.quickedit{ display:none;visibility:hidden;}

Translate

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

IMPRESSÕES - PTT BLUETOOTH HEADSET (NF-688D e P730) - NANFONE












Buenas!


Em uma geração onde, baseado em uma analogia de que o ser humano deve cortar o "cordão umbilical", tal pensamento pode - e deve - ser aplicado em inúmeros segmentos, seja através de conceitos, costumes, tabus. O conceito de Radiocomunicação, dentro de seu aspecto de usabilidade, e desde a sua concepção, nos ensina que, se faz necessário quatro fatores fundamentais de interligação para que seja reconhecido o conceito de Estação: Um Transceptor (equipamento capaz de transmitir e receber sinais), uma fonte de energia para que forneça suporte para seu funcionamento, a linha de condução do Sinal, e por fim, o elemento de irradiação do sinal emanado/recebido.

Este conceito é a base de consideração das inúmeras estações de Radioamador, Broadcasting e Serviços de Telefonia e Dados existentes no mundo, e fal fato é inerente, dentro do mínimo conhecimento geral. E como tal, essa interligação, se faz de forma física, com o auxilio de linhas de condução metálicas, ou seja, os fios. 


Bem, levando em consideração todos esses fatores, e a limitação que esses "condutores" estão atrelados em nossas vidas, nos mantendo cerceados diante dessas pequenas barreiras, com o avanço do conhecimento e de novas tecnologias agregadas, essas limitações vão sendo eliminadas de forma gradual. Temos acesso a recursos e liberdade de movimentos, acondicionados à palma da mão. Onde antes se fazia necessário o uso do telefone limitado a um local estratégico em nossas residências, hoje é graças a tecnologia celular e de onde as de rádio, nos comunicarmos em qualquer lugar, dentro dos limites do conhecimento humano. As mensagens não ficam mais acondicionadas a telegramas, ou ao e-mail em nosso PC, sendo expandidos para equipamentos portáteis, como os Tablets e Smarphones, que agregam a tudo.

Fontes de energia são armazenadas em pequenos invóucros, com autonomia de energia ampliado, e muitas vezes, podem ser recarregados com o simples ato de aproxima-los de uma pequena superfície, que irá garantir o suprimento de energia. Antenas foram miniaturizadas, e quando não for o suficiente, Estações Rádio-Base fazem o papel de "ponte" de interligação do sinais, permitindo estabelecer o contato ponto-a-ponto.

Transceptores, a cada dia, vão reduzindo seu tamanho, extinguindo os desajeitados, pesados e obsoletos equipamentos de outrora... Enfim, o admirável Mundo Novo está aí para isso, fascinar a quem convive sobre ele.



Mas... Se tudo foi sublimizado, facilitado, reduzido, faltaria algo a ser criado, inventado?

A resposta é não... vivemos em contante mutação de intelecto, muitas coisas podem ser criadas e produzidas, se não fosse pela limitação à vida, seriamos infinitos nessa constante mutação.

Metódico o texto, não é? Bem... mas vamos resumir tudo isso, com a apresentação de mais um Gadget para Radiocomunicação, e nessa postagem, fizemos alguns testes de impressão, funcionalidade e usabilidade de um Microfone/Fone de ouvido com função PTT, para uso em Handheld Transcrevers - ou HT's - da fabricante chinesa Nanfone, o NF-688D e o Handsfree 730P.






O acessório constitui de duas partes distintas - uma, é a Unidade de Comutação TX/RX  NF-688D, que vai conectada aos Jacks de entrada do Microfone e Alto Falantes, normalmente localizados na lateral da maioria dos TH's disponíveis no Mercado. A outra unidade - a 730P -  constitui o Hands-Free, que permite o uso do microfone/Fone de ouvido e a função PTT ao transceptor.



Ambos operam na frequência de 2.4GHz, com Tecnologia Bluetooth, permitindo ao usuário, eliminar uma das etapas do conceito Estação comutada através de linha de condução. Em suma, um PTT e Speaker wireless.



Seu tamanho é relativamente pequeno e compacto, e é discreto quando em uso. O acabamento é bom, nos passou a boa impressão de qualidade na confecção, não aparente ser mais um apetrecho de durabilidade limitada.



