.quickedit{ display:none;visibility:hidden;}

Translate

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

RETROSPECTIVA DO BLOG DE 2015







Buenas!



Pois é, 2015 acabou, graças a Deus! Um ano cheio de turbulência para nós, brasileiros, com direito a crise econômica, alta da Inflação, enfim... Mas por outro lado, para os aficionados ao Hobby, não foi tão parado... Tivemos inúmeros eventos, contatos, pudemos fechar contatos mesmo com as condições da Propagação "capenga" (para nossos leitores fora do Brasil, isso significa oscilante), tivemos ativações em Ilhas e Faróis importante de nossa costa marítima, acesso a alguns lançamentos (pena que por conta da variação cambial de moeda, nem todo mundo pôde adquirir uma configuração desejada), empresas do segmento de fecharam, outras que se uniram... E Viva a China! 


Por conta disso, resolvi publicar uma retrospectiva dos acontecimentos publicados aqui, para lembrar de informações pertinentes a Radioamadorismo, e a Banda do Cidadão, além de acontecimentos pertinentes ao nosso Hobby, tão querido e (tão) incompreensível, para alguns.



JANEIRO





Foi intensa a expectativa do tão comentado satélite de uso amador, o Cubesat AESP-14, primeiro satélite de pequeno porte 100% desenvolvido no país, que foi  lançado ao espaço a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) do dia 5 de Janeiro. A missão do nanossatélite era validar subsistemas produzidos por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP).
Para cumprir sua tarefa, 30 minutos após o lançamento seria ativado um modem a bordo, que transmitiria informações de cientistas brasileiros na frequência de rádio amador e os dez primeiros rádio amadores que captarem a transmissão receberiam um certificado de participação.

Entretanto, a Agência Espacial Brasileira divulgou que o satélite foi considerado inoperante depois que uma falha em um dos sistemas impediu o funcionamento do equipamento.

Foram feitas várias tentativas de funcionamento até que a bateria do Cubesat se esgotasse, o que aconteceu cerca de 15 dias depois do objeto estar em órbita.

A não abertura da antena de transmissão de telemetria (responsável por enviar dados do satélite para a Terra) causou o fracasso do projeto. Uma pena.


FEVEREIRO





A European ROS Club (ERC) sediada na Espanha, promoveu o maior evento de contatos e contestes na modalidade ROS no mundo. Inúmeras estações participaram do evento, em diferentes bandas e em especial, na banda de 11 Metros. Pouco divulgada ou de desconhecimento por aqui, tivemos poucos representantes brasileiros, mas valeu pela representabilidade.



Como fui o único representante no Brasil na modalidade ROS-27 MHz, a representação daqui ficou a meu cargo.
Foi muito gratificante. 



MARÇO/ABRIL





Outro evento de grande significado à modalidade  Digital foi o "Digital Activ Day 01-10" iniciado em Janeiro, e com continuidade no mês de Abril e Maio, promovido pela Russian Digital Radio Club (RDRC)

CAINDO "MÁSCARAS"

O mês de Abril também serviu para desmascarar alguns procedimentos "técnicos" que visavam obter meios lucrativos, baseados em propagandas de serviços veiculadas em videos do Youtube, prometendo "milagres" em matéria de desempenho, tanto em transceptores Tipo Exportação, não licenciados, como também os Homologados para o serviço de Rádio do Cidadão, o qual alteram-se potência, nível de modulação, entre outros "aprimoramentos". É claro que muitos que leem o Blog, não encontraram nenhuma informação sobre esse evento. Explico: a "Campanha de Informação e Desagravo" foi veiculada em Redes Sociais, justamente para alertar sobre o tal "profissional" que ludibriava possíveis interessados em seu "serviço", com vídeos do Youtube, aferições que desafiam as Leis de Física e servem como atrativo para os mais incautos, que só descobrem a farsa depois de aferições e verificações em equipamentos profissionais. E isso só começou, depois de um vídeo-denúncia, publicado por um cliente "insatisfeito" com o "serviço efetuado". Depois disso, uma enxurrada de clientes insatisfeitos surgiram para dar depoimentos a respeito. É claro que surgiram procedimentos de tentativas de censura descarada, perfis falsos criados no Facebook, tentando impedir que a informação se proliferasse, mas contudo... A velocidade da Informação pela Internet é fantástica, e com isso, os procedimentos denominados pejorativamente como 'UPGRADES" deixaram de ser sinônimo de eficiência... E só são efetuados através de indicação "fora da Rede", no velho e bom "Boca-a-Boca".

