este ou aquele não é homologado... Porém, vivemos em um regimento de Leis que não pegam, e as que existem, são falhas, por inúmeros motivos. Mas não vou levantar bandeira sobre quem age certo ou errado nesse sentido, afinal, o livre-Arbítrio é dom de cada um).

Bom, essa possível atualização seria a respeito do Hannover BR-9000 - um equipamento que criou muitas discussões, seja em elogios quanto em críticas - mas que trouxe algo de novo agregado a tecnologia e um novo conceito de se usar radio. Requer alguns aprendizados em seu uso, e com o tempo, acaba se tornando uma experiência nova, sobre um conceito antigo.


Essa atualização imaginada seria em relação a um novo layout, alguns recursos extras, novo design, enfim... Tal divagação não ocorreu, e o modelo comercializado continua com o mesmo layout - porém, todos os problemas que existiam foram corrigidos, e algumas funções foram implementadas. Melhorou bastante nos últimos releases, e as queixas, desapareceram (por ora, pelo menos).

Mesmo assim, continua sendo motivo de polêmica, quanto a sua construção, e  o desempenho cria uma certa desconfiança para os mais puritanos, que ainda não se acostumaram com o conceito.

Caso houvesse essa atualização, o mais provável seria um equipamento com os requisitos de outro equipamento que é comercializado na Europa - em especial na França - com o nome CRE, modelo 8900, que também é produzido pela Qixiang, a mesma do Anytone e Hannover. E explico o porquê.

Esse modelo segue os rígidos requisitos de operação exigidos pelo CEPT, os quais se resumem em nível de potencia, nível de modulação, blindagem e afins. E devido a essa exigência, foi concebido um equipamento que agregasse esses requisitos, além de ser de dimensões reduzidas - não precisa ser um trambolho gigante para ser eficiente (é só ver os excelentes equipamentos de HF e VHF que temos no mercado, há anos) e o resultado disso, é o que se segue adiante.


O RADIO

Adquiri um exemplar recentemente - na realidade, já faz pouco mais de seis meses. O modelo me agradou, por não possuir detalhes que comprometeriam a análise. No conjunto - que não veio com sua caixa original - constava o radio, o suporte veicular, o manual e o cabo de programação (sim, esse rádio também é programável). A curiosidade em saber se tratava-se de um equipamento semelhante ao que já tinhamos disponivel no mercado, aumentou ainda mais o suspense.

Apesar do Layout ser muito semelhante ao do AT-5555, alguns detalhes diferenciam com relação ao display - no CRE8900, a iluminação não ofusca as informações e os dígitos




Ao chegar na estação, o primeiro procedimento foi efetuar uma análise física do rádio - ou seja, ligar e ver se estava tudo OK. Ao ligar, me deparei com muitas semelhanças com a base do AT-5555: layout do display, funções, recursos e ajustes.

Trata-se basicamente do mesmo equipamento, neste quesito de operacionalidade. Não tive nenhuma dificuldade em operar, mas não poderia ser somente isso - tinha que haver mais coisas, e com isso, a análise foi se aprofundando.

A começar, a configuração. O radio estava programado para operar na banda de 10 metros - e essa, é sua proposta, mas após pressionar alguns botões no painel, para supostamente efetuar a modificação de range de frequência - muito  semelhante ao que ocorre nos Anytones, Hannovers e Aquários por aí - e a opção pra bandas de 11 e 10 metros ficam disponíveis.

Outro detalhe interessante, é seu tamanho. Ele é menor que seu compadre Anytone - Suas medidas são 17 x 5.2 x 21.5cm (as do Hannover, são 25 x 6 x 28cm), o que faz dele, um dos menores equipamentos com recurso de SSB no mercado, atrás do Magnum 257 e do Uniden Bearcat BC980SSB - não comparo com o Midland 79-290, por não estar mais em produção. Se bem que, depois do lançamento do Aquario RP-90, o CRE8900 perdeu esse posto.






