.quickedit{ display:none;visibility:hidden;}

Translate

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

FILTRO DSP EXCUTAVEL PELO PC - DSP FILTER (JE3HHT)







Buenas!



Por quantas vezes você já passou por aquela dificuldade em ouvir aquela estação longínqua, em uma frequência onde o nível de QSB era insuportável, ou por conta de batimentos laterais,  provenientes de estações próximas ou as denominadas "Jacaré" (boca grande, ouvido pequenino) com uma configuração simples que possui em sua estação. É difícil, não é?

Por conta disso, muitos amigos se mantém em sua busca infinita (ou até que os "filamentos se apaguem" - SK) em adquirir equipamentos com inúmeros Filtros, controle de Banda passante, Fones de ouvido com recursos de limitação ou Bloqueio de ruídos, antenas com baixo nivel de captação de impurezas no Espectro, enfim...

Isso não é coisa de "maluco", tampouco, de "perfeccionista"... Muitos contatos estabelecidos e fechados, e até mesmo recepções captadas pelos mais sensitivos Radio-Escutas, só acontecem mediante duas características distintas: o treinamento e aperfeiçoamento da capacidade auditiva do operador, aliado a um conjunto harmonioso de configuração de Receptor.



E qual é o custo para se obter a segunda "característica - já que muitos, possuem o tal "calo de ouvido"? Bem, podemos estar diante de algumas centenas de Reais (ou Dólares) de investimento, o que muitas vezes, pode desmotivar o mais simples dos Radioamadores, que acabam se contentando com o que possui no momento. Ou contar com a colaboração de aficionados, que , disponibilizando de conhecimentos referentes a Eletrônica e Informatica, projetam acessórios ou aplicativos que facilitam a vida daqueles que, não dispondo de um poder aquisitivo confortável, podem usufruir de recursos tão antes disponíveis apenas em equipamentos e transceptores de última geração.


Seguindo essa visão - de colaborar com o hobby, sem se importar primeiramente com o monetário - um radioamador japonês, de nome Makoto Mori (JE3HHT) desenvolveu um Software com esse intuito.



Sr. Makoto "MAKO" Mori - JE3HHT - Desenvolvedor do Aplicativo



Denominado DSP FILTER, o aplicativo roda em Sistema operacional Windows, desde a versão 95 até a versão7. Necessariamente, a sua simplicidade é o seu ponto forte, pois permite que o usuário utilize as pré configurações contidas, ou simplesmente, crie sua configuração de ajuste personalizada.
O desenvolvedor informa, que a concepção do aplicativo visava apenas a sua necessidade de uso, mas o resultado final foi tão aceitavel dentro do Hobby, que muitos radioamadores, que não dispunha de filtros DSP em seus transceptores, passaram a adotar o aplicativo em seu Ham Portfolium.



ENTENDENDO SEU FUNCIONAMENTO



Não há segredos em se utilizar o DSP FILTER. O que o usuário irá precisar, provavelmente está dentro da gaveta da mesa de operação esquecido ou devidamente guardado para testes eventuais:



  • 1 computador ou um Notebook, com boa configuração, equipado com placa de Som que tenha recursos Full-Duplex (a maioria dos Notebooks e PC atuais possuem esse recursos de Hardware, mas caso não possuam, uma Placa de som USB, dessas vendidas em casas do Ramo resolve);





  • 1 cabo com dois Plugs P2 Estéreo em suas extremidades. O comprimento é importante, pois ele será conectado entre o PC e o transceptor;



  • 1 fone de ouvido estéreo, de sua preferencia (os tipo concha são os ideais, mas até esse ponto, vai do gosto de cada um).





Com o cabo P2 devidamente escolhido, conecte uma ponta na saida do Speaker externo de seu Transceptor, e a outra ponta, deverá ser conectada no Jack IN ou MIC de seu PC/ Notebook. é importante lembrar, que deverá efetuar os ajustes finos nas configurações de Som de seu PC, permitindo que a qualidade de som fique ao seu gosto. Eu recomendo a conexão pelo JACK IN, já que a entrada de MIC, é muito sensivel. Não esqueça de ajustar o nivel de saída de áudio de seu transceptor também.


O fone de ouvido, será conectado no Jack de Suas Caixas de Som ou no Jack OUT SPK ou nas sáida de Som de seu Notebook, logicamente.


OBTENDO O DSP FILTER

- Efetue o Download, bastando clicar AQUI . Você será direcionado para a página do Desenvolvedor. Afinal, os Créditos são todos dele.






