.quickedit{ display:none;visibility:hidden;}

Translate

sábado, 5 de dezembro de 2015

TUTORIAL BAOFENG - TIPOS DE ANTENAS ADEQUADAS PARA USO







Buenas!


Muitos proprietários de Baofeng tem procurado opções de antenas para melhorar o seu desempenho, seja em transmissão como em recepção, em contramão a o que sua pequena antena original tem a oferecer. Não que ela seja ruim, ineficaz... Mas se existe opções no mercado para se obter um desempenho aquém do esperado, então vamos usar.

Entretanto, a escolha deve ser efetuada de forma coerente, e não somente impulsionada pelas (inúmeras) ofertas que existem no mercado. Antenas diminutas, com design futurista, compactas, coloridas, enfim.... Nada disso influencia positivamente no desempenho do HT, elas podem ser funcionais, porém, com desempenho duvidoso.

Hoje vou explanar sobre a escolha correta para a antena adequada para o uso em Baofengs, não levando em conta o custo, e sim, seu desempenho e características distintas. E também, dar dicas preciosas e evitar os "milagres" que aparecem por aí.



BAOFENG X ANTENA BASE


Comprovadamente, esses HT's não foram desenvolvidos para serem usados com antenas de estações fixas, devido a sua construção voltada para uso móvel/portátil. modificações podem ser efetuadas para tanto, mas isso implicaria em um processo complexo e muitas vezes, irreversível para o uso portátil. Assim sendo, esqueça aquele estória de que com um adaptador SMA x UHF, você consegue transformar seu portátil em uma estação fixa. Até pode ser que você consiga obter uma recepção excepcional - com uma Long Wire, também se consegue esse feito - entretanto, a transmissão estará comprometida.

Adaptadores são funcionais, porém existe limitação para o seu uso





Todavia, pode-se obter resultados satisfatórios, com kits compostos por bases magnéticas e cabos coaxiais de dimensões reduzidas, para uso em apartamentos e localizações distantes de edificações e obstáculos sólidos e físicos, para uso portátil e temporário (como em alto de morros ou em campo aberto.


Não desprezando os adaptadores, eles podem ser úteis na adição de antenas normalmente usadas em estações móveis; é claro que visualmente, são desajeitadas, grandes, e podem são ser ideais para esse uso, devido a irradiação de RF diretamente na região facial e craniana do usuário. Na proxima postagem, divulgarei o risco dessas emissões no Corpo Humano, e suas consequências.


ANTENAS TELESCÓPICAS (RETRÁTEIS)





Essas são, sem dúvidas, uma das opções mais críticas  a serem usadas. Apesar de serem práticas, seus pontos de contato são delicados, e sofrem com a degradação e desgaste com o sobe-e-desce na operação.  Para operá-las em VHF, necessitem estar totalmente estendidas, para ressonarem na onda de 2 Metros. Em UHF, o processo é inverso. Apesar dos fabricantes informarem seu ganho nas especificações, possuem apenas 63% de ganho real. Entretanto, pela pouca(ou até nula) oferta de antenas para a banda de 220 MHz, elas quebram um galho, desde que você verifique  e marque o juste ideal para essa banda.

Algumas ainda se salvam, pois sua construção é robusta, como exemplo a Pryme AL-800




ANTENAS MINIATURIZADAS

Devido as suas dimensões reduzidas, seu desempenho é limitado.


Servem única e exclusivamente, para curto alcance, possuem dimensões reduzidas para tal designação. Normalmente, operam em 800-900 MHz ou 1.2 GHz, além de 144/430 Mhz. assim sendo, se você não tem interesse para usar em grandes espaços abertos, é uma opção de desempenho limitadíssimo.


ANTENAS LONGAS DE HASTE RÍGIDA OU FLEXIVEIS




Comprovadamente eficazes para contatos mais distantes, entre 5/10Km, em topografia plana com poucos obstáculos. Por possuírem um elemento físico mais extenso, proporcionam contatos mais fidedignos. Muito cuidado na escolha do modelo e marca. consulte sempre o site do fabricante, pois existem muitas antenas falsificadas, que se valem do prestígio de uma empresa conhecida, e lançam aberrações que colocam uma aquisição em uma dor de cabeça sem precedentes. A fabricante mais falsificada é, sem dúvida a REUEX (Nagoya), que possuem modelos vendidos pela metade do preço, e quando consulta em seu site, simplesmente, não existem. não que as outras (Comet, Diamond e Hustler) não sofram com a falsificação, mas a empresa de Taiwan é a maior vítima.

Antenas Nagoya possuem descrição com serigrafia direta em seu corpo; antenas identificadas com etiquetas e com descrição na parte interna, são falsas.



KIT ANTENA+ PTT INTEGRADO




Aparentemente, é uma solução interessante, para quem deseja manter o HT preso a cinta, dando liberdade de uso com um PTT e a antena integrada a ele. Mas, é de desempenho duvidoso, porém facilita o direcionamento.





ANTENAS HOMEMADE/DIRECIONAIS



São opções alternativas, de baixo custo e de desempenho comprovado, desde que ajustadas com o auxílio de um bom Analisador. Antenas Moxon, Quadrifilares, Yagi e tantas outras, ampliam a capacidade de transmissão e recepção muitas vezes superior a antenas manufaturadas.




 Normalmente, são usadas para contatos com Satélites de uso Radioamador, Recepção da ISS, Satélites NOAA e meteorológicos, assim como em Contestes DX QRP. Nesse caso, é necessário perícia e polarização, para melhor efeito, e exigem o uso das duas mãos do operador, além de coaxial curto, para evitar perdas.






Segue abaixo, algumas opções de escolha de antenas para uso no Baofeng:







Para opções de uso de antenas distanciadas do corpo, a sugestão é a  HTB1R





Maldol MH510 - terceira antena, abaixo.



Comet SB-14









DICA MASTER

  • Se possivel, use HT's apenas para contatos curtos e breves. Portáteis não são adequados para longos contatos, devido a sua autonomia.

  • Se isso não for possivel, use extensores de antena, para se manter o mais distante possivel dos efeitos a longo prazo do RF. Uma opção é, sem dúvida, extensores magnéticos, que proporcionam esse distanciamento. Pelo fato de possuir certificação do FCC, não significa que TODOS OS BAOFENGS FABRICADOS passam por rigoroso teste em laboratório, a fim de garantir que os níveis de RF não serão prejudiciais. Pensem nisso. Vale para Baofeng, Icom, Yaesu, Kenwood, Alinco...

  • O posicionamento de uso, é sempre na vertical, com a antena o mais reta possivel.

  • Usar HT dentro de casa? Loucura! Todo o RF emanado tende a refletir nas paredes, e por conta disso, voltar para o HT por efeito de retorno de RF. Com isso, você destrói a curto prazo os FET's de Recepção, e terá um lindo HT "surdo" (entendem por que muitas vezes, aparecem relatos de que o portátil não tem recepção, e muitos não assumem que ficaram transmitindo debaixo do cobertor? Tenso...)


73 a todos, e até a próxima.





  

3 comentários:

  1. procurei durante muito tempo um artigo completo como esse sobre o baofeng. Obrigado Beto por essa luz que me deste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena não pode colocar todo o conteúdo da postagem, por questões de Direitos Autorais. 73's

      Excluir
  2. ola beto , qual a melhor antena para maior distancia para um pofung gt-1

    ResponderExcluir

Comentários sempre serão Bem-Vindos, entretanto, todos passam por um criterio de conduta. Assim sendo, seja racional ao efetuar comentários, e de preferência, deixe o seu nome e prefixo (caso possua)

Flag Counter