É fato que muitos discordaram dessa atitude de informar e conscientizar, dizendo que "prejudica o serviço do 'profissional' " ( qual a diferença de um revendedor de peças de carro roubadas, para um indivíduo que diz efetuar um serviço, e entrega outro?) , assunto levado para o âmbito pessoal (não, puramente ideológico), ou coisas do tipo.... Bem, a minha posição é informar. Se alguns preferem o termo "pagar para ver", cabe a cada um exercer o dom do Livre Arbítrio. E os que discordam, paciência. 


MAIO



Outro Radio falsificado? Não, trata-se do Cobra 148 GTL mesmo, mas agora com a inscrição "INTL" para atender o mercado Latino-Americano. Com 80 canais, 25W em SSB (contra os parcos 12W iniciais) e a inclusão do modo FM, tem tudo para ser Homologado no Brasil, só falta representação. Com a opção de aumentar seu range de frequências, de forma simples,  foi motivo de desavença e egos feridos, desafios sem sentido, segredos"desvendados" e até piada em Video do Youtube por aqui, que quase passou despercebido. Acredita-se que foi o motivo para o silêncio da divulgação externa de Mods em equipamentos chineses (parabéns, Ramón, representou muito bem!). Um bom equipamento, agora com coração Made in China, sem deixar de ser um Cobra







Com o sucesso que a sua primeira versão fez no mundo todo , a President (divisão da Uniden) lançou o Lincoln II, voltado para o uso em 10 Metros. Com inúmeros recursos inéditos, como VOX, e CTCSS, passou por problemas nas primeiras versões, que foram prontamente corrigidas pelo Fabricante.










A Aquário entrou de cabeça com o segmento de transceptores de uso para a Faixa do Cidadão, e fez um UPDATE (não confundam com Upgrade, por favor!) em seu modelo de entrada no segmento SSB, o RP-80, com a atualização da PCB (M-8000/M8800), melhorias no AGC e obteve melhor aceitação pelo consumidor final.




NOTICIAS DO OUTRO LADO DO MUNDO - BAOFENG COMPRA TOKYO HIGH POWER LABS




Por essa, ninguém esperava... A Pofung adquire a Tokyo High-Power Labs, e com isso, avança no segmento de radiocomunicação, com a expectativa de que em breve, produzirá equipamentos de HF.
Uma ameaça de concorrência direta com as "Quatro Grandes",




JUNHO

Vazam imagens da fabricação de um transceptor Multi-Norma, que havia sido interrompido desde 2013. Entretanto, a nomenclatura do modelo em questão, não correspondia a sua versão original. Especulações surgiram, será que ele vem para o Brasil?




JULHO


Férias! Também sou ser humano, oras! Tempo pra colocar o curso em dia, praticar aquelas aulas de CW via MP3 e coisas do tipo.





AGOSTO


Para alguns, apenas um programa simples de cálculo de antenas. Mas para tantos outros, uma motivação para confeccionar sua antena, sem muito mistério. O Aplicativo, criado pelo radioamador Igor Jobim continua em constante evolução, para os mais aprofundados praticantes do Hobby e sua busca em experimentos de irradiantes de diversas configurações.







SETEMBRO




Nossa desconfiança era fidedigna, e realmente, o tal equipamento era exclusivo de relançamento...Aqui! E trouxemos com exclusividade para o Blog, quebrando a polêmica de que informação privilegiada, é para poucos (chega de mi-mi-mi).