OPERANDO O DSP FILTER











Detalhes dos Filtros

NOTA: Se as informações forem muito técnicas, sugiro uma leitura mais aprofundada no entendimento de Filtros DSP, Taxas de Amostragem, frequencia e afins. Estes dados foram compilados do Manual de uso do Software, com as devidas correções de entendimento mínimo para o leitor. Qualquer dúvida, consultem o site do Desenvolverdor



NS4-NS16

Este é um filtro pré-configurado usando  a média móvel. Este filtro, pela sua estrutura, se obtém o centro real da Frequência (RFO) desviada da freqüência de centro definido por FO.


ORP = FSS / int (FSS / Fo) [Hz] IFSS = fs / 2J

Isto pode ser compensado por escolher cuidadosamente a frequência de amostragem (fs). No entanto, placa de som como as da SoundBlaster não permitem o ajuste fino em torno de 11025Hz, então DSPFILTER  admite a mudança, LEGAL, NÉ?
.

O filtro não usa um cálculo da média simples, mas usa subtrações para 1/2 períodos.
 
Assim, os harmônicos são suprimidos, mas os harmônicos ímpares podem ser passadas através da configuração. É uma boa idéia usar um filtro de 500Hz do seu rádio. Ele tem qualidade inferior no domínio da frequência em comparação com BP100, mas acho que esse filtro dá o melhor desempenho particularmente para sinais fracos.


BP500`BP70

Este é um filtro Bandpass utilizando um filtro FIR. Ele usa um Oversampling de 3X. A amostragem física da freqüência é de 11025Hz; enquanto a frequência de amostragem aplicação é 3675Hz.


Se o número de derivações for aumentado, as  filtragens tornam-se mais nítidas. No entanto, isso aumenta o tempo de processamento, ao mesmo tempo, e, portanto, não será executado em um computador com configurações simples. Por isso, a preocupação em se ter uma configuração de Hardware potente, para não se frustar...


LMSBP, LMSB2


Este é um filtro Bandpass adaptativo para o CW. Eu não testei suas características sobre os valores de configuração, mas para quem se interessar em efetuar os testes, e puder passar as características - e puder compartilhar de suas impressões - eu irei agradecer e os demais também.

Este filtro não afeta FO ou TAP, que é configurado na janela principal.

O gráfico no domínio da freqüência no canto inferior direito mostra as características do filtro transversal calculado com os coeficientes, que são trocados pela frequência LMS. É possível ver como a adaptação é realizada alterando a frequência do sinal de entrada.

No caso de sinais fracos, os coeficientes do filtro tendem a ser pequenos, o que resultaria em uma saída de nível baixo.Para compensar isto, o filtro LMSB2 deixa o AGC ligado para aumentar o volume para os sinais fracos.

2.7K / 1.8K

Este é um filtro BPF de frequência fixa para SSB. A freqüência de corte baixo é fixado em 200 Hz. Se sobreamostra o índice for de 2.2KHz ou com sinais mais elevados, irá provocar erros de dobragem devido ao decímetro.


Este filtro não afecta o Fo, que é configurado na janela principal.

LMSNS

Este é um ruído mais suave para SSB. A operação adaptativa do software pode não estar ainda bem afinada. O sinal SSB é menor em autocorrelação do que os sinais de CW, então foram inseridos valores pequenos nos atrasos de correção.

Este filtro não afeta o Fo ou Tap, que é configurado na janela principal.

LMSAN

Este é um filtro de corte automático para SSB. Isso daria melhores resultados se tivesse um comportamento de convergência mais rápida. No entanto, atrevo-me a concentrar-se na velocidade de resposta para sinais de CW.

Este filtro não afeta o Fo ou Tap, que é configurado na janela principal.

User1-User6

Estes são filtros personalizáveis pelo usuário. A configuração padrão dá um filtro Bandpass largo para recepções em SSB. 
Você pode personalizá-los pressionando o botão DESIGN. Você pode copiar os parâmetros de outro filtro selecionado para este filtro, bastando clicar em COPY.

Estes filtros não afetam o Fo ou Tap, que é configurado na janela principal.




AJUSTE DO USUÁRIO PARA OS FILTROS ADAPTATIVOS (User) 



LMSBP, LMSNS, LMSAN são filtros built-in, mas o usuário pode criar um filtro LMS por si próprio, bastando Clicar no Botão DESIGN e selecionando o botão LMS, em seguida, pressione UPDATEAgora você pode alterar os parâmetros.


Parece difícil o seu uso? Dica Master: Instale, use, desfrute. Não indicaria, se não tivesse utilidade, tenho certeza que irão gostar.

Mas se mesmo assim, ainda tiverem dúvidas, um colega aqui perto - o Tyaraju Henriques (PU9ATH) -fez um vídeo demonstrado o funcionamento do aplicativo. É só assistir.



73 a todos, e até a próxima. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sempre serão Bem-Vindos, entretanto, todos passam por um criterio de conduta. Assim sendo, seja racional ao efetuar comentários, e de preferência, deixe o seu nome e prefixo (caso possua)

Flag Counter