Seu layout é bem resolvido, com o deslocamento do conector do microfone para a parte frontal do equipamento, no canto inferior esquerdo - facilita o uso em bases fixas, e a instalação em veículos, em especial no console central. É bem provável que não agrade aos caminhoneiros, caso seja instalado no teto - mais aí, a opção de um conector tipo cachimbo é bem-vinda.

Logo acima, fica o seletor de bandas - 6 no total, seguindo a sequencia dos demais equipamentos disponíveis no mercado. Na mesma parte superior, segue a sequencia de botões multi-funções, e o grande display de LCD, seguido do display de dois dígitos, de LED.

Na parte inferior, além do conector, segue as seguintes funções: Chave seletora de Bandas, ON/OFF/VOLUME/SQUELCH, ECHO-TONE (Sim, ele também tem eco!!!), RF de Ganho/ RF Power, botão Clarificador multi-uso, e por fim, o seletor de Canais. Os botões são semelhantes aos do Hannover, porém são de tamanhos reduzidos - que, em caso de troca, os potenciômetros também são reduzidos, uma dor de cabeça, em caso de substituição. Entretanto, não há motivo de preocupação de prováveis defeitos, pois são de boa qualidade (Alps). São precisos e firmes, não passam a impressão que irão "sair na mão".

Pinagem do Microfone PTT é de 6 pinos, sendo apenas quatro ativos. Chaves de mudança de Modo/Banda podem confundir.


Outro detalhe, é que o radio possui seus cantos vincados nas laterias - achei interessante pois, caso não fique embutido num console central, minimiza - e muito - a possibilidade do passageiro ou do motorista levar uma topada com o joelho (em caso de instalação abaixo do painel).  

Botões menores, de dupla função: O Efeito Eco insiste em permanecer. 


Uma das novidades que pude notar, é a opção de mudança de cor do display (são 4 no total), além da opção randônica - a qual, ele fica mudando a cada passo de segundo - ou simplesmente desligando totalmente o display. É interessante pois, não passa cansaço em sua visualização - as cores são firmes, não muito brilhantes, e não ofuscam a visão do Operador. Uma função pouco utilizada, mas que pode agradar a muitos.

O conector do Microfone possui pinagem de 6 vias (semelhante aos conectores da linha Ranger/Alan). Entretanto, apenas quatro pinos estão ativos - pelo menos, foi o que pude avaliar no modelo. Para quem deseja usar um microfone de mesa, segue a mesma dica do Hannover: apenas três fios são conectados - TX, Modulação e Terra. Não ficou claro essa utilização da pinagem - poderiam configurar a pinagem para isolamento dos recursos UP/DOWN/Auto Squelch - mas é passível de uso , caso alguém se disponha a dar uso a esses pinos sobressalentes.



E por falar em microfone, o invólucro que vem no CRE 8900 é igual ao da linha do Anytone, com o diferencial de ser, ao invés de Cápsula Dinâmica (muito ruim por sinal), foi adotada de Cápsula de Eletreto. Isso denota a ele, um áudio mais médio-agudo, que para muitos, realça o uso em contatos distantes... e o áudio não passa a impressão de estar operando com "rádio de Latinha" (leia-se, ICOM IC 7000)

Na parte traseira, conta-se com as saídas de alto-falante externo/PA, e com a entrada da chave de CW. Entre ambas, uma minúscula entrada de Mini-USB - justamente para a conexão do Cabo de Programação. E conta com um imenso dissipador de calor - maior que no Hannover - de alumínio mais eficiente na transferencia exotérmica de calor.

LAYOUT HARDWARE

É claro que nem todo mundo se interessa nessa parte, mas vale a pena mencionar... as semelhanças com o Anytone, nesse quesito, se extendem ao fato de também usar SMD, transistores de saída IRF 520, e boa parte dos componentes empregados no AT-5555.

Blindagens, PC responsável pela iluminação isolada da PCB principal, grande dissipador de calor: Melhorias que vem para o bem.