Na unidade conectada ao HT, possui a pinagem de conexão padrão Kenwood, mas isso não significa que irá se encaixar com precisão somente nesses equipamentos. Como me referi no texto anterior, por ser de fabricação chinesa, é salutar informar que ele irá funcionar com mais eficácia em equipamentos da mesma origem, de fabricantes da mesma nacionalidade - leia-se Pofung, Quansheng, Leixen, TYT, e por aí se estende. Possui apenas um botão, que possu a função de ligar a unidade, que se segue com o acionamento do LED de indicação de funcionamento, que passa a piscar em busca da unidade TX/RX/PTT, para o respectivo pareamento.


O acessório funciona através de energia própria, ou seja, é necessário que esteja com carga para ter seu funcionamento eficiente. Entretanto, não existe mais nenhuma conexão para tal, nenhuma entrada Mini-USB. Onde afinal, esse treco carrega?



Por isso, meus amigos afoitos, existe o Manual de Instruções, para orientar o usuário menos atento: o acessório é carregado através de um dos plus de conexão ao HT - e só então, é que se pode carregar o acessório.


O tempo de carga varia, entre 1:30 horas a 2:30 horas (para a unidade 688D) para uma carga completa, proporcionando uma autonomia de 35 Horas (em Standby). Já a unidade Handsfree 730P, o tempo de carga é menor em média 30 minutos, assim como sua autonomia (8 horas em Standby, 2 horas em uso alternado).

E por falar na unidade Handsfree, essa sim, possui uma entrada Mini USB, que permite o uso do mesmo Carregador DC, que acompanha o produto, ou qualquer outra fonte de alimentação - até mesmo um singelo carregador de Smartphone. O consumo é relativo ao tempo de carga, com uma autonomia média de 30 minutos a uma hora de uso em ritmo contínuo, respectivamente.








Na unidade que vai ao ouvido (730P), possui boa ergonomia ao pavilhão auditivo, podendo ser usado em qualquer um dos lados. Pequeno e discreto, se assemelha aos Fones Bluetooth usados para telefones Celulares, que possuem essa tecnologia. Aliás, uma boa e uma má notícia: SIM, o acessório pode ser usado como um handsfree para o celular, mas só quando a unidade NF688D estiver desligada.  A má noticia, é que não é compatível para alguns aplicativos que usam o recurso PTT no Android ou IOS, como o Zello, por exemplo. Efetuei o teste, e é necessário ativar o TX no aparelho, e pressionar a tecla PTT no Handsfree. Só que com isso, ativa também a opção de pesquisa por voz do Google, o que obriga o usuário a abrir a tela de segundo plano para voltar ao Zello (nem mesmo desativando o recurso nas configurações do Smartphone, se tem acesso correto ao PTT). Por conta disso, não indico o Gadget para esse propósito, melhor procurar um compatível para tanto.





A unidade Handsfree possui duas teclas de toque - uma, na parte frontal, para aumentar e diminuir o volume do Alto Falante, e outra, na lateral esquerda, para acionar o PTT - e uma chave seletora, para ligar/desligar o acessório. As teclas possuem função unica, não sendo possível efetuar a configuração de uso delas, como ocorre em alguns fones de ouvido Bluettoth. Ou seja, esse botão PTT deveria estar em um local mais acessível, como na parte frontal, onde se encontra o botão de ajuste de Volume. Pequena falha de projeto, ao meu ver, que talvez seja corrigida em alguma atualização. Mas por outro lado, se pensarmos mais racionalmente, até pode ser proposital, caso o usuário durma com o Gadget ao ouvido e incline a cabeça para o lado onde se encontra o acessório, ocasionando, na pior das hipóteses, seu acionamento e permitindo ao espectador/ouvinte, uma sessão de tenebrosos e ensurdecedores roncos. Nem quero imaginar...



Outro detalhe, que não pode ser desprezado... O acessório não permite o uso em conjunto com a opção VOX ativa em alguns modelos de Transceptores de Mão disponíveis - ou seja, se o usuário quer falar, vai precisar levar a mão até a tecla PTT do acessório. Uma funcionalidade que viria bem a calhar, principalmente para uso desportivo de contatos inerentes, onde não se pode perder o acesso das mãos em casos como o uso em motos ou bikes, por exemplo, em que o uso das duas mãos é imprescindível.



