Postagem originalmente publicada em 02/09/203, por PU2TBR
A Empresa Hammarlund Manufacturing Company foi fundada por Oscar Hammarlund em Nova York, EUA , em 1910. Quando a empresa foi dissolvida no início da década de 70, ele estava entre os muito antigos produtores de rádios até então.
A HISTÓRIA
Os primeiros projetos da Hammarlund foram a fabricação de componentes eletronicos no bairro de Manhattann. Seus capacitores variáveis tornaram-se rapidamente os padrões da indústria, e o símbolo esquemático do componente foi adotado como o logotipo da empresa. Em meados da década de 1920, a Hammarlund formou uma parceria com a Roberts Eletronics. Co.e formaram a Hammarlund-Roberts Co., especificamente para oferecer kits para rádio-receptores AM usando peças Hammarlund.
OS RECEPTORES "COMET PRO"
Quando a Hammarlund-Roberts saiu do negócio em 1931, a Hammarlund Mfg Co., Inc. entrou no mercado de receptor de ondas curtas com a introdução do "Comet Pro", seu primeiro Receptor Ondas-Curtas comercial super-heteródino (muito utilizado pelos Radio-Escutas profissionais, além de amplo uso em expedições de Exloração).
Percursor: Modelo Comet-Pro, é objeto de desejo entre os entusiastas da Marca. |
OS RECEPTORES "SUPER PRO"
Após a intrudução do modelo Comet-Pro veio um receptor melhor, chamado de Super-Pro (da série SP-200). O último foi posto em produção em 1936. A Hammarlund expandiu quando a Segunda Guerra Mundial estourou. Além dos receptores Super-Pro (modelo Signal Corps BC-779), ela se mantinha na produção de capacitores. No final da 2ª Guerra Mundial, o mercado foi inundado com receptores em excesso, o que pode explicar a razão de muitos exemplares deste modelo que são encontradas ainda hoje.
Modelo SP-200, já na ascendência da Marca Hammarlund |
Em 1947,o receptor SP-600 Super-Pro - que superou a SP-200 em performance - foi introduzido, cobrindo a faixa de frequência de 540 kHz a 54 MHz com um variável de 0-100 calibrado para a banda de propagação mecânica. Os SP-600 foram amplamente utilizados em todo o mundo para aplicação militar, laboratório e comercial.
Hammarlund SP-600 |
Enquanto a Hammarlund era mais famosa por suas linhas de receptores Amadores/ondas curtas, como a série HQ (que inclui o HQ-100, 110, 120, 129, 145, 150, 160, 170, 180, 200 ,Super Pro série e o 215) uma série de transmissores também foram produzidos.Estes tiveram um uso limitado.
Transmissor Hammarlund HX500 |
A Hammarlund também construiu uma quantidade substancial das Rádios VHF FM "Village" para a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (AID) para usar no Vietnã , bem como uma série de rádios terra-móvel e transceptores para o mercado de Radio do Cidadão.
Este é o Modelo CB23, para a Faixa do Cidadão. |
ÚLTIMAS DÉCADAS
A Empresa continuou a produzir equipamentos de comunicação para o uso amador, comercial e Radio do Cidadão,mesmo passando por mudanças freqüentes de propriedade. A primeira foi em 1950, quando foi vendida para a Hammarlund -Telechrome. Vários anos mais tarde a Telechrome vendida para Giannini Científica. No final dos anos 60, a empresa foi novamente vendida para a Corporação de Assistência Eletrônica (EAC). Mas, esta venda seria a última. A linha de produtos foi vendida em partes ou eliminadas. A Cardwell Condenser Co. adquiriu todas as ações restantes, e no início de 1970 a fábrica da Hammarlund fechado. Na altura da sua dissolução, ela estava entre uma das mais antigas fabricantes de equipamentos de rádio dos EUA.
Atualmente, muitos equipamentos da Hammarlund são resgatados, restaurados e utilizados por radioamadores entusiastas.
Encontrar um equipamento em excelente estado de conservação, é tarefa árdua nos dias de hoje, mas sempre nos deparamos com alguns exemplares em exposições e encontros. Marcou uma época em que o rádio estava em constante evolução. Sua particularidade é sem dúvida, a seletividade.
73 a todos, e até o próximo post.
Encontrar um equipamento em excelente estado de conservação, é tarefa árdua nos dias de hoje, mas sempre nos deparamos com alguns exemplares em exposições e encontros. Marcou uma época em que o rádio estava em constante evolução. Sua particularidade é sem dúvida, a seletividade.
73 a todos, e até o próximo post.
Hammarlund SP600,um espetáculo de rádio receptor. Dos tempos que praticamente tudo era adquirido para durar, eis o motivo de tantos serem encontrados ainda hoje e sinceramente não creio estarem em estado de tamanha degradação como citado no texto. Impressionante verificar como a seletividade desses rádios eram tão boas. Parabéns pelo texto, a história de uma marca como essa não merece morrer com o fechamento da indústria Hammarlund. Valeu e tudo de bom.
ResponderExcluir