Conhecido lá fora como Maxlog M-8900, foi lançado no Brasil pela Aquário como RP-90. Como obtivemos a informação com antecedência, confesso que foi dificil manter o sigilo por tanto tempo.

De design inovador, tamanho reduzido, com inúmeros recursos e desempenho de deixar qualquer operador exigente, surpreso.

Do tamanho de um transceptor de VHF comum, é considerado até o momento, um dos menores transceptores com SSB no segmento.

O lançamento gerou repercussão internacional no meio, como se pode constatar AQUI, AQUI e AQUI . Até então, a espera pela retomada de sua produção era esperada, o que causou um "baque" ao se constatar que seria lançado aqui no Brasil apenas.

No Brasil, quem já teve acesso ao equipamento, já demonstrou satisfação dos resultados. Mas devido aos problemas decorridos com a crise econômica por aqui, seu preço é, sem sombra de dúvidas, um dos mais altos, se comparando a transceptores tipo Exportação como o SuperStar SS158 EGTL DX.

OUTUBRO


Acabou a farra! Cessaram-se informações técnicas pertinentes a transceptores tipo Exportação. Agora, o "faça você mesmo" e "upgrade", vai por conta de conhecimento técnico, baseado em estudo. Tal atitude visa proteger e garantir a funcionalidade destes equipamentos vindos do Oriente, para sua aceitação e respeitando normas Internacionais de Uso. "Chucrute", só o que tem a disposição atual.



E a FENARCOM 2015? Com a crise econômica, foi só comentário em rodadas e encontros Dominicais de Radio aficionados, o evento também não foi realizado neste ano. Maldita Crise!


NOVEMBRO


A Assembleia Plenária da Conferência Mundial de Radiocomunicações 2015 (WRC-15), em Genebra aprovou a alocação do espectro de frequência de 5.351,5 a 5366,5 kHz ao Serviço de Radioamador em caráter secundário, com um limite de potência isotrópica de radiação (EIRP) de 15W.





DEZEMBRO


Reestruturação da Empresa? Bem provável, mas uma verdade é certa: A concorrência diante do mercado chinês no segmento de radiocomunicação é voraz,e a americana Ten-Tec precisa dar um passo adiante para não perder terreno para as "grandes" KIAY (Kenwood, Icom, Alinco e Yaesu) e os "Grandes Tigres Asiáticos"










Os Russos estão chegando... Aliás, nunca saíram,mas agora, entram no segmento de produção de transceptores, e não economizaram em tecnologia e recursos. Um Exemplo é o SunSDR MB1, da Expert Electronics, primeiro transceptor de Alta Performance SDR no mundo. Um verdadeiro Centro de Comunicação Multimídia, para uso fixo e em Concursos. Animal!

Com isso, resta um reação e uma resposta das Grandes fabricantes, que com certeza, postergaram seus lançamentos para o próximo ano.




Bom, para 2015, foi tudo isso e mais um pouco. Agradecemos a todos pela preferência em acompanhar as postagens, as publicações, expor suas dúvidas e dentro do possível, e tê-las solucionadas por aqui... Desejo a todos um Bom Natal, e um excelente Ano Novo!

E é claro, 73 a todos!

2 comentários:

  1. show de bola !! estou iniciando nessa mundo e cada vez mais, deslumbrado. Esperando a próxima matéria(post) sua.
    Thomaz Junior
    Baofeng UV-5R
    Fortaleza-CE

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Thomaz, agradecemos a sua visita no Blog.
    Continue nos acompanhando, sempre temos novidades por aqui. 73's

    ResponderExcluir

Comentários sempre serão Bem-Vindos, entretanto, todos passam por um criterio de conduta. Assim sendo, seja racional ao efetuar comentários, e de preferência, deixe o seu nome e prefixo (caso possua)

Flag Counter