Mas as semelhanças começam a se distanciar no quesito desenho. Sua montagem possui uma qualidade mais apurada, as etapas de FI e de RF possuem blindagens mais severas, impedindo prováveis fugas de RF, que venham a interferir em outras etapas do rádio. Na etapa do tanque final, encontrei mais qualidade no desempenho - que percebi, durante o uso (o equipamento emana com folga os 50 watts em SSB - com possibilidade de redução através do botão RF Power, coisa que seu aparentado Hannover BR-9000, não proporcionava em SSB em sua prmeiras versões - era aquilo, e pronto!), sem aquecimento excessivo, com modulação média. E com relação a modulação, o equipamento dispõe de ajuste de controle do ganho do microfone (através da função FUNC - o ajuste é gradual, verificado no display do rádio).

Devido às dimensões reduzidas, o espaço entre a PCB do rádio e a parte frontal do rádio foram bastante reduzidas - ao contrário do Hannover, que possui um grande espaçamento entre ambas. Mas isso não ocasiona aquecimento excessivo, devido a qualidade do material empregado para dissipação - assim como o do dissipador, o alumínio é de boa qualidade.



EM OPERAÇÃO


Devido ao layout diferenciado dos demais equipamentos que estou acostumado a operar, confesso que me confundi algumas vezes com a chave seletora de bandas, com a chave de modos. depois de um tempo, me acostumei com o uso. Seu áudio de recepção é agradável, porém, seu alto-falante é pequeno - o problema foi resolvido com o uso de uma caixa externa, ou com fones de ouvido monaurais. Ele não possui a saturação e rasposidade ocasionada por sinais demasiado intensos - fato corrente nas versões do Hannover mais antigos. Seu áudio de transmissão é médio-agudo (devido ao uso de cápsula de eletreto), mas pode ser corrigida com o uso de microfones dinâmicos - efetuei dois testes distintos , um com um KBS 2500, e com um BC da Unidem (a matéria a respeito deste microfone está aqui), e com os ajustes de graves, obtive, segundo testes com estações distantes, uma boa qualidade.

Porém.... possui pequenas deficiências, como o leve desvio de frequência, quando em temperaturas baixas, que tão logo se corrigem quando alcança sua temperatura normal de operação. Reforçando o comentário anterior, emite tranquilamente 50W de transmissão, em modos SSB - chega a picos de 60W, testes estes efetuados em Modos Digitais (mas não há necessidade de se forçar muito o conjunto, não é mesmo?), além dos 20W em AM, e 40W em FM.


PROGRAMAÇÃO



Como mencionado, esse equipamento pode ser programado - assim como o AT-5555 - e com as mesmas características (60 canais do dígito, de 25,5 a 30,1 Mhz). O único senão, após a aquisição do equipamento, foi o fato de não ter vindo o CD com o respectivo driver e software. O problema foi resolvido, após entrar no site do fabricante, e baixar a última versão do programa (V.3.1). A interface do programa são bem semelhantes a dos Anytones versão 6.0 e Hannovers BR9000 mais atuais, logo, não tive problemas em efetuar os ajustes.

Seguindo o padrão Qxiang de equipamentos programáveis, o aplicativo é amigável e de fácil acessibilidade a recursos extras. Nivel de ganho do Microfone pode ser ajustado em ambos os casos (Software/Menu)




CONCLUSÃO:

Realmente, é um bom equipamento, tem bom desempenho, agrada aos olhos e é de fácil utilização. Quem já se acostumou com o Hannover BR-9000, não terá nenhuma dificuldade em operar este pequeno brinquedo.

Seu layout é amigável, propõe uma interatividade com o operador, mas a principio, podem ocorre confusões em acesso a alguns comandos, devido a proximidade entre os botões - culpa pela redução de tamanho. Ideal para a instalação em veículos que não dispõem de espaço amplo para a instalação.

Já é considerado um equipamento já conhecido no mercado, pois já existem variantes com fabricantes diferentes - A Alinco, por exemplo, comercializa esse rádio na Russia Asiática como DX-10 (para 10 Metros) e DR-135 DX (10 Metros e 11Metros, respectivamente).













 Se nosso Hannover sofresse uma atualização de Layout, essa seria uma opção interessante e eficiente, bastando apenas, sua adequação para uso no Brasil - com a adequação de frequência, e de potência. Quem sabe, o pessoal da Millenium ou outro representante se interesse e consegue trazer o equipamento pra cá... Sonhar não custa nada.

