.quickedit{ display:none;visibility:hidden;}

Translate

domingo, 18 de setembro de 2016

MUDANDO A FORMA DE ACESSAR AS FREQUENCIAS DE FORMA COERENTE - ANDRÉ AZEVEDO




Buenas!

Alguns serviços executados em transceptores visam melhorar seu desempenho, expandir seu range de frequencias, e aprimorar algumas funcionalidade. quando esse conjunto de procedimentos funcionam com harmonia, o resultado é simplesmente satisfatório para quem solicita, e gratificante para quem executa.

Diante destes fatores, sempre temos a nosso alcance os serviços de profissionais que se dedicam a esse feito, e acabam se tornando notórios profissionais no segmento, seja com "Power Mods", melhorias no conjunto ou aprimoramento deste. 

Este é o caso deste procedimento técnico, realizado pelo André Luis Azevedo (PU1NCC), que demonstra em seu Canal do Youtube, uma forma inteligente e coerente de acessibilidade de frequências através de intervenção técnica, a qual permite acessar estas frequências (popularmente conhecidas como "chucrute" ou "estique"), sem a necessidade de desabilitar funções de botões e teclas específicas, e quando são necessárias, se faz através de comandos pertinente as chaves originais e correspondentes. 


NOVIDADE, EM TERMOS

A principio, o recurso consiste em substituição de componentes originais do transceptor - vale lembrar que, para que o procedimento tenha sucesso, o transceptor deverá atender determinados requisitos de compatibilidade, segundo o autor da proposta - substituído por um módulo com um Encoder no lugar do seletor de canais, composto de um Processador PIC, responsável pela modificação de uso. Os demais procedimentos, ficam a cargo da técnica empregada (elaboração das novas funções das teclas, dentre outros procedimentos).

O resultado? Bem, o equipamento assume funções híbridas de canalização com recursos de VFO, respeitando os parâmetros de canalização, de forma processada.

Outros recursos estão empregados, sempre visando a questão seleção de frequências. Muito simples e prática.

Evidente, que alguns procedimentos requerem atenção do usuário, mas nada que possa impedir o seu uso funcional. Mas em boa parte, ele é bastante intuitivo. Coma modificação, o transceptor passa a contar , no display indicador de canais, com três dígitos, que indicam o canal selecionado, já com a contagem correspondente das frequências adicionadas, que antes, se necessitava consultar uma tabela impressa, para consultar a frequência e canal correspondente. Por exemplo, segundo a norma vigente no Brasil para o Serviço de Radio do Cidadão, que é de 26.965 Mhz (canal 1) até o canal 80 (27.855 MHz), se fazia necessário consultar a tabela, efetuar a configuração de chaves, e colocar o seletor de canais no canal desejado. Como kit, para se sintonizar a frequencia de 27.555 MHz, basta girar o encoder até selecionar o respecitvo canal 55. Sem "matar" chaves e funções, mantendo uma originalidade funcional. Muito prático.

O kit se assemelha muito com os conhecidos EXPO e LesCom, porém, possui mais recursos.



O kit de modificação, entretanto, lembra muito os já conhecidos EXPO Kits, ou então os também conhecidos LesComm Kits Expander Frequecy - ambos, não tão populares e tampouco comercializáveis por aqui, exceto em caráter de aquisição mediante importação (lembrando, que estamos no Século 21, e ainda existem pessoas que vivem no século passado com relação a isso...), o que já é um empecilho.

Outro detalhe, é que o kit apresentado, pode ser adaptado em outros modelos de transceptores, como Cobra 148 GTL, Voyager VR94, 95, 9000, SuperStar, MegSstar, dentre outros (consulte o André através de seu Canal no Youtube, e verifique as compatibilidades).

A vantagem, é que agora este recurso está disponível por aqui, através do André Azevedo.

Logo abaixo, alguns links dos videos de desenvolvimento do projeto, e o resultado final:







Para os interessados, segue o contato do Desenvolvedor do Projeto - 55 21 983317208.


Bom divertimento, e 73 a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sempre serão Bem-Vindos, entretanto, todos passam por um criterio de conduta. Assim sendo, seja racional ao efetuar comentários, e de preferência, deixe o seu nome e prefixo (caso possua)

Flag Counter