DESEMPENHO e FUNCIONALIDADE


Ao usar o conjunto NF-688D e 730P da Nanfone conectado a um Baofeng UV-6R, pudemos notar algumas características muito interessantes. Em primeiro lugar, a qualidade da Recepção - o som não "explode" em nosso ouvido, o que a principio cria essa impressão. É suave, ligeiramente metalizado, bastante nítido e em um nível confortável de se ouvir. Ao final da recepção, entretanto, percebi um leve som espremido, que pude identificar como sendo o corte da comutação do RX, mas nada se seja assustador ou desagradável.




A qualidade de áudio em TX, é absurdamente incrível - a sensibilidade é grande, realça a voz ao transmitir, possui brilho e clareza para quem ouve, quase que num estúdio. Um sussurro já é o suficiente, e seu circuito aparenta possuir supressor de ruídos proximos. Não é preciso gritar feito um maluco retardado para ser ouvido. Para ouvidos mais atentos, possui um leve Talkback no fone, e também nada que venha desabonar o acessório.




A distância média aceitável para operar o acessório é de no máximo, 10 metros, sem barreiras dentro dos padrões que o sistema Bluetooth V3.0 permite, e conforme o que descreve o Manual do Usuário, bilíngue (inglês e Chinês). Nos testes, a qualidade ficou limitada a 8 Metros, e com os 10 metros que o fabricante sugere, a qualidade e conectividade despenca. Mas, o propósito do acessório não é bem esse, e sim, permitir que se opere o HT na cintura ou em uma condição de portabilidade aceitável, sem a presença de um cabo espiralado balançando ao corpo do usuário.




CONCLUSÃO

O acessório cumpre muito bem o seu papel, é útil e com certeza, não irá se juntar aos seus Handsfree que ficam esquecidos na gavetinha de bagunças e tralhas de sua mesa de trabalho. Resume perfeitamente ao conceito de liberdade de movimentos, dentro das condições coerentes. Sua operação é divertida e confortável.



PÓS

  • liberdade de movimento, liberando o uso das mãos em algumas aplicares gerais;
  • Boa autonomia de bateria;
  • Qualidade de áudio de TX, RX;
  • Ergonomia agradável;
  • Design discreto.

CONTRAS

  • Posição do botão PTT poderia ser melhor;
  • Sem suporte a recursos como VOX e em aplicativos como ZELLO.


ONDE COMPRAR

Até o momento, somente um vendedor do Ebay possui para venda. No Site do Fabricante, não existe referencias do produto (como sempre, alguns acessórios legais da China não possuem nenhuma referencia ou continuidade de fabricação, ou simplesmente se escondem do mundo... Lamentável).

Em compensação, é bem provável que se consiga algo a respeito nesse Site. Convém orientar: não sou revendedor do produto, cabe a cada um fazer uma consulta e ver os resultados.

AGRADECIMENTOS

Ao grande amigo e irmão Gerson Casitas (PY2PWR), sempre antenado com as novidades do segmento, e que colabora constantemente com o Blog.


ESPECIFICAÇÕES:

Tipo:                                               Módulo Base transceptor Bluetooth v.3.0 Classe 2
Modelo:                                          688P
Frequencia de Operação:              2.4 GHz
Voltagem:                                      5VDC
Alcance de Operação:                   Aprox. 10 Metros
Tempo de Carga:                           De 90 a 150 minutos
Modo Standby:                              Aprox. 100 Horas
Protocolos Suportados:                 HFP1.5, A2DP, AVRCP
Autonomia de uso:                        De 7-8 Horas
Dimensões (LxWxH):                   43x22x19 mm



Tipo:                                               Módulo Handsfree Bluetooth V.3.0 Classe 2
Modelo:                                          730P
Frequencia de Operação:             2.4 GHz
Voltagem:                                      5VDC
Alcance de Operação:                   Aprox. 10 Metros
Tempo de Carga:                           De 90 a 150 Minutos
Modo Standby:                             Aprox. 90 Horas
Autonomia de Uso:                        Aprox. 5 Horas
Dimensões (LxWxH):                    49x14x9mm
Peso:                                               7g

Fabricante:                                      Nanfone®





73 a todos, e até o próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários sempre serão Bem-Vindos, entretanto, todos passam por um criterio de conduta. Assim sendo, seja racional ao efetuar comentários, e de preferência, deixe o seu nome e prefixo (caso possua)

Flag Counter