Não é algo que se possa dizer, "nossa, que espetáculo!" Calma... ainda existem inúmeros modelos que, em breve, estarão a nossa disposição - via importação, lógico! - portanto, não saiam feito loucos a procura. Uma boa avaliação é o que conta. E a própria Anytone possui outros modelos em seu portfólio, que, infelizmente, custam a chegar ao acesso dos aficionados. NOTA DO BLOG - recentemente, a Qixiang disponibilizou a venda de seus modelos mais atualizados, mas os preços, acreditem, ainda estão impraticáveis, com a variação do Dólar ao Real.


PÓS


  • Tamanho reduzido, melhor acessibilidade em instalações de veiculos;
  • Qualidade de recepção, filtragem eficiente;
  • Boa qualidade de modulação;
  • Potência satisfatória.
CONTRAS

  • Distribuição dos botões de funções confusa;
  • Pequeno desvio de frequência, nos primeiros minutos após ligar o equipamento; com o tempo, ela se estabiliza.



Geral
Cobertura de frequência:         28.000MHz ~ 29.700MHz (programável - 25.610 a 30.110 MHz)
Número de canais:                   60 Canais por Banda, 7 Bandas
Passo de Canais:                      10Hz, 100Hz, 1KHz, 10KHz
Classe de emissão:                   AM (A3E) / FM (F3E) / USB LSB (J3E)
Controle de frequência:           Phase-Locked-Loop Synthesizer
Antena Impedância:                50Ω
Temperatura de Operação:      -30 ~ + 55 ℃ ℃
Tolerância de Frequência:        de 0,005%
Estabilidade de Freqüência:     0,001%
Fonte de alimentação:              13.8V DC ± 15%
Método de aterramento:           Terra negativo
Atual transmissor Drain:          6A (máx.)
Receptor: (máx.)                      Sobre 400mA 800mA (reduções de ruído)
Dimensões:                               (W x H x D) 250 x 280 x 60 mm
Peso:                                         Aprox. 2,8 kg
Conector de antena:                  UHF, SO239

RECEPTOR

1.0μV máxima sensibilidade (-107dBm) FM Modo SINAD: 20dB
1.0μV (-107 dBm) AM Modo SINAD: 10 dB
0.25μV (-119 dBm) SSB Modo SINAD: 10dB
Seletividade AM / FM:                             6 dB @ 3KHz, 50dB @ 9KHz
SSB:                                                          6 dB @ 2.1KHz, 60dB @ 3.3KHz
Rejeição de imagem:                                 Mais de 65dB
Se a frequência AM / FM:                        10,695 MHz (1ª IF), 455 KHz (2ª IF)
SSB:                                                          10,695 MHz
Adjacente canais AM / FM:                      60dB & SSB: 70 dB
Ganho de RF:                                            Controle de 45 dB ajustável para recepção de sinal possível
Controle Automático de Ganho (AGC):  Menos de 10 dB mudança na saída de áudio para as entradas                                                                   de 10 a100.000 microvolt.

Resposta de freqüência de áudio:              De 300Hz para 2.8kHz
Audio Power:                                            Saída 4 watts max @ 8Ω

TRANSMISSOR

Potência de saída:                                      HI: 12W LO: 1W @ / AM / Modo CW 13.8V DC FM
                                                                   SSB: 25W
Modulação alta e classe baixa B
Amplitude Modulation: AM
Capacidade variada Frequency Modulation: FM
Resposta de freqüência de áudio de 450Hz para o Modo de 2.5kHz FM / AM
SSB portador Suppression 55dB
Indesejada Sideband 50dB
Inter-modulação Distorção SSB: 3ª ordem, mais de -25 dB; 5 fim, mais de -35 dB 

FABRICANTE: QUIXIANG SCIENCE & TECNOLOGY CO., sob supervisão da UNIVERCOM.  


73 a todos, e até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sempre serão Bem-Vindos, entretanto, todos passam por um criterio de conduta. Assim sendo, seja racional ao efetuar comentários, e de preferência, deixe o seu nome e prefixo (caso possua)

